Arroz Integral com Amêndoas

quinta-feira, 05 de maio de 2011

Aqui em casa nós amamos arroz, de todos os tipos. Esse ingrediente presente diariamente na mesa da maioria dos brasileiros está na minha também! Só tenho um pequeno problema: eu prefiro arroz branco e o marido prefere o arroz integral, então como não sou boba logo arrumei um jeito de agradá-lo e me fazer feliz ao mesmo tempo. O segredo é diversificar, testar ingredientes e temperos diferentes porque na minha opinião arroz integral feito da forma tradicional é muito sem graça. Outro segredo é deixar ele mais durinho, com os grãos mais inteiros, sem cozinhar demais e deixar o arroz virar uma “pipoca”. Pra mim arroz tem que ser durinho, sempre!
Outra coisa, eu não costumo usar caldos para fazer arroz, mas no caso do arroz integral acho indispensável usar um caldinho de galinha ou frango, fica muito saboroso, combina com o arroz com amêndoas. Bom, aqui não há mistério gente, basta você fazer um belo refogado de cebola e alho picados no óleo vegetal da sua preferência (eu uso de girassol ou canola) e um tanto de amêndoas sem pele (usei inteiras, mas pode ser picada ou em lâminas) até as amêndoas começarem a dourar. Depois frite o arroz integral crú nesse tempero até perceber que ele está querendo começar a grudar na panela, mexendo sempre pra não deixar queimar. Depois você acrescenta o dobro de xícara de água e junta 1 saquinho de caldo de frango (usei Sazon). Cozinhe em fogo médio com a panela semi tampada até a água do arroz secar. Se achar que está duro ainda coloque mais um pouquinho de água, tampe a panela e termine o cozimento em fogo baixo. Está pronto!
 
 
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

19 Comentários para “Arroz Integral com Amêndoas

  1. Hummmm!!!! Que chique hein!!! Tô aprendendo um montão de coisas prá servir assim q tiver uma sala de jantar legal!!!! Mais 2 meses e ficará pronta!!!! Obrigada pelas ótimas dicas… e com as dicas de "recebendo com capricho" e do livro "cozinhando para amigos" (dica by figos e funghis) acho que posso ser um pouquinho mais talentosa no fogão e tb na arte de receber pessoas queridas!!!! Parabéns!!!!

  2. Sou da turma do arroz integral mas gosto dele um pouquinho mais aberto e nunca uso caldo, simplesmente porque não gosto. Isso vai do gosto pessoal de cada um, né? ;)

  3. flor amei …mesmo ..adoro essa combinação do arroz integral e as amendoas
    bjocas
    fiz um fraquinho tudinho de bom
    bjus

  4. Eu prefiro arroz integral, e gosto dele "pipoquinha". Gostei da dica da amêndoa, vou testar, também coloco um pouco de noz-moscada, fica bom.
    beijos

  5. Obrigada Carol! Muito bom saber que você está aproveitando as dicas.

    Meninas, estão vendo como arroz é questão de gosto? Umas gostam mais durinho, outras mais "pipoquinha", algumas curtem o caldo de frango, outras não…hahaha. É por isso que a cozinha é sempre um aprendizado muito envolvente!

    Beijos,
    Fabi

  6. Pingback: Blondie de chocolate branco com groselha | Figos & Funghis

  7. Eu também faço do mesmo jeito – cozido al dente. Não gosto de arroz com o grão abertão… Um horror!! Quanto a amêndoa, amei! Faço um parecido, mas frito na manteiga, com castanha de caju e cenoura ralada. Um delícia!!

    • Eu também gosto de usar muita manteiga Noemia, só é pena que engorde né? Então muitas vezes eu substituo por azeite ou óleo de canola, mas também fica ótimo. Gostei da sugestão de castanha de caju e cenoura :)

  8. Fabi, adoroo seu blog!! confesso que aprendi a gostar de arroz integral por conta da tão “adorada” dieta! esses dias tava lendo algum outro blog (pra ver pq quando eu fazia arroz integral ele ficava tao duro) e lá dizia que mt gte nao curte arroz integral pq nao sabe fazer da maneira correta! lá falavam que o arroz integral nao pode ser refogado como o arroz branco. a maneira de ser feita (como dizia o blog pelo menos) era refogar alho e cebola (e conforme sua sugestão – que eu SUPER vou testar!) a amendoa, e depois de td refogado, colocar o arroz e já a agua quente. dizem que assim o arroz fica super gostoso! ainda nao testei! mas acho que vale a dica! bjaoo

    • Oi Ana, esta dica pode ser bacana mesmo, mas na verdade eu faço sempre como o arroz branco, só que coloco um tiquinho a mais de água porque ele leva um pouco mais de tempo para cozinhar. De qualquer forma, faça mesmo este arroz com amêndoas, é divino, eu amo muito esta receitinha :)
      Beijos e obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *