Chilli Gratinado de Feijão – Cozinha Mexicana

sexta-feira, 18 de março de 2011

Com esse friozinho #delícia que anda fazendo aqui em “Sampa” nada melhor do que uma refeição comfort food para aquecer. Foi numa noite assim que eu abri a geladeira e olhei para um lindo pote de feijão cozido que havia sido preparado por mim naquele mesmo dia. Poderia ter feito uma sopinha de feijão básica que eu também amo, mas eu estava com preguiça então queria algo mais rápido. Decidi transformar o feijão cozido em chilli e em menos de 5 minutos os potinhos estavam prontos para ir ao forno. Aí foi só esperar gratinar o queijo e ser feliz! Pra mim serviu de prato único, mas ficaria muito adequado servi-lo como entrada em um jantar também, ou para beliscar na frente da TV. Olha só como é fácil de fazer e fica um charme, nem parece preparado de improviso, usei aquela minha tradicional receita de chilli que eu já dei AQUI, contudo reduzindo os ingredientes para render apenas 2 porções, confiram:
 
Chilli Gratinado de Feijão com Carne
 
Ingredientes: (para 2 pessoas)
1xícara de carne bovina moída magra
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 cebola pequena picada
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 pitada generosa de páprica doce
1 pitada generosa de páprica picante
1 pitada generosa de cominho em pó
1 pitada generosa de chili em pó
salsa picada à gosto
1 xícara de feijão cozido, com o caldo
sal a gosto
1/2 xícara de queijo prato ralado
1 punhado de doritos quebrado para finalizar
 
Modo de preparo
Em uma panela aqueça o óleo vegetal e refogue a cebola e o alho. Acrescente a carne e mexa até cozinhar e começar a soltar água. Acrescente o extrato de tomate e continue mexendo. Junte todos os temperos e misture bem. Tome cuidado com a pimenta se estiver usando a do tipo chili em pó, pois ela é extremamente forte e por isso você deve acrescentá-la aos poucos, sempre provando. Some o feijão cozido com o caldo e com a ajuda da colher de pau amasse-os contra a panela, aos poucos, até que o caldo engrosse e se misture uniformemente à carne. A consistência do chili de feijão deve ficar parecendo com um purê, mas eu gosto de deixar parte dos feijões inteiros. Dose o sal, desligue e passe para ramequins individuais. Cubra com o queijo prato ralado e leve ao forno para gratinar por 10 minutos. Se você não tiver dourador deixe o forno em temperatura baixa (180º) pelo mesmo tempo. Assim que o chilli sair do forno cubra com o doritos quebrado e sirva bem quente.
 
Dica: A versão vegetariana desta receita também fica deliciosa, basta excluir a carne moída e deixar o chilli engrossar mais alguns minutos na panela para alcançar a consistência desejada. 
Bom Apetite!
 
ATENÇÃO: A promoção da Real Capri valendo uma cesta de queijos de cabra AINDA ESTÁ VALENDO, então corre lá no post e participa! >>>>>>>>>>>>>>>>> É AQUI Ó
 
Fabiana Pinfildi

15 Comentários para “Chilli Gratinado de Feijão – Cozinha Mexicana

  1. Fabi, eu amo chilli!!! Nunca fiz, tem restaurante bem bacana aqui em Brasilia que sempre vou quando da' aquela lombriga de comer comida mexica.! Vou testar a versao vegetariana pra uma amiga! Ela vai amar!
    Bjs querida
    Boa sexta
    Fe

  2. Nossa que delícia! E a apresentação está linda!
    Eu vou fazer o meu usando proteína de soja ao invés de carne moída. Está aí uma sugestão para quem quiser fazer a versão vegetariana.
    Bjoss =)

  3. Sabe que eu fico pensando dez mil vezes antes de me aventurar em culinária mexicana. Não sei por que tanta resistência. Mas um dia desses, sai!!!

    E se a coisa é cozinhar, um livro que não pode faltar é a "Dona Benta". Super oferta: hoje está saindo por 29,90 (mas de manhã era 19,90). O preço original é 129,00.
    Corre lá e reserve o seu no Submarino, ou clique no link embaixo!
    E parabéns pelas suas delícias…
    Bj
    Deborah

    http://www.delicias1001.com.br/2011/03/livro-dona-benta-por-1990.html

  4. Ahhhh!!!!! isso eu não resito não!!! vc sabe né Fabi?? eu amo comida Mexicana. Ontem nós fizemos taco aqui em casa!!! muito bom!!!

  5. Fabi,
    adorei a receita, principalmente, porque nunca reaproveitei o feijão para fazer um prato diferente.
    E o seu, além de diferente, é delicioso.
    beijos

  6. Eu amo comida Mexicana, e morando na California estou muito bem servida rsrs
    Adoro fazer chili caseiro, a tua receita esta otima!
    Beijinhos
    Debora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *