Feijão Branco Caprichado

terça-feira, 17 de maio de 2011

Se tem uma refeição que eu não dispenso é um bom prato de arroz com feijão. Vocês se lembram do PF do Figos & Funghis né? Então, esse prato aqui está lembrando bastante aquele, mas com a diferença que este aqui tem um feijão branco bem caprichado para acompanhar, as carnes vão dentro do feijão, cozinham com ele e agregam ainda mais sabor ao prato. É quase um “cassoulet” – que é uma especialidade gastronômica francesa feita originalmente à base de feijão seco e diversos tipos de carne (ganso, pato, porco e as vezes cordeiro) cozida em fogo baixo por algumas horas em uma caçarola de barro, daí vem o nome Cassoulet -, minha mãe faz muito uma receita que chamamos de “cassoulet da Letícia” – não usamos ganso, pato ou cordeiro, apenas carne bovina, linguiça e as vezes frango – e foi com esse prato que eu me tornei uma grande apreciadora do feijão branco. Dessa vez quis deixá-lo mais light, usei apenas 2 tipos de carne então nem vou chamá-lo de cassoulet. O que importa mesmo é que fica uma delícia, e é perfeito para esses dias frios que pairam aqui por SP. Aquece, conforta e agrada o estômago. Não lhe parece convidativo?
 
Feijão Branco 
(para 4 pessoas)
 
Ingredientes:
2 xícaras de feijão branco
500g de coxão mole cortado em cubos
200g de linguiça fina defumada
2 dentes de alho amassados
2 folhas de louro
1 pitada de páprica picante (opcional)
pimenta moída a gosto
sal a gosto
1 fio de óleo de girassol ou canola
 
Modo de Preparo: Deixe o feijão de molho em água por algumas horas. Numa panela de pressão refogue o alho no óleo de girassol e acrescente a carne e a linguiça. Frite por alguns minutos e junte o feijão escorrido, cubra com água até passar 4 dedos dos feijões e some os temperos (louro, páprica, pimenta e sal). Tampe a panela e cozinhe por 30 minutos depois de pegar pressão. Depois desse tempo aguarde que a pressão saia e abra a panela. Se necessário acrescente mais água. Cozinhe agora em fogo baixo e com a panela destampada até engrossar o caldo do feijão, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Quando o caldo estiver a seu gosto está pronto. Sirva com arroz e couve refogadinha em cebola, alho e sal.
 
Dica: Eu gosto de temperar meu feijão antes de fechar a panela e não depois que ele já está cozido. Fazendo assim eu acho que o feijão fica mais saboroso, com mais tempero. Se você preferir temperar o feijão depois de cozido siga as instruções da receita de feijão do PF, clicando AQUI 
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

8 Comentários para “Feijão Branco Caprichado

  1. Fabi,
    Que delícia! Feijão branco é o meu favorito! Aqui em casa fazemos com linguiça ou com lombo defumado e às vezes puro mesmo, sem carne mas bem temperadinho. Adoro de todos os jeitos.
    bjs

  2. Fabi eu adoro feijão branco também, quando tem aqui em casa é só elogios, mas nunca coloquei carnes nele.Com certeza vou fazer sua receita na próxima.Ksss

  3. Fabi, eu simplesmente AMO arroz com feijão, com todo e qualquer tipo de feijão. E eu sempre acho que o PF é a melhor comida do mundo.
    O meu feijão branço faco quase como o seu, mas faço com costelinha suina salgada e a acrescento bacon, ai chamo de feijoadinha de feijão branco. Fica muito bom tb.
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *