Hambúguer de tofu e quinoa

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Esses dias a Inês, uma leitora do blog reclamou comigo que eu não estava mais postando tantas receitas “light” aqui, e me pediu que colocasse mais receitas do gênero. E ela tem razão, acho que um pouco mais de receitas light por aqui farão bem a todos nós, então resolvi atender o pedido da Inês e como hoje é segunda-feira, achei o dia perfeito para começar. Aqui nós consumimos bastante tofu, e fazia muito tempo que eu queria tentar fazer hambúrguer de tofu com quinoa. Procurei nos meus livros, revistas e internet e nada de achar uma receita que me agradasse, então tive que me virar sozinha mesmo e como eu amo cozinhar assim intuitivamente fui fazendo minha alquimia e colocando na tigela os ingredientes escolhidos, bastante tempero, uma boa mexida, assadeira, forno e prato! Ficou uma delícia gente, sério mesmo! O resultado foi surpreendente porque depois de assado o hambúrguer ganhou mais consistência e ficou bem saboroso, picante na medida ideal, e quase nem percebemos a quinoa. Para acompanhar eu fiz abobrinha em cubos bem pequenos refogada com milho, de uma simplicidade deliciosa! Essa receita é uma prova de que a vida light pode sim ser surpreendente. Aqui em casa foi sucesso total, então se você curte uma comidinha assim mais leve, mais “natureba” testa e depois me conta ok?
 
Hambúrguer de Tofu e Quinoa
(rende 4 unidades)
 
Ingredientes:
400g de tofu drenado
1/2 xícara de quinoa em grãos
3 xícaras de água quente
3 colheres de sopa bem cheias de farinha de pão
2 cogumelos shiitake bem picadinhos
1 colher de sopa de molho shoyu
1 pitada de lemon pepper
1 pitada de pimenta calabresa 
1 colher de sopa de gergelim preto
algumas gotas de tabasco (usei chiplote)
1 fio de azeite
sal a gosto
 
Modo de Preparo: Cozinhe a quinoa na água quente com sal e em fogo baixo até o grão amolecer (aproximadamente 20 minutos). Numa tigela amasse o tofu com um garfo até formar uma pasta. Junte a quinoa cozida e escorrida (no caso de sobrar água na panela) e misture bem. Acrescente o shiitake picado, a farinha de pão e todos os temperos. Misture até ficar homogêneo. Unte uma assadeira com 1 fio de óleo vegetal e acomode porções da massa, moldando os hambúrgueres já na assadeira com as costas de uma colher (faça bolas grandes e achate, depois ajeite as bordas). Leve para assar em forno médio (200º) por 30 minutos, ou até perceber que a superfície está douradinha. Sirva com pão de hambúrguer ou com legumes. 
 
Bom Apetite!
 
 
Fabiana Pinfildi
 

10 Comentários para “Hambúguer de tofu e quinoa

  1. Oi Fabi! Tb adoro essas receitas mais levinhas…sou bem natureba tb!!! rsrsr
    Não tenho costume de comer tofu…talvez eu coloque ricota prá ver o que dá…rsrrsr
    Bjo,bjo.

  2. Fabi, sabe que eu nunca comi tofu que não fosse em quadradinho com shoyo? Preciso tentar qualquer hora fazer outros pratos, esse seu hamburguer seria uma ótima pedida!
    =)
    Bjs

  3. Clarice, acho que você não reparou, a quantidade está na lista dos ingredientes: são 3 colheres de sopa.

    Cae, adoro tofu porque tem sabor suave e é muito versátil, faço diversas receitas com ele.

    Beijos,
    Fabi

  4. Hummmmm que diferente, adorei…vou fazer aqui pois adoro tofu e quinua e essa receita junta os dois, seus hamburgueres estão muito apetitosos!
    Bjuss!!!

  5. Clarice, pode ter acontecido uma das duas situações abaixo:
    1) ou você não escorreu o tofu direito – ele deve ficar bem seco;
    2) você pode ter colocado menos farinha de pão.

    Além disso ainda poderia ter sido o tempo de forno, porque o meu quando assei ele firmou bem.

    Beijos,
    Fabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *