Rocambole Colorido – e a massa perfeita para salgados

segunda-feira, 04 de abril de 2011

Este “Rocambole Colorido” na verdade tem outro nome na minha família, chamamos de “braço de cigano”, só que quando eu fui convidada para participar do programa Tv Culinária do canal Gazeta, me pediram para mudar o nome para algo mais simples, então o rebatizei de rocambole colorido. É a mesmíssima receita que eu fiz no programa ao vivo, só que lá eu usei presunto e azeitona que aqui foram substituídos por peito de perú e folhas espinafre. Bom, preciso dizer que esta massa fez parte da minha infância e continua fazendo parte da minha vida, minha mãe quem me ensinou a fazê-la, ela usa esta mesma massa para fazer qualquer tipo de salgado assado porque a massa fica mesmo uma perfeição gente, sem firulas. O que eu gosto nessa massa é que ela é muito simples de fazer, embora como toda boa massa precise de um tempinho de descanso (para crescer e ficar mais elástica, e logo mais macia), e depois precisa ser aberta com um rolo de macarrão, esta é a maior dificuldade da receita, se é que podemos chamar isso de dificuldade né?! Eu como não sou boba nem nada adotei esta massa de mamy em casa também, uso para fazer este rocambole que marido ama, esfihas, pãezinhos, pastéis assados, e tudo o que der vontade. E sabe o que eu acho perfeito nela? Você pode abri-la bem fina que ela dificilmente irá rasgar, não leva manteiga na massa, fica fofinha e macia, e não ressecada como muitas massas que já provei por aí. Fala se tem decepção maior do que pedir um salgado em algum lugar e ele parecer lindo, mas quando você pega  na mão logo percebe que vai virar farofa na sua boca de tão seco? Bom, com essa massa eu te garanto que isso não vai acontecer. Quer testar?
 
Rocambole Colorido 
(rende 10 pedaços médios)
 
Ingredientes:
1/3 de xícara de chá de óleo vegetal
1/2 copo de leite morno
2 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa bem cheia de margarina light
1 ovo inteiro
1 envelope (10g) de fermento biológico seco instantâneo
1/2 colher de café de sal
1/2 colher de café de açúcar
1 gema para pincelar
 
Recheio:
100g de peito de perú picado
100g de mussarela ralada grosso
1 xícara de chá de folhas de espinafre lavadas e cruas
1 cebola pequena em fatias finas
1 tomate grande sem sementes, picado
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
pimenta moída à gosto
sal à gosto
 
Modo de Preparo: Numa tigela coloque o fermento e regue com o leite morno. Mexa rapidamente com um garfo. Acrescente o óleo, o ovo inteiro e a margarina. Bata com um garfo ou batedor de arame e reserve. Enquanto isso coloque a farinha de trigo em outro recipiente com o açúcar e o sal, misture. Faça um buraco no centro e despeje ali a mistura líquida. Mexa bem com um garfo até começar a tomar consistência de massa. Nesse momento passe a massa para uma tábua enfarinhada ou bancada (o que preferir) e trabalhe a massa por alguns minutos, apenas até que ela esteja lisa e homogênea. Faça uma bola com a massa, retorne ao recipiente, polvilhe farinha por cima, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso prepare todos os ingredientes do recheio. Quando a massa estiver descansada abra com um rolo de massa em uma superfície enfarinhada até ficar na espessura desejada. Abra no formato redondo como se fosse fazer uma pizza, distribua o recheio sobre toda a massa como pizza e depois pegue em uma das bordas e comece a enrolar a massa com o recheio juntos, delicadamente e com cuidado para a massa não rasgar. Depois de enrolar a massa toda dobre as duas pontas para o recheio não escapar quando estiver no forno, pincele uma gema de ovo em toda a superfície, coloque numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido em 210º por 20 a 30 minutos, dependendo da potência do seu forno e do ponto que você gosta, eu gosto assim bem douradinha, mas ela continua macia e fofinha.
 
Olha, com essa receita até os iniciantes na cozinha vão virar quituteiros de mão cheia, digo isso porque eu não sou lá nenhuma especialista com massas mas esta eu sempre acerto. 
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

41 Comentários para “Rocambole Colorido – e a massa perfeita para salgados

  1. Fabiana, realmente esta massa tem um aspecto excelente e perfeito.
    É uma ótima receitinha para fazer um lanche com os amigos em casa, ou simplesmente para levarmos para o trabaho.
    Será que a massa dá para congelar?

  2. Magnifico Fabiana.
    Vou ficar de olho nessa receitinha maravilha. Para mim é rocambole vegetariano, com todas as cores que possamos encontrar no reino vegetal :)
    Amei verdadeiramente, sua apresentação. Digna de capa de revista!
    Beijinhos,
    Rute

  3. Oi Fabi!!
    Que maravilha de Rocambole, hein???
    Qualquer dia eu testo aqui em casa, este "Braço de Cigano"…

    Nossa, quero muito fazer!!!

  4. Olá Fabiana!

    Primeiramente quero dizer que adoro o seu blog, o qual conheci através do dia em que você apresentou essa receita no TV Culinária. Desde então, sempre que possível confiro suas dicas e receitas! Esse rocambole é maravilhoso!!!
    Na minha família também temos uma receita bem parecida, mas para dois (eu + marido) é muito grande e quando conheci a sua achei perfeita!!! E, coincidentemente, eu a fiz novamente nesse sábado e as visitas também amaram!

    Também tenho um blog de culinária e ela está postada lá, juntamente com o link para o seu blog. Eu modifiquei um pouquinho o recheio… sorry! Mas ficou muito bom ! Hummmm

    Obrigada por dividir suas delíciosas receitas com a gente!
    Beijos!

  5. Ah, que legal, adoro essas massas fáceis! Seu rocambole ficou com um super visual!

    Tem receita sua lá no EternosPrazeres, galette de cebola, super aprovada, obrigada!

  6. Eu tambem conheci seu blog atraves do dia em que você apresentou essa receita no TV Culinária e fiquei com agua na boca e testei a receita no mesmo dia. Desde então, sempre faço este rocambole eu o chamo de pão, todos que provam adoram e pedem a receita e ainda falam que a receita é minha, mas dou os devidos creditos e o end. do seu blog que é muito bacana. Já fiz este pão com recheios diversos sem recheio que ficou uma delicia e forma de pizza. Enfim está receita é tudo de bom.
    Fabi obrigada por compartilhar conosco.
    bjs
    Dri

  7. Minha nossa Fabi, acabei de ver uma receita sua lá na Renata e não resisti, tive que copiar.
    Chego aqui e esse rocambole lindo, estou salivando… a foto está de matar de vontade!
    Deve ficar muito bom mesmo, eu vi o programa naquele dia!
    Parabéns pela receita divina!
    Bjuss!!!

  8. Nossa que maravilha de receita!! Vou fazer aqui em casa com certeza!
    Fabi vc poderia postar o vídeo que vc participou no TV Culinária para quem não assistiu, queria muito ver no dia, mas estava trabalhando!
    Beijinhos!

  9. Ah, Fabi…
    Queria tanto ter visto você lá no programa…..uma pena, né?
    Na epoca, até procurei videos na internet, mas não achei nada.
    Mas ganhamos um receita coringa da mamãe, né?
    como eu sou um desastre com massas, vou levar essa com certeza.
    beijos

  10. Que delícia!!!
    Eu amo esses salgados, tipo pão recheado!
    Com certeza ele fará uma aparição aqui em casa neste fim de semana!
    Obrigada por partilhar a sua receita de família! :)
    Bjs

  11. Eu vou anotar a sua receita, faço sempre esse tipo de rocambole e variar as massas e recehios é comigo mesmo!!!bjs
    Maura

  12. Oi Fabi…quando vc contou que faria uma participação no programa fui logo te assistir, só que como aqui é uma hora de diferença acabei perdendo os ingredientes que bom que vc nos trouxe a receita…è realmente maravilhosa…

    bjim

  13. Fabi,
    Gostaria de dizer que essa massa é divina. Simplesmente desmancha na boca. Ela está no meu caderninho de melhores receitas EVER! Beijinhos e amo seu blog!

  14. Adorei ver esta receita, que há muito tempo eu procurava, pois quando era pequena minha avó sempre fazia, mas já faz muito tempo e a receita tinha ido embora, junto com ela.
    Fiquei muto feliz em encontra-la novamente.
    Muito obrigada. (já coloquei-a em meu livro de receitas)
    bjs
    Mary

    • Oi Mary, que bom! Fico feliz em te ajudar a resgatar um pouquinho esta memória gostosa :)
      Esta receita também está na minha família há muitos anos, na verdade era da minha bisavó que repassou para minha avó e assim por diante. Todas as mulheres da família sabem fazê-la, mesmo as que não são tão ligadas na cozinha.
      Beijos

  15. Nossa, que delícia…Fiz umas pequenas modificações se você não se importar…Na massa usei farinha de trigo integral e no recheio coloquei 2 ovos cozidos e picadinhos e muuuuuuito espinafre. Ficou uma delícia.
    Amo suas receitas!!!!
    Bjus

  16. Receita muuuito fácil mesmo!!!! Fiz ontem e ficou uma DELÍCIA!!!! Subistitui o espinafre por rúcula e também adicionei orégano!! Além de pincelar o pão com uma gema, polvilhei um pouco de queijo parmesão!! ÓTIMA opção para acompanhar uma saladinha!!
    Suas receitas são ótimas!!
    Bjoss

    • Andréa eu também amo esta massa e uso ela para praticamente todos os salgados assados que eu faço, é muito prática e fica suave, fofinha sem ser seca como muitas outras que já provei.
      Beijos

    • Maria das Graças, o bom desta massa é que você pode fazer diversas receitas diferentes com ela. Enroladinhos de salsicha, mini misto quente de formo, esfihas, e o que mais a sua criatividade mandar ;)
      Bjos

  17. Olá ! Sou fã de blogs culinários e foi através de “Blogs Favoritos” de um deles que cheguei aqui!! Estou passando por aqui quase que diariamente e já acrescentei à minha lista muitas receitas suas e aprendo muito com suas dicas!! Fiz umas trouxinhas de presunto com cream cheese com essa massa salgada e ficaram uma delicia!! Antes de assar, achei que tinha exagerado na ” colher cheia de margarina”, pois a massa estava muito oleosa, mas depois de assadas ficaram chocantes por fora e macias por dentro, quase que um croissant!! Obrigada por compartilhar suas receitas!! Um carinhoso abraço e muito Sucesso sempre pra você!! (^_^)/

  18. Fabi!!!
    Acabei de fazer um salgado japones, chamado kare pan.. que e o pão com recheio do curry japones…. peguei a sua receita de massa maravilhosa, so que fiz metadefarinha branca e metade integral….. alem de colocar um pouco de curry em pó na massa… que deliiiicia!!!! Sucesso!!!!!!
    Obrigada por compartilhar receitas maravilhosas, e fazer nossos dias mais felizes… hehhehe!!!!!

    • Oi Natalia, que bom que você ficou feliz :) Você fica feliz daí e eu fico feliz daqui! Pra mim o melhor retorno é isso, vocês fazerem as receitas, gostarem e virem aqui contar a experiência! Obrigada!
      Eu já fiz com metade da farinha integral também e fica ótimo mesmo, não fica nada pesada!
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *