Mini Moranga recheada com Risotinho de Quinua

terça-feira, 15 de março de 2011



Ah como eu adoro fazer essas comidinhas que são leves, fáceis de fazer e ainda por cima fofas! É o caso desta mini moranga recheada. Entramos numa fase de regime sério em casa, então a despensa está lotada de grãos, cereais, farinhas integrais (tudo da Maria do Grão), e a geladeira abastecida de muita verdura e legumes. Entre eles eu havia comprado há uns dias atrás lindas mini morangas no hortifruti que gosto de fazer minhas compras e tive a idéia de recheá-las com algo delicioso para que não sentíssemos a falta dos vilões carboidratos que tanto amamos. Assim nasceu a mini moranga recheada com o risotinho de quinua, que no caso eu fiz de espinafre, moranga e cogumelos, mas você pode variar a receita e fazer o risoto do sabor que preferir. Na verdade nem deveria ser chamado de risoto, mas eu o chamo assim porque apesar de não ter arroz italiano na receita o método de preparo é o mesmo. Espero que vocês gostem do meu “mini jardim”:

Mini Morangas Recheadas com Risotinho de Quinua
(rende 6 porções)
 
Ingredientes:
6 mini morangas bem lavadas
1 xícara de chá de quinua em grãos
1 xícara de chá de cogumelos de paris fatiados
1 xícara de chá de folhas de espinafre bem lavadas
1/2 cebola picadinha
5 colheres de sopa de vinho branco seco
1 litro de caldo de legumes bem quente (ou 1 cubo de caldo dissolvido em 1 litro de água)
salsa fresca à gosto
pimenta moída à gosto
sal à gosto
1 fio de azeite

 

Modo de Preparo: Coloque as mini morangas inteiras em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido em temperatura moderada (200º) até que estejam macias (espete um palito de madeira ou garfo para sentir a textura dela). Quando estiverem macias retire do forno e deixe esfriar um pouco. Em uma panela pequena ferva o caldo de legumes e mantenha bem aquecido. Na outra refogue a cebola em um fiozinho de azeite e junte a quinua. Acrescente o vinho branco e depois comece a acrescentar o caldo. Enquanto isso com uma faca de ponta comece a recortar a “tampinha” das mini morangas e retire as sementes com uma colher de chá, cuidando para não ferir a polpa. Depois retire a polpa e acrescente no risoto, mantendo uma espessura ainda firme por dentro das morangas que vão receber o recheio de risoto. Volte para o risoto e continue mexendo e acrescentando caldo. Quando a quinua estiver macia tempere com pimenta, sal e junte as folhas de espinafre e os cogumelos fatiados. Mexa bem, regue com um fio de azeite, desligue o fogo e tampe a panela do risoto por no mínimo 3 minutos. Recheie as mini morangas com o risoto de quinua e leve ao forno novamente por 10 minutos, apenas para aquecer e dourar. Enfeite com folhinhas de ervas da sua preferência e sirva. Eu enfeitei com folhas de tomilho e manjericão roxo da minha própria hortinha, não é fofo?

 

Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi
 

12 Comentários para “Mini Moranga recheada com Risotinho de Quinua

  1. May, o risoto de quinua continua bom no dia seguinte sim, e você pode até dar uma "reanimada" nele colocando mais um pinguinho de vinho branco. Mas se você preferir pode reduzir a receita pela metade que rende a porção certa para uma pessoa.

    Bjos,
    Fabi

  2. Eu levanto a mão, sou uma das que gosta de alimentação saudável! Que coisa mais linda Fabiana, parecem mini jardins mesmo, parabéns.

    • Pode sim Maria Alice, espere esfriar e mantenha em geladeira com um fio de azeite por dentro. Ou deixe para retirar o miolo delas apenas no momento de finalizar o prato.

    • Lívia, você pode cozinhar a abóbora moranga no dia anterior, mas deixe-a bem “al dente”, porque assim ela vai terminar de assar no forno quando você for servir. Serão só uns minutinhos e você pode regar com azeite ;)
      Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *