Risotto de Camarão ao Leite de Coco

quinta-feira, 03 de março de 2011

A primeira vez que eu provei uma receita de risotto de camarão ao leite de coco foi em um restaurante, e estava de fato divino, e depois eu vi uma receita bem parecida no Cozinha Travessa, da minha amiga Dani Oliveira. Eu segui a receita da Dani, com uma pequena modificação, acrescentei pimentões vermelhos e tomates, pois achei que combinariam muito bem com o leite de coco. Fiz este risotto para receber meus pais para almoçarem em casa em um certo domingo, e eu não podia decepcionar já que minha mãe é uma cozinheira talentosa, tudo o que ela faz dá certo (ainda aprendo a fazer os pães e bolos incríveis que ela faz).Outra diferença foram os camarões. Na outra receita de risotto de camarão que eu publiquei AQUI, eu usei os camarões com a casca, mas dessa vez como eu não queria que as visitas tivessem trabalho já fiz o risotto com os camarões descascados. O resultado é mesmo espetacular, uma #loucura, um risotto leve, saboroso e muito bonito (meu marido brincou dizendo que os camarões na foto parecem mini rosas, e não é que parecem mesmo?). Espero que vocês façam a receita e gostem tanto quanto eu :)
Risotto de Camarão ao Leite de Coco
(para 4 pessoas)
 
Ingredientes:
350g de arroz arbóreo
1 cebola média picadinha
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
500g de camarão médio limpo e sem casca
2 dentes de alho picadinhos
1 pimentão vermelho sem sementes cortado em tiras
2 tomates sem sementes cortados em cubos
azeite de oliva extra virgem (quanto baste)
1/2 taça de vinho branco seco de boa qualidade
1 vidro de leite de coco (125ml)
1,5 litro de caldo de camarão ou peixe (eu usei as cascas e as cabeças do camarão para fazer o caldo, depois para utilizá-lo eu coei e usei apenas o caldo)
salsa fresca picada à gosto
 
Modo de Preparo:
Aqueça o caldo. Em uma outra panela “grande” aqueça a manteiga (Assim como a Dani eu também gosto da wok para fazer risotto) adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz, mexa bem e deixe fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar a manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco e continue mexendo. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar. Assim que o vinho for absorvido pelo arroz e começar a secar, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando.Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo. Continue acrescentando caldo e mexendo. Numa outra frigideira, aqueça o alho e um pouco de azeite e refogue o  camarão. Assim que ele ficar rosado e bonito desligue o fogo e reserve. Volte ao risotto e acrescente o leite de coco, o pimentão e o tomate. Continue mexendo e experimentando para ver o ponto do grão, que deve ser al dente. Se depois do leite de coco, precisar acrescentar mais caldo, pode adicionar, até o grão ficar no ponto ideal. Quando já estiver quase pronto, acrescente o camarão, escorrendo com a espumadeira o azeite. Mexa e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Na maioria das vezes, não há necessidade de acrescentar sal por causa do caldo que já tem sal. Desligue o fogo e e acrescente a última colher de manteiga, que deverá estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risotto a ficar com um brilho bonito. Sirva com um delicioso vinho branco geladíssimo ou outra bebida de sua preferência.
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

 

31 Comentários para “Risotto de Camarão ao Leite de Coco

  1. ahhhh eu sou apaixonada por risottos e camarões, sou muito suspeita para falar, pq eu AMEI essa receita!!! rs..
    Imagino que a sua mãe tenha adorado também,né?!?!
    Bjos

  2. Ficou super lindo Fabi, realmente os camarões estão parecendo mini rosas, aposto que sua mãe achou que ficou ótimo né? Beijos

  3. Verdadeira tentação esse risoto Fabiana, adoramos camarão, somado ao leite de coco… nem se fala! Ótima receita, abraços!

  4. bem nossa o risotto ficou bem cremoso, bem bonito com os camarões. confesso que o camarão descascado vai melhor, da menos trabalho.
    esta aprovada!!!
    beijinhos

  5. Olá Fabiana, boa noite! Depois de ver alguns links que levavam ao seu blog, vim conferir! E me arrependi de não ter vindo, adorei as receitas, seus posts, tudo, cantinho mais fofo!
    Parabéns mesmo!
    Já estou até seguindo o blog! ;)

    Beijos!

  6. Olá!!!
    Adorei a receita, porém fiquei com uma dúvida, no mode de fazer da receita vc não diz qdo acrescenta o pimentão e tomate?! Poderia me passar qdo acrescento?
    Bjus

  7. Daniela, o pimentão e o tomate você acrescenta junto com o leite de coco, para não desmancharem, apenas amolecerem ok?
    Beijos,
    Fabi

  8. Fabi, outro dia li num site que a pessoa dissolveu o caldo de camarão em tablete em água de coco. Aqueceu e usou para regar o arroz. O que vc acha?

    • Fê, eu acho maravilhoso! Água de coco combina muito bem com camarão e com arroz. Na verdade o “arroz de coco” se faz desta forma, com água de coco. E fica delicioso! Beijos!

  9. Obrigada, Fabi. Ja comprei a agua de coco mas estava esperando vc me responder para saber se deveria usar ou não!! Só me tira uma duvida, como eu nunca fiz camarão, qual é o tempo de cozimento dele? Beijos

    • Fê, o camarão tem que ser cozido muito rapidamente. Quando fizer salteado ou grelhado, são apenas 3 minutinhos, mudou de cor desliga. Quando for fazer o camarão em algum molho salteie ou grelhe os camarões normalmente e reserve, aí quando o seu molho estiver pronto você junta os camarões no final, deixa pegar gosto por uns 5 minutos no molho e desliga. Na verdade quando eu faço com molho eu dou apenas um “susto” nos camarões em frigideira bem quente com 1 fiozinho de azeite e aí deixo reservado para terminarem de cozinhar quando o molho está quase pronto. Tem uma receita aqui de camarão com curry que é maravilhosa. Bjos!

  10. Fabi,
    Experimente, com os mesmos ingredientes, refogar os camarões e neles adicionar o leite de côco antes de junta-los ao risoto. O Camarão (frutos do mar em geral) cozido no molho de côco é uma maravilha por sí só. O côco sozinho na mistura é apenas mais um ítem, embora delicioso e marcante.

  11. Pingback: Risotto de Camarão ao Leite de Coco | Delícias 1001Delícias 1001

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *