Risotto Vegetariano de Grão-de-bico com tomate e abobrinha grelhada

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Esta receita é ideal para uma data especial como a de hoje, em que alguns cristãos preferem não ingerir carne. Trata-se de um risotto vegetariano com o que eu tinha em casa, e no final das contas saiu esta delícia aí da foto, de sabor suave e ingredientes que combinaram muito bem entre si. Além de tudo a finalização do prato com abobrinha em lâminas grelhada com azeite e sal rosa (estou viciada nele) deu ares gourmet ao risotinho, pode apostar que seus convidados vão achar que você passou horas fazendo este prato. Por ser suave ele acompanha muito bem peixes, frango ou medalhões de mignom.
 
Risotto Vegetariano de Grão-de-bico e tomate com abobrinha grelhada
(para 4 porções)
 
Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo
1 cebola grande picada
2 tomates grandes picados
1 xícara de grão-de-bico já cozido
1 abobrinha italiana média
1/2 xícara de vinho branco seco
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
tomilho seco à gosto
1,5 litro de caldo de legumes 
sal à gosto 
 
Modo de Preparo: Com uma mandolina (fatiador de legumes) fatie a abobrinha em lâminas bem finas no sentido do comprimento. Reserve. Enquanto isso comece o risotto aquecendo o caldo de legumes e refogando a cebola em 1 colher de manteiga + 1 colher de azeite até quase fritar. Aí então acrescente o arroz e em seguida o vinho branco. Mexa até o álcool evaporar e o vinho quase secar, e aí então comece a acrescentar o caldo e junte o tomate picado. Continue regando com o caldo e mexendo, sempre em fogo moderado. Quando o arroz estiver quase al dente junte o grão-de-bico e coloque as fatias de abobrinha besuntadas em azeite e polvilhadas de sal para grelhar até que estejam bem verdes. Termine o cozimento do risotto, deixando-o bem úmido e quando estiver pronto acrescente tomilho, 1 colher de manteiga e mexa delicadamente . Distribua o risotto nos pratos e sobre cada um ajeite fatias de abobrinha grelhada. Sirva com queijo ralado.
Bom apetite!
Fabiana Pinfildi

10 Comentários para “Risotto Vegetariano de Grão-de-bico com tomate e abobrinha grelhada

  1. Que versão deliciosa de Risotto Fabi, tem um aspecto bem suculento e irresistivel amiga, obrigado pela sugestão que partilhas,

    beijos e uma Santa Páscoa para voçê!!

  2. Esto sí que es lo mas rico que vi en mi vida. A veces uno entra a algunos blogs de cocina y da ganas de quedarse para siempre! Felicitaciones Fabiana querida!

  3. A foto em si ja esta um luxo, mas lendo a receita fiquei doida para experimentar. Sou fazoca de risotos e adorei a ideia pra este. Boa Pascoa Fabi! Bjo, Debora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *