Doce de Leite Caseiro – e sem atalhos

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pois é gente, sei que hoje é segunda-feira e que sendo o primeiro dia da semana muitos se prometem fazer dieta, mas eu precisava vir aqui mostrar pra vocês o que eu andei fazendo no meu final de semana….doce de leite! Isso mesmo, doce de leite caseirão, começando do zero com leite de vaca e açúcar, mexendo por horas até que a mágica acontecesse, e acontece mesmo viu? Demora, ah se demora, no meu caso foram 3 horas de fogão, não, você não leu errado, foram 3 horas mesmo! Eu precisava passar por esta experiência para me sentir assim, digamos, uma cozinheira de verdade. Foi o meu primeiro doce de leite feito em casa, por mim mesma e sem nenhum atalho, nenhunzinho, juro! Nada de cozinhar leite condensado industrializado, foi na raça mesmo, e olha, vou admitir que demora sim, cansa o braço sim, acaba com a lombar sim, chega uma hora que você pensa em desistir porque o dito cujo não dá nem sinal de engrossar e você pensa: isso nunca vai virar doce de leite, mas eu tive perseverança e decidi ficar ali pra ver até onde “ele” – o doce – ia me desafiar, e depois de alguma agonia ele finalmente se rendeu e se transformou num delicioso, cremoso, perfumado e incrível doce de leite caseiro que vai durar vários dias na minha geladeira. Mas ó, apesar do sofrimento compensar pelo resultado final eu não tenho toda essa paciência não gente, agora já posso dizer que já fiz, que deu certo, que é verdade a estória que o leite + açúcar vira doce de leite, mas na boa, acho que vou repetir a peripécia uma vez ao ano e olhe lá, é muito cansativo! Tudo bem que quando eu coloco uma colherada na boca mudo de idéia, mas….bom, vamos “desvendar” o mistério do doce de leite então. Eu segui uma receita do site Panelinha, mas lá eles dizem que o doce de leite estará pronto em aproximadamente 1 hora, o meu ficou em 3, então depois da primeira hora eu fui no meu feeling mesmo, acabei acrescentando coco fresco ralado na hora bem no finalzinho e acrescentei um cravo apenas, para perfumar.
Doce de Leite Caseiro
(rende 300g aproximadamente)
 
Ingredientes:
4 xícaras de chá de leite integral
2 xícaras de chá de açúcar (usei baunilhado, mas pode ser comum)
1/2 xícara de chá de coco fresco ralado
1 cravo da índia
 
Modo de Preparo: Numa panela de bordas altas e de preferência de ferro, junte o leite e o açúcar e leve ao fogo alto até perceber que vai começar a ferver. Reduza o fogo para o mínimo e mexa sem parar por 1 hora sem deixar ferver. Depois da primeira hora e mantendo o doce ainda no fogo mais baixo possível você pode parar de mexer por alguns minutos. Continue mexendo em fogo baixo até o doce escurecer e atingir a cor e consistência desejada. No final acrescente o coco fresco ralado e o cravo. Misture bem e depois de 3 minutos retire o cravo. Desligue o fogo, deixe esfriar e guarde o doce de leite em pote de vidro esterilizado em água fervente. Leve à geladeira por no mínimo 4 horas antes de consumir. O doce dura até 10 dias em geladeira.
Eu gosto do meu doce de leite bem clarinho e mais cremoso do que muito pastoso, então em 3 horas ele estava como eu queria, mas se você gosta dele mais escuro deixe mais tempo (sabe-se Deus lá quanto), até dar o ponto.
(logo que foi para a panela)
(na primeira hora estava ficando parecido com leite condensado)
(na 2ª hora estava como leite condensado mesmo, mesma cor e consistência)
(ao final da 3ª hora ele estava bem encorpado e de cor caramelo clara)
Hoje pela manhã ele estava assim, um pouco mais escuro e mais endurecido, por isso eu achei que o tempo de geladeira é que conferiu ao doce a consistência correta, pois quando estava na panela ele ainda estava bem mais líquido, mas aí eu colocava numa colher e deixava esfriando sobre a pia para testar o ponto e percebi que quando esfriava ficava mais duro. Assim consegui ir testando e cheguei no ponto que eu desejava. Não ficou lindo?!
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

26 Comentários para “Doce de Leite Caseiro – e sem atalhos

  1. Ficou bonito Fabi! Huuummm… Adoro doce de leite mas também nunca fiz em casa, com exceção do doce de leite de cabra. O que queria fazer mesmo é aquele de corte, que fica em quadradinhos… Um dia desses me animo!
    bjs

  2. Ficou muito lindo! Imagino o cheiro do doce de leite entrando pela casa hummmmm
    O seu post me fez lembrar da vez que fiz capeletti feito em casa…deu um trabalhão tão grande que eu pensei a mesma coisa: agora que eu fiz uma vez, na próxima posso comprar que dá menos trabalho.

  3. ficou belíssimo. mas também, depois dessa trabalheira toda, tinha que ficar lindo! posso ir aí experimentar???

    (é, ficar uma hora mexendo o doce no fogo é coisa de campeão pra mim, que sou muy preguiçosa. :D)

  4. Nossa Fabi! As fotos estão de dar água na boca.
    Deve estar delicioso mesmo, mas não sei se eu teria tanta paciência…rs. Parabéns pela persistência!!!

  5. Fani quando eu crescer quero ser igualzinha você!! kkkkkkkkkk
    Dá muito trabalho!!! rsrsrs não tenho toda essa paciencia não.. e oulha que estou com 2 litros de leite de vaca urinhos lá no meu congelador esperando um destino rsrsr

  6. Fabi, fiz uma vez doce de leite caseiro, há muuuito tempo. Depois disso nunca mais! Ficou muito superior a qualquer industrializado, mas essa demora desanima. Se fizesse num tachão, com 20 litros de leite, talvez compensaria o esforço.
    Parabéns pela persistência!
    beijos

  7. OIII, sempre venho ti ver,gosto das suas receitas,simples,facéis,descomplicatas…parabéns.Minha vó fazia muito doce de leite no fogão a lenha,inverno e verão,sabe o segredo dela para não ficar assim três horas mexendo, quando o leite fervia ela colocava um pires(na epoca chamava assim)agora chama prato de bolo,rsrsrs, virado de bunda pra cima no fundo da panela,e mexia só de veiz em quando,só que o doce feito assim não fica lisinho,fica cheio de grumos uma delicia.Uma vez mexi o doce pra ela a tarde toda,lembro bem, uma tarde de verão ao redor do fogão a lenha,aff, e ficou lisinho,lisinho,delicia. Aquele doce durou só uns três dias,rsrsrs.Um grande abraço de dois braços e com duas vorta e meia.Jana.

  8. A cozinha muitas vezes testa a nossa paciência. Esse teste, pelo jeito, valeu a pena fazer. Um dia, quem sabe, encaro essa receita.
    Valeu a dica Fabiana, abraços!

  9. Fabi,
    Essa ultima foto, está de matar……
    Me lembro que a minha mãe fazia um doce de leite em ponto de corte, a ultilizando os mesmos ingredientes.
    mas ela ficava tanto tempo no fogão….
    Mas vale a pena, não é mesmo?
    adorei
    beijos e uma ótima semana

  10. Fico feliz que tenham gostado do doce de leite, ufa, assim minhas horas de fogão não terão sido em vão…hahahah

    Mas falando sério, vale muito a pena sim, pelo menos pra poder comprovar que dá certo, porque até eu mesma duvidava.

    Jana, ele fica bem lisinho mesmo porque eu não deixei ferver, quando deixa ferver ele forma grumos sim. O da minha avó ela faz bem grosso e cheio de grumos porque ela prefere desse jeito, já eu sou da turma do "liso".

    Beijos,
    Fabi

  11. Lindo!
    Mas a verdade é que… haja paciência para tanta hora!
    Eu estou tentada a fazer doce de leite na Bimby, assim não tenho que mexer as três horas.
    Bjs, e gostei muito do teu blog.

  12. Eu adorei essa receita! vou tntar fazer, tomare que nao demore muito, pois o fogao daki de casa é de folgo altissimo vamos ver! direi coomo ficou!

  13. f abiana o seu doce ficou muito bonito, eu estou com 12 litros de leite caipira puro de vaca parafazer doce de leite voce pode me dizer qual a quantidade de açucar e de aguaque eu coloco e quero que ele fique duro entendeu ?? sera que vai demorar e qual no dia escreveu:

    fabiana comentario esta no lugar do nome

    • Olha Anthonio, no doce de leite não vai água não, é só mesmo leite e açúcar. Demorar demora sim, principalmente com 12 litros de leite. Para saber a proporção de leite/açúcar basta você multiplicar a quantidade de açúcar que eu usei nesta receita para a quantidade que você tem aí, ou seja, 12 litros.
      Pra ele ficar duro você tem que cozinhar ainda mais tempo, e depois de cozido colocá-lo sobre uma bancada de pedra fria e deixar secar para depois cortar.
      Abs.

  14. Ficou tão lindo de dar inveja (da branca, é claro!)
    Fiz o doce de leite ontem, coloquei uma pitada de bicarbonato de sódio, como já havia visto em algumas receitas.
    Ocorre que ele não ficou assim lisinho e com cara de “doce de leite profissional” como o seu. Ele ficou com umas pelotinhas.
    Por que será que isso acontece?

    • Oi Bruna! O bicarbonato eu não coloco porque ele escurece o doce de leite, aí fica do tipo do doce de leite argentino, sabe? Eu gosto mais dos clarinhos que lembram minha infância…hahahah
      Olha, pra ele ficar lisinho assim o único segredo é a paciência, pois vc precisa ficar mexendo com a colher em movimentos circulares e lentos em fogo mínimo por aproximadamente 1 hora (não pode deixar borbulhar) – sim, é isso mesmo: UMA HORA! Não é lá muito prático, mas o resultado super compensa! As pelotinhas provavelmente se formaram por que o fogo estava mais forte do que o ideal. Se você for tentar de novo volta aqui pra me contar tá?
      Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *