Butter Burger

terça-feira, 22 de março de 2011

Este hamburger delicioso é mais uma invenção dos americanos, é bem famoso nos Estados Unidos e algumas lanchonetes por aqui já aderiram, é o butter burger, nada mais do que um generoso hambúrguer de carne bovina recheado de manteiga. Esta receita eu tirei de uma revista “Food Network” que comprei na gringolândia e ela tem um especial de burgers. Como aqui em casa nós amamos burgers caseiros (e é o melhor né gente?) a revista não poderia ser mais útil. O que posso dizer é que este butter burger fica mesmo perfeito, quando você morde surge a manteiga derretida escorrendo e molhando toda a carne, e o modo de preparo é o mais simples possível. Ah, uma escapadinha da dieta por uma delícia como esta vale muito à pena.
 
Butter Burguer – da revista “Food Network”
(rende 4 hambúrgueres)
 
Ingredientes:
600g de carne bovina com pouca gordura (usei alcatra)
1 colher de café de sal kosher (usei flor de sal)
4 pedaços pequenos de manteiga gelada
óleo de girassol para grelhar
fatias de blue cheese para finalizar (usei gorgonzola)
pimenta moída à gosto
 
Modo de Preparo: Pique a carne na faca até ficar bem miúda, quase como carne moída, ou se preferir compre a carne já moída. Polvilhe sal e misture bem com as mãos. Molde os hambúrgueres fazendo bolas e faça um buraco com o dedo no centro delas. Coloque em cada buraco um pedaço de manteiga. Feche o buraco na carne com a manteiga dentro e achate-os. Coloque em uma assadeira e leve ao congelador por 20 minutos para firmar. Aqueça muito bem uma frigideira ou grelha e coloque 1 fio de óleo de girassol para grelhar a carne. Grelhe até atingir o ponto desejado e depois cubra com o queijo da sua preferência e deixe-o derreter sobre a carne. Sirva como sanduíche ou com salada de folhas. No caso eu servi com folhas de alface lisa e mini cebolas assadas apenas com azeite e molho de soja por 30 minutos em 180º.
 
Dica: Você pode substituir a manteiga por queijo cheddar ou outro queijo que você goste e quando morder a carne o queijo estará ali derretido e delicioso. Mas aí não é mais um butter burguer, e sim um hambúrguer recheado de queijo.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

16 Comentários para “Butter Burger

  1. Que delícia, Fabi! Adoro esses hamburgueres gourmet! A foto está super apetitosa e sou fanática por gorgonzola! Está tudo perfeito aqui!!!! Beijão!

  2. Excelente! Fiz minha versao inspirada na sua receita. Colocamos cebola e salsa picadinhas junto com a carne, ficou uma delicia!
    Parabens pelo blog!

  3. Pingback: Figos & Funghis » Hambúguer assado com molho mexicano

  4. Menina! Comecei a ler esse post e só me lembrei do hamburguer recheado de queijo.. o Lucy Juice!!! Inclusive existem duas burguerias em Minnesotta que brigam pela autoria dele! I <3 Lucy Juice! :)

    • Maluh, nem me fala desse Lucy Juice! Eu sou simplesmente doida para provar, principalmente depois de assistir a um programa do Men x Food com o Adam em que ele visitou estas duas lanchonetes que competem entre si…dá água na boca!
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *