Filé Mignon ao Vinho e Molho de Cogumelos

segunda-feira, 14 de março de 2011

Esta carninha é muito deliciosa, eu sempre gostei da combinação de filé com cogumelos, mas esta aqui é especial. Eu fiz tentando reproduzir uma receita incrível que experimentamos em Kauai, uma das ilhas que passamos em nossa lua-de-mel, no Hawaii. Esses dias me deu uma saudade de lá, dos passeios, das comidinhas, das praias espetaculares, das caminhadas no por-do-sol, da deliciosa vibe de lua-de-mel e pra mim quando tenho saudade de alguma coisa ou lugar a melhor maneira de matar a saudade é comendo algo que me lembre do lugar, ou seja, pra mim a comida é o principal e melhor caminho para me fazer relembrar de lugares especiais, trazer nostalgia e por momentos poder sentir o mesmo perfume, e as mesmas sensações que tive no passado. A comida é a minha máquina do tempo predileta! E é uma delícia poder viajar no tempo através da comida, concordam? Bom, o que eu posso dizer sobre essa receita é que deu super certo, não sei se ficou exatamente como aquela que comemos no Wrangler’s Steakhouse, mas posso garantir que não sobrou nem um cogumelinho na panela pra contar história, marido enlouqueceu no prato. A propósito, se você pretende conhecer o Hawaii em breve, o Wrangler’s é uma ótima opção, o atendimento é perfeito, o clima e a decoração do restaurante fazem você se sentir no velho oeste e os pratos servidos são deliciosos, sem contar que todas as opções do cardápio incluem um pequeno buffet de saladas e um bowl de sopa portuguesa, preparada à base de favas e legumes. Ah, a coca-cola deles é servida com uma cereja em calda espetada em um palito, mais vintage que isso impossível! Quando estive lá me senti almoçando em um restaurante de filme de “faroeste”, o que foi inusitado e inesquecível.
Filé ao Vinho e Molho de Cogumelos do Wrangler’s (Kauai – Hawaii/EUA)
(para duas pessoas)
 
Ingredientes:
300g de filé mignom cortado em tiras largas
1 cebola média cortada em pétalas
1 xícara bem cheia de cogumelos paris limpos e cortado em pedaços grandes
1/2 xícara de funghi seco hidratado e picado
2 xícaras de chá do caldo do funghi (depois de hidratar o funghi em água bem quente, reserve 2 xícaras)
1 taça de vinho branco seco
1 colher de sopa de caldo de carne líquido (usei aquele comprado pronto, o líquido mesmo)
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal gelada
pimenta à gosto
sal à gosto
Modo de Preparo: Em uma frigideira aqueça o azeite e refogue rapidamente o alho. Coloque a carne temperada apenas com sal e pimenta na frigideira para selar de todos os lados. Assim que a carne estiver seladinha junte o vinho branco e aguarde 2 minutos. O álcool vai evaporar e então você deverá acrescentar o caldo de carne e o caldo de funghi. Reduza o fogo e cozinhe mexendo de vez em quando por 15 minutos. Acrescente a cebola, o funghi e os cogumelos paris. Cozinhe por mais 5 minutos e ajuste o sal se necessário. Se estiver bom de tempero desligue, se não acrescente mais. Por fim acrescente a manteiga gelada e mexa delicadamente até incorporar por completo.  Eu servi com batatas bolinha rústicas, que depois de assadas sozinhas e com a casca por 30minutos em 220º receberam ramos de alecrim e azeite.
 
Este é o prato original que comi no Wrangler’s
 
E a coca-cola kitsch
 
Neste dia nós visitamos o chamado “Grand Canyon do Pacífico”, o Waimea Canyon, chega-se por uma estradinha estreita e sinuosa de carro, a uma altitude absurda, de onde dava pra ver no horizonte o mar arredondado, uma visão impressionante, e depois fomos até o ponto final.
Aqui, Kanapali Coast…a visão mais próxima que eu poderia chamar de paraíso que eu já conheci na minha vida, a praia que se vê lá embaixo só tem acesso por trilha à pé ou de barco, além dos passeios de helicópteros que existem por lá. Se um dia tiver oportunidade não deixe de conhecer este lugar :)
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

20 Comentários para “Filé Mignon ao Vinho e Molho de Cogumelos

  1. Hummmm, adoro filé mignon e também acho que molho de cogumelos é o ideal para acompanhá-los.
    Sua receita está muito convidativa, vou testar essa delícia!
    Bjuss!!!

  2. Também adoro essa carninha para quando tem visitas sai sempre bem e saborosa, adorei esta sua receita ficou magnifica Fabiana e magnificas são também essas fotos. Que paisagens maravilhosas, pena não ter oportunidade de visitar mas gostei de teres partilhado, obrigado.

    Beijo e boa semana!!

  3. Fabi,
    Que receita maravilhosa…
    A gente se perde aqui, no meio de tantas opções de receitas.
    Meu almoço/janta agradece!
    Hoje, fiz a fraldinha na panela de pressão….Ôooo coisa boa!
    vou postar em breve!
    Até os meus filhos adoraram, disseram que a carne está bem macia, desmanchando na boca.
    Adorei as fotos da sua viagem!
    beijos

  4. Que bela carne Fabi, fez uma belíssima reprodução hein, ficaram aparentemente iguais, meus parabéns, lindas as fotos, Bjokas!

  5. Oi Fabi, o teu prato ficou muito parecido com o original e esta com uma cara otima!! Estou pensando em fazer file + risoto aqui em casa hoje a noite, mas havia pensado em temperar com vinho tinto, depois de ver a tua receita acho que vou temperar com vinho branco!
    Beijos
    Debora

    segredinhodecomadre.wordpress.com

  6. Adorei a receita e fiz ontem mesmo, mas com uma adaptação. Em vez de vinho, coloquei cerveja. Sei que parece que mudei a receita inteira, mas ficou muito bom também! Obrigada.

    Abraço, Fernanda

  7. Dri_Guedes, muito obrigada! Fico feliz por estar sempre aqui :)

    Fernanda, imagina! Mudança nenhuma, o verdadeiro cozinheiro vive de fazer experiências, foi uma adaptação, mas cerveja fica mesmo deliciosa com a carne! Adorei você ter voltado pra contar que fez e como ficou!

    Beijos,
    Fabi

  8. Pingback: Jantar de Dia dos Namorados | Piramides

  9. Pingback: Mulher K | Para cada mulher, uma Karsten!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *