O que é o Mise en place afinal?

sexta-feira, 01 de abril de 2011

Este é o tipo de pergunta que muitos que curtem cozinhar tem vergonha de fazer. Mas não tem que ter vergonha de perguntar não, tem que ter vergonha é de fingir que sabe e não ter a humildade de perguntar. Isso sim é motivo de vergonha, afinal de contas ninguém nasceu sabendo e quanto mais perguntarmos mais vamos saber das coisas, e isso vale pra tudo na vida. Mas, o que é o mise en place?
Segundo a Wikipédia o Mise en place é um termo francês que significa literalmente “posta no lugar”. É a etapa inicial do preparo de uma receita, que consiste em separar todos os ingredientes e utensílios da receita e deixá-los como indicado na mesma, como por exemplo, lavar, descascar, cortar, fatiar, picar, triturar, medir quantidades, e depois ir colocando cada ingrediente no seu potinho para que no momento da preparação da receita você não fique atrapalhado(a) ou perdido(a) como barata tonta na sua própria cozinha. Eu adoto a técnica há tempos – minha mãe até brinca comigo que minha bancada parece a da Ana Maria Braga porque eu adoro separar tudo em potinhos brancos bonitinhos e depois deixo a louça pra ela…hahaha (mas depois que me casei a louça fica mesmo é pro marido). Olha, vou ser sincera em dizer que minha mãe realmente tem razão porque o mise en place suja mais louça sim, mas na minha opinião vale o esforço porque mesmo que você seja um exímio cozinheiro(a) se tiver o mise en place preparado sua receita será muito mais rápida, afinal de contas a organização dos ingredientes um ao lado do outro e em ordem de uso na receita facilita muito a identificação visual e o manuseio deles, assim você não precisa virar as costas para a panela pra pegar algo no armário ou na geladeira, sem contar que desanima parar no meio de uma receita para descascar e picar coisas, e nesse meio tempo você pode até perder o ponto da sua receita. Então pra mim o mise en place não é frescura de “gente metida a chef”, mas sim uma questão de organização e praticidade. Tenho certeza de que as pessoas que estão começando a se interessar pela cozinha ou que tem vontade de começar a aprender a cozinhar vão gostar muito mais da prática se já iniciarem fazendo o mise en place porque depois no momento do preparo da receita é só diversão, juntar os ingredientes na panela sem interrupções e ver o resultado acontecer, sem descascar uma cebola ou outra durante o preparo. Então fica a dica: adote o mise en place na sua cozinha e seu prazer em cozinhar vai aumentar, e muito!
 
Imagem: www.marthastewart.com
 
Fabiana Pinfildi

14 Comentários para “O que é o Mise en place afinal?

  1. Sabe que sempre uso essa técnica, principalmente quando faço doces…mas não sabia que tinha esse nome chiquééérrimooo.rsrs Por isso adoro esse blog, pois além de nos apresentar delícias ainda nos deixe sempre atualizadas…

    bjim

  2. Adorei esse post Fabi! Concordo contigo, deixar tudo medido e picadinho eh uma maravilha mesmo! Quando eu tenho tempo adoto a pratica, mas como geralmente nao tenho…rsrs
    Beijos querida!
    Debora

  3. Adorei o post e a explicação! Acho muito legal os ingredientes todos à mão na bancada dentro de potinhos! Eu sabia o significado literal de MISE EN PLACE por ter estudado um pouco de francês, mas na prática não sabia o que queria dizer. Eu sou muito desorganizada na cozinha e não é raro esquecer de colocar um ingrediente,rsrsrs!!!! Acho que dessa maneira, posso me organizar melhor! Bjs!

  4. Oi Fabi,
    Eu também adoro esse método quando entro na cozinha. É bem melhor, sim,não deixa a gente perdida.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

  5. Fabi, eu passei a adotar esse método e o meu lado virgem adorou!
    Às vezes que ia fazer algo e faltava alguma coisa no meio da receita, aff…que decepção!
    Este nome lindo, aprendi quando comecei a ler o livro 400g – Técnicas de Cozinha, que por sinal é ótimo,
    não sei se você conhece. Já tinha até me esquecido, mas é uma prática infalível, né? Adorei a postagem, bjs.

  6. Mto legal a explicação! Eu sempre achei que existem diversas "técnicas" mundo afora, que utilizamos no nosso dia a dia, mas não sabemos que possuem nomes chiques, hahaha!!!! Eu faço isso, de forma mto mais modesta, pois minha cozinha é pequena, trabalho, casa, marido, filhos…enfim, é uma correria diária. Mas não gosto de parar uma receita pra picar uma cebola, descascar um legume e tal. Deixo td prontinho, fatiadinho, e na hora do preparo, é só alegria!!! Ah, e procuro sujar pouca louça, pois eu msm terei q lavar, rsrsrs!!!! Grande abraço, e adoro seu blog, viu!

  7. Realmente é muito mais funcional, desde que comecei aplicar esse método de cozinhar, sinto ainda mais prazer de estar na cozinha.
    Bjks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *