Muffins de Banana e Blueberries

quinta-feira, 31 de março de 2011

Estes bolinhos estão presentes em grande parte das mesas americanas no café da manhã. Por serem um dos maiores produtores das encantadoras frutinhas azuis, é muito comum encontrarmos por lá doces, pães e bolos feitos com elas. Aqui no Brasil o nome desta frutinha é Mirtilo, mas até pouco tempo atrás eu não sabia que blueberries tinham também uma denominação em português, só a conhecia mesmo pelo nome gringo, então é difícil agora eu chamá-las de mirtilos. Mas o mais importante aqui é que eles bolinhos fofos são deliciosos e muito, mas muito fácil de preparar. A banana na massa deixa uma textura e um sabor todo especial, e as frutinhas azuis quando estão assando explodem dentro da massa dando essa cor linda, essas pequenas bolsinhas de cor púrpura, lindo demais! Ah, e pra quem não é muito amigo dos doces esta receita é suave, doce no ponto certo sem ser enjoativa.
 
Muffins de Banana e Blueberries
(rende 12 muffins)
 
Ingredientes:
2 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico em pó
3/4 de xícara de açúcar
1 xícara de leite
5 colheres de sopa de manteiga derretida
200g de blueberries (mirtilo)
1 ovo grande 
2 bananas
1 pitada de sal
 
Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 200º, coloque as forminhas de papel (ou silicone) na assadeira e reserve. Enquanto isso peneire a farinha, o fermento e o sal e depois junte o açúcar. Em outro recipiente amasse as bananas e reserve. Bata manualmente o leite com o ovo e a manteiga derretida (10 segundos no micro) e junte à banana amassada. Agora misture os ingredientes secos já peneirados e misturados entre si à mistura cremosa de banana. Por fim junte os blueberries e misture delicadamente. Distribua a massa nas forminhas e leve ao forno para assar durante 10 minutos, ou até que passe no teste do palito. Espere esfriar antes de tirar os bolinhos da forma.
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

21 Comentários para “Muffins de Banana e Blueberries

  1. Meninas, pra vocês que não conseguem encontrar mirtilos eles podem ser substituídos por amoras ou framboesas, fica delicioso também.
    Beijos,
    Fabi

  2. Fabi,
    Sou louca por receitas de muffins, e se tiver bananas..hummmmmm
    adorei!
    Vou ver se consigo encontrar os mirtilos por aqui.
    congelados, sempre tem…
    os frescos são mais dificeis, mas já encontrei numa quitanda perto de casa.
    beijos

  3. Nossa isso deve ser maravilhoso. Era tudo o que eu queria nesse final de tarde de uma sexta feira…

    Seu blog além de saboroso ao paladar, é delicioso ao olhar. Parabens !!!

    Passarei sempre por aqui, pra encher os olhos, o paladar e as ideias de fazer algo igual, hehehe…

    beijinhus, Mayana

    baonilha.blogspot.com

  4. Oi Fabiana!
    Adoro seu site e a página do face! aompanho as duas!
    Me dá uma ajuda? quando faço muffins e bolos em geral, sempre, por mais que eu abaixe o máximo o fogo do forno e deixe até a porta um pouquinho aberta, meus bolos não crescem o que deveriam crescer. Não ficam com aquele estufadinho em cima, a casquinha dourada. Ficam meio queimados embaixo.
    O q faço? não tenho como baixar a chama do forno…sinto q o 180 graus dele deve ser, na verdade, uns 220…
    O que vc me aconselha?
    abraços
    Helena

    • Hum, Helena, forno é complicado mesmo. Cada forno tem um funcionamento diferente e inclusive as temperaturas podem variar de um para o outro. Mas faça o seguinte. Tente colocar uma forma de bolo virada para baixo sob a assadeira dos muffins ou de um outro bolo. Às vezes também funciona colocar uma assadeira ou refratário com um pouco de água dentro do forno enquanto assa o bolo. São alguns truques que já me sugeriram para este tipo de problema. Não custa tentar.
      Boa sorte!

  5. Fiz os muffins, ficaram simplesmente deliciosos! Além de lindos =)
    Só que no meu forno levou meia hora para ficar pronto… mas compensou a espera.

    Um abraço.

    • Hahahahaha, acontece ;)
      Gi, pode substituir sim por nozes, amêndoas, amora, framboesa, coco…todos estes ingredientes ficam bem gostosos nos muffins.
      Bjos

    • Pode sim Nat, lembrando que a farinha integral deixa a massa mais seca, então você pode até adicionar uma colher de sopa de maizena na receita para ajudar a massa a ficar mais leve. Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *