Medalhão de Robalo com Crosta de Sementes e Grãos da Chef Morena Leite

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Esta semana tive o imenso prazer de participar de um evento delicioso promovido pela PepsiCo e Elma Chips no restaurante Capim Santo, da talentosa chef Morena Leite. Chegando lá todos nós tínhamos uma bancada de trabalho individual montada com todos os utensílios e ingredientes que precisaríamos (inclusive cooktops) para preparar a receita ao mesmo tempo em que a chef nos ensinada o prato. Foi divertidíssimo! As fotos do evento ainda não foram liberadas, mas enquanto não mostro todos os detalhes pra vocês deixo a receita do prato que preparamos que eu amei de paixão! Uma nova forma de preparar peixe em casa, fazendo medalhões com o peixe processado, uma maravilha da cozinha moderna que além de lindo é super nutritivo, saudável e facílimo de fazer! A melhor parte é que se você tiver um processador em casa pode “jogar” o peixe temperado dentro e em instantes o seu medalhão estará pronto, mas se não tiver dá pra fazer também, picando o peixe em cubinhos minúsculos com uma faca bem afiada até quase se tornar uma carninha moída. Melhor parte 2: a receita é muito versátil, você pode variar com salmão, abadejo, atum ou até mesmo frango se não gostar de peixe, o que vale aqui é a idéia! Este medalhão todo charmoso aí da foto fui eu que fiz. Acompanhe a receita abaixo e divirta-se!
 
Medalhão de Robalo com Sementes e Grãos (Chef Morena Leite)
 
Ingredientes:
Medalhão:
200gramas de robalo fresco e limpo (inclusive livre de espinhas)
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres de sopa de cebola picada
1 colher de café de gengibre picadinho
1 colher de café de raiz de capim santo picada
1/4 de limão cravo, siciliano e tahiti (suco e raspas da casca)
30g de creme de leite fresco
Pimenta dedo de moça, salsinha, manjericão e tomilho a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
 
Crosta:
1 colher de sopa de gergelim preto
1 colher de sopa de gergelim branco
1 colher de sopa de linhaça
1 colher de sopa de semente de girassol
1 colher de sopa de sementes de abóbora (opcional)
 
(Todos os medalhões foram etiquetados antes de irem ao forno, para garantir que cada convidado ficasse com o seu próprio medalhão no almoço)
 
Pré-preparo:
Peixe: cortar o robalo em cubos e temperar com azeite, sal, pimenta do reino, raspas de limão, gengibre, raiz de Capim Santo, pimenta dedo de moça e deixe marinar por 30 minutos.
 
Modo de preparo:
Refogue o alho e a cebola no azeite e reserve. Bater o peixe temperado no processador, juntar o alho e a cebola refogados. Temperar com sal e pimenta do reino e finalizar misturando o creme de leite fresco e as ervas. Moldar com a mão no formato de medalhão e empanar com as sementes misturadas. Assar por 12 minutos a 180º em forno pré-aquecido. 
 
Finalização: Sirva com batatas chips Sensações de Cebola e Shoyu
Tempo de Preparo: 40 minutos
Grau de Dificuldade: fácil
Rendimento: 1 porção
 
E então, gostaram da receita? Depois eu volto com um post mais elaborado com todos os detalhes do evento! Tati minha querida, muito obrigada pela indicação!
 
Beijos,
Fabi

7 Comentários para “Medalhão de Robalo com Crosta de Sementes e Grãos da Chef Morena Leite

  1. Fabi, eu trabalhei muitos anos em RH, no universo de empregos, contratações, etc. E as pessoas viviam atrás de mim com o currículo para eu dar uma "forcinha". Eu sempre dizia que indicação para cargos só se eu confiasse 100%.
    A gente só indica quando confia. Eu acho que vc faz um lindo trabalho aqui no Figos e se depender da minha indicação, ela será vitalícia!

    Bjs
    Tati

  2. Parece que o evento foi muito legal, não é? Adorei seu medalhão! Perdi a chance de ir e te conhecer pessoalmente porque morando aqui no Rio fica um pouco caro pra mim… Mas um dia desses a gente se vê!
    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *