Dip de Cebolas Assadas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Desde que eu ví esta linda receita no delicioso blog Bistrô da Coralina me apaixonei à primeira vista e sabia que precisava fazer logo. Dia desses fizemos churrasco em casa e para minha surpresa (e alegria) sobraram algumas cebolas assadas com a casca (manja aquela que todo mundo faz quando tem churrasco?), coisa rara de acontecer já que minhas cebolas somem da mesa assim que são descascadas e colocadas na travessa com temperinhos. Mas dessa vez eu exagerei na quantidade e sobraram, havia colocado 7 cebolas grandes na brasa, 4 foram consumidas. Pois a receita não é só bonitinha na apresentação, é deliciosa também. Muito fácil de preparar e com uma mistura de sabores maravilhosa mesmo, que fica suave e aromática. A única coisa da receita que eu alterei foi substituir o bacon por alho crocante, porque marido não come bacon e porque eu estou novamente tentando de forma incansável  fazer dieta. Abaixo a receita literal, na íntegra, que a Isadora passou no blog dela:
 
“Dip de Cebolas Assadas e Crocante de Bacon
3 cebolas médias com casca
2 col. de chá de azeite de oliva
150g de bacon (substituí por alho crocante comprado pronto)
150g de creme de leite
3 col de sopa de maionese (usei light)
1 col. de chá de molho inglês
1 col.  de chá de mostarda Dijon
2 col. de sopa de cebolinha picada
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta preta moída
Como Faz: Corte as cebolas  com casca em X mas sem chegar até as extremidades, apenas abra o centro para assar sem desprender as 4 partes. Asse em fogo médio por mais ou menos 40min. ou até o centro estar macio e transparente. (Nota Figos & Funghis: Aqui eu pulei esta etapa usando as cebolas que assei na brasa durante o churrasco) Depois de assadas deixe esfriar e reserve. Enquanto isso corte o bacon em cubos bem pequenos e leve-os em uma frigideira bem quente, até ficarem dourados e crocantes. Escorra toda a gordura que o bacon soltou e enxugue bem com o papel toalha. Descasque e corte a cebola em cubinhos. Misture todos os ingredientes, acerte o sal, pimenta e leve para gelar por 2 horas antes de servir.”
A Isadora ainda dá dicas de como servir o dip, sugerindo bolachinhas, torradinhas ou como topping (cobertura) de canapés.
Fica com uma apresentação linda e vai fazer sucesso na sua casa também, tenho certeza!
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

15 Comentários para “Dip de Cebolas Assadas

  1. afe, acho que eu comeria de colher esse dip. coisa linda e nham nhaaam.

    outro dia fiz uma pastinha de ricota e alho assado. ficou lindo também, viu…

    adoro coisas de passar no pão!

    =***

  2. Hum… q delícia!
    Com certeza estará na minha mesa na próxima festinha q rolar lá em casa!
    Bjs,
    Deborah.

    Tô te seguindo!!!
    Adorei o seu blog!

  3. Que loucura, ontem mesmo estava namorando essa receita no Bistrô da Coralina e fazendo a maior propaganda com os amigos pq deve ficar maravilhosa e olha que nem sou amante de cebola assim, pelo menos não ela sendo o ingrediente principal. rsrs Mas certamente vou testar!!!
    Bjão

  4. Aqui em casa essa cebola tem presença frequente e com a adição destes temperos e bacon deve arrasar…vou testar no próximo churrasco…rs

    bjim

  5. Fabi, esse dip é a minha cara! Adoro esse tipo de receita e vou ver se consigo prepará-la da próxima vez que receber amigos em casa! Beijão!!!!

    • Fica com sim Lucimar, mas fique atenta à quantidade de sal usando o shoyo porque como o shoyo é bem salgado talvez você nem precise de mais sal na receita. Beijos

  6. Oi Fabiana, td bem? Ótima essa receita, faço sempre cebola caramelizada para lanches, qq hora te passo a receita!! Adoro cebola!!!
    Então tenho uma sugestão para fazer o bacon, é uma excelente e saudável maneira de fazer-lo:
    Pré aqueça o forno a 220 graus em uma assadeira coloque o papel de pão (uso sempre o saco de pão aberto) disponha as fatias de bacon cubra com o mesmo papel e com o outro lado do saco de pão de uma apertadinha e leve ao forno por uns 15min ou até que doure. Ele fica sequinho e crocante sem ficar duro!!!
    Bjss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *