Purê de Mandioca com Carne Seca

terça-feira, 05 de abril de 2011

Aí está um pratinho muito comfort food e surpreendente. Confesso que eu não sou muito fã de carne seca, raramente peço esta carne em restaurantes, talvez pelo fato de que nem sempre ela está “super mega blaster” limpa como eu gosto. Mas como o marido ama carne seca lá fui eu preparar pra ele em nome do amor né gente?! Para acompanhar resolvi fazer um purê de mandioca que eu aprendi quando ainda era criança, com uma cozinheira amiga da minha mãe, e que cozinheira! Acho que a combinação de mandioca com carne seca é mesmo infalível, e acabei descobrindo que a carne seca feita por mim eu gosto! Ufa, também, passei um tempão analisando quase com uma lupa os pedaços de carne ao desfiá-los, para ter certeza que nenhuma gordurinha sobraria. Neurótica eu? Sim, com carne eu sou mesmo, gosto delas bem limpinhas e com boa aparência, “sem detalhes” como diria meu marido. Mas olha gente, pode ir com fé nesta receita porque fica mesmo uma delícia, o segredo está no carinho, como sempre!
Purê de mandioca com carne seca acebolada
(rende 4 porções)
Ingredientes:
Para a carne seca:
400g de carne seca
2 cebolas grandes fatiadas
1 colher de sopa de óleo de girassol
1 colher de chá de manteiga sem sal
1 dente de alho bem picado
3 colheres de sopa de salsa picada
sal à gosto
Para o purê:
3 mandiocas descascadas e bem cozidas
1 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa bem cheias de requeijão (usei creme de ricota Tirolez)
1 colher de sopa de manteiga
sal à gosto
pimenta moída à gosto
Modo de Preparo: Corte a carne seca em pedaços e deixe de molho em água de um dia para o outro, trocando a água diversas vezes. No momento do preparo escorra toda a água e coloque os pedaços numa panela de pressão cobertos com água. Leve ao fogo na pressão e deixe cozinhar por 30 minutos após a panela começar a “chiar”. Enquanto isso prepare o purê amassando bem as mandiocas já cozidas e adicionando o leite, a manteiga, o requeijão (ou creme de ricota) e mexa em fogo baixo até engrossar. Aí dose a pimenta e o sal à gosto e desligue. Voltando à carne, deixe sair toda a pressão da panela e escorra. Espere esfriar e desfie a carne retirando todas as gordurinhas. Numa frigideira aqueça o óleo com a manteiga e o alho e refogue a cebola até ficar bem amolecida. Junte a carne seca desfiada e mexa por mais 3 minutos apenas. Sirva a carne seca acebolada sobre o purê de mandioca. A apresentação fica linda e o prato delicioso!
Dica: Daria pra fazer um escondidinho com esta receita, basta forrar o fundo de um refratário com a carne seca, depois cobrir com uma boa camada de purê, depois outra de queijo coalho e levar ao forno para gratinar. Também fica show!
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

19 Comentários para “Purê de Mandioca com Carne Seca

  1. Fabi,
    Aqui em casa é a mesma coisa…quase não compro carne seca…
    E só lembro dela quando faço um genérico da feijoada.
    Engraçado, que quando compro tapioca, o meu recheio preferido é carne seca com abóbora, agora falta trazer ela para a minha cozinha, num prato bem gostoso como esse que vc nos presentou.
    beijos

  2. Imagino que para quem goste de carne seca o prato seja o máximo.
    Eu não gosto mas fiquei de olho no purê, parece muito bom!

    Um beijo

  3. Mais uma delicia Fabi que vou levar para fazer pois tem um aspeto divinal..
    Olha aproveito também para lhe dizer que abri um novo blog onde publico uma receita sua e por isso queria lhe pedir que visse e se acha que posso ou se é muita ousadia, senão achar graça eu retiro com toda a compreensão.
    Me visite e deixe sua opinião sincera e veja o novo blog onde tenho a sua receita e foto (com o link claro).

    Beijos e obrigado desde já!!!

  4. Fabi eu sou igualzinha! Limpo e desfio a carne quase com lupa tbm!!kkkk
    No fim do ano passado, estava na minha sogra e fiz escondidinho de carne seca, o marido foi me ajudar limpando e desfiando a carne, de jeito menos criterioso que eu….daí eu pegava o que ele já tinha feito e fazia de novo!rsrs
    Eu já tenho fama de neurótica…nem ligo…e sou feliz assim!!rs

    Bjao Fe

  5. Oi Fabi, minha linda!
    Em casa não temos o costume de comer carne seca também, mais eu gosto hein! Em casa não faço porque meu pai detesta, kkkkkk… Ficou super lindo e mega apetitoso sem prato! Bjokas

  6. Fabi,
    Também sou assim com relação à carne seca. Só compro daquelas especiais. Geralmente, nos mercados comuns não são tão bons, mas no Mercado Municipal acho excelentes. E limpo, como você!
    E gosto muito, emprego em vários pratos. Faz um escondidinho, tem receita no Naco.
    Bjs.

  7. Olá Fabiana,
    Eu gosto muito de carne seca, mas o marido não, que pena… =((
    Aqui em casa eu faço o escondidinho de frango, acredita? pq se eu usar a carne seca o marido não come…
    Mas vou anotar a sua receita, quem sabe um dia não faço para alguma visita.
    Bjsss
    Sileni

  8. Tenho esse pequeno "probleminha" comcarnes também e principalmente com carne seca, gosto de deixar beeeeeeeeeeem limpinha, daí dá um certo trabalhinho né??? mas no final compensa horrores…rsrs

    bjim

  9. hoje vou fazer este prato pois estou morrendo de vontade !
    eu adorei a maneira que você faz e monta esta delicia bjsssssssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *