Lasanha de Berinjela

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Este é sem dúvida um dos meus pratos preferidos, simples, fácil de fazer e muito comum, mas que fez parte da minha infância e até hoje frequenta minha mesa com lugar de destaque. Ela não fica bonita na foto, mas pode apostar que aqui o ditado “nem tudo que parece é” se aplica muito bem porque apesar de feinha é deliciosa! A receita é da minha mãe, já vi por aí diversas receitas de lasanha de berinjela, mas pra mim a dela é a melhor de todas. É quase uma moussaka, comida típica da culinária grega que eu também aprecio muito, mas pelo fato de não ter batata na sua montagem ela se distancia muito da moussaka. A receita é encantadora porque o molho bechamel que finaliza a montagem do prato quando levado ao forno derrete-se e “infiltra-se” pelas outras camadas, e a parte que fica na cobertura cozinha e torna-se uma camada mais consistente, enfim, já estou com fome a esta hora da manhã só de descrever a receita pra vocês. Depois de muitos anos na família a receita passou por apenas uma “atualização” digamos, que foi substituir as fatias de berinjela fritas por fatias grelhadas, afinal de contas todos queremos cuidar do colesterol né? E se a substituição não altera o sabor da receita e ainda por cima lhe garante calorias a menos, por que não arriscar? Bom, o resumo da ópera é que apesar de não ser nada fotogênica esta receita é incrível e imperdível. Faz e depois me conta…
Lasanha de Berinjela 
(para 4 pessoas)
 
Ingredientes:
2 berinjelas grandes cortadas em lâminas finas 
500g de carne bovina moída
300g de queijo mussarela em fatias
1 lata de tomates pelados
1 cebola picada
2 dentes de alho picadinhos
1 colher de sopa de óleo de girassol
1 colher de sopa de manteiga com sal
2 colheres de sopa cheias de farinha de trigo
2 xícaras de chá de leite
1 pitada de noz moscada
salsa fresca picada 
pimenta moída à gosto
sal à gosto
100g de queijo parmesão ralado
 
Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 180º. Leve todas as fatias de berinjela para a grelha e deixe até formar “listras”. Enquanto isso prepare o molho refogando a cebola e o alho no óleo de girassol e depois acrescente a carne moída e refogue em fogo alto até a água secar. Amasse os tomates pelados e junte-os com o seu suco à carne refogada. Reduza o fogo e cozinhe até ferver. Ajuste o sal, a pimenta e desligue. Reserve. Coloque a farinha de trigo e o leite em um pote com tampa, feche e agite bastante até formar espuma. Aqueça a manteiga em fogo baixo e quando derreter junte a mistura do leite com a farinha de trigo. Mexa sem parar ainda em fogo baixo até engrossar. Tempere com sal se for necessário e polvilhe a noz moscada. Desligue e reserve. Num refratário deite uma camada do molho de carne com tomates e depois faça uma camada de berinjelas, deixando-as bem juntinhas umas das outras. Cubra com queijo e depois com outra camada de molho, recomece com as berinjelas, o queijo e depois o molho. Quando faltar 1 dedo para completar o refratário polvilhe a salsa fresca picada à gosto e finalize cobrindo tudo com o molho branco. Por fim polvilhe o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido em 180º por 30 minutos. Sirva com arroz branco e salada verde. 
 
Montagem da lasanha
Lasanha montada antes de ir ao forno
 
Dica: Se você quer que sua lasanha fique bem consistente e produza cortes firmes e uniformes prepare-a com algumas horas de antecedência e depois de levá-la ao forno deixe-a descansando até o momento de servir, quando você deverá aquecer por 15 minutos em forno em temperatura média. Esta dica também é útil para lasanhas feitas com massa.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi
 

17 Comentários para “Lasanha de Berinjela

  1. Fabi, lasanha de beringela é uma lenda pra mim! Eu tentei fazer uma vez, ficou a coisa mais horrível do mundo! Não sei o que eu fiz errado, mas com certeza fiz! Meu marido queria me matar, estava morto de fome, no fim comemos sanduíche! hahahahaha
    Vou ter que superar o trauma antes de tentar de novo! Boa semana! Bjs

  2. Hahaha, Débora, será que você não tentou fazer com as berinjelas cruas? Pode ter sido isso. Tenho certeza que da próxima vez você acerta.

    Beta, eu também, mil vezes melhor né?!

    Aninha, omelete também é uma delícia, e é mais light! hahaha

    Beijos,
    Fabi

  3. Oi Fabi, também AMO este prato… vc somente grelha as berinjelas na boca do fogo mesmo? não passa nem um salzinho nada?? Está muito apetitosa sua foto!!
    Parabéns

    • Oi Ana Paula, eu grelho as fatias de berinjela no grill mesmo, sabe? Não coloco sal nem azeite nesta etapa para não soltar muito líquido, mas depois na montagem eu tempero as fatias de berinjela sim.
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *