Bolo Integral de Maçã com Aveia e Granola

quinta-feira, 10 de março de 2011

Este bolo é o meu preferido ultimamente. Sou apaixonada por bolo de maçã, são meus prediletos quando o assunto é bolo. Então pego uma receita antiga, de família (mais especificamente do livro de receitas da Vóvis) e vou fazendo testes com ela, aprimorando, trocando ingredientes, mudando etapas, até que consigo chegar em uma versão que me deixa verdadeiramente feliz. É o caso deste bolinho aqui, ele me deixa bem feliz! 
 
Bolo Integral de Maçã com Aveia e Granola
(rende 12 pedaços)
 
Ingredientes:
4 maçãs lavadas e cortadas em cubos médios
2 xícaras de aveia em flocos finos
1/2 xícara de granola (ou 1 xícara de aveia em flocos grandes)
1 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farinha de trigo branca
1 colher de chá de fermento químico em pó
2 xícaras de açúcar mascavo
3 ovos
1/2 xícara de chá de óleo de girassol
4 colheres de sopa de uvas passas pretas
1 pitada de cravo em pó
1 colher de chá cheia de canela em pó
 
Modo de Preparo: Numa tigela misture o óleo com o açúcar mascavo e os ovos com uma colher de pau e bata bastante para misturar. Adicione as maçãs picadas, a aveia e as farinhas e misture com uma colher de pau. Junte as uvas passas, a granola, a canela e o cravo em pó. Por fim adicione o fermento, misture novamente e coloque em uma forma untada com manteiga e polvilhada com açúcar mascavo e canela. Asse em forno pré-aquecido em temperatura alta (220º) por 40 minutos, ou até passar no teste do palito. Deixe esfriar dentro do forno e quando estiver frio desenforme em um prato.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi
 

59 Comentários para “Bolo Integral de Maçã com Aveia e Granola

    • Querida

      Fiz a receita de seu bolo e ficou SECO d+. Não está faltando algo ?

      A massa parecia um cuscuz. E depois de assado ficou pior. Me decepcionei pois esperava algo fofo e saboroso. Ficou pesado e graças às maçãs conseguimos engolir.

      SNIFFFF !!! que desperdício de grana.

      • Katia, sinceramente não sei o que pode ter acontecido com o seu bolo, mas vamos lá! A primeira coisa que você deve saber é que este é um bolo integral e toda massa integral feita com farinha de trigo integral fica realmente mais seca do que a massa comum feita com a farinha branca comum. Mas se você seguiu a receita direitinho e mesmo assim o bolo ficou seco demais o que pode ter acontecido é você ter usado menos maçãs, maçãs muito pequenas (as maçãs ajudam a dar umidade para o bolo) ou ter deixado o bolo tempo demais no forno. Eu sempre digo aqui no blog que cada forno é diferente, tem uma potência diferente e o tempo para assar também pode ser diferente. A verdade é que cada cozinheiro precisa conhecer bem o seu forno para adaptar a temperatura e o tempo se for o caso. Com relação a receita muitas pessoas já fizeram e amaram, veja nos comentários delas. Eu mesma já fiz muitas vezes e nunca aconteceu de perder o bolo, mas cozinha é isso mesmo, infelizmente não é uma matemática exata, cozinhar depende de vários fatores, desde o cozinheiro até os ingredientes e os equipamentos. Tente de novo e faça com as medidas exatas de farinha, medindo bem na xícara, etc, e você vai ver como dá certo!
        Beijos!

      • Kátia! Eu fiz o bolo e deu super certo! Você deve ter errado alguma coisa na receita. Fica bem molhadinho… bem bom! Aprovado!!! Eu fiz com maças vermelhas e verdes… parabéns Fabi! Bjs

  1. Fabi,
    Apesar de ser chocólatra, também adoro bolos de maças.
    Mas só tenho receitas bem pesadas, a sua é bem leve e nutritiva.
    Adorei.
    beijos

  2. Fah,
    Amo bolo assim, nutritivo e saboroso…
    Com essa fatia generosa que vc nos serviu então…delícia!=]
    Já tivemos receita de mãe, de vó…agora falta receita de Juh, né?!
    Um bejim grande prá vc, viu?!

  3. Fabiana, estou chegando agora em sua cozinha e adorando tudooo…Que delicinha esse bolo!!Fico imaginando o cheirinho bom que ficou pela casa…Já estou te seguindo…Passa lá na minha cozinha pra tomar um cafezinho…beijkas.

  4. adorei sua visita nas abobrinhas…. assim te encontrei de novo! depois que mudei o template do blog perdi varios links… esta lindo e gostoso por aqui! um beijo doce, – to carregando o link pra voltar mais vezes!
    Roberta

  5. Fabiana,

    Sempre leio seu blog, mas nunca comentei. Mas com essa receita, não tinha como não comentar. Adorei. Só fiquei em dúvida quanto ao tipo de maçã utilizada, existe algum tipo específico?

  6. Obrigada pelos comentários pessoal!

    Fernanda, a maçã que eu gosto é a maçã pequenina, a fuji, que tem mais suco e é mais saborosa na minha opinião. Em casa só compro essa.

    Bjos,
    Fabi

  7. Achei a receita atrente e testei. MARAVILHOSA!!!! Poucas vezes comi um bolo tão saboroso. Fica bem úmido e com um sabor ímpar. Além de tudo, é super nutritivo. Sem abusar, dá pra comer d consciência tranquila. Parabéns!!!

    • Oi Michelle, que bom que você gostou! Este bolo é um dos meus preferidos também, e fica úmido mesmo, mesmo sendo fofinho. Afinal de contas bolo seco não tá com nada, né?! Beijo!

    • Oi Eloisa, este bolo é um dos casos que te falei, que combina super bem com farinha de trigo integral :)
      E é super saudável!

  8. Já fiz esta receita duas vezes e só nao coloco a farinha branca.
    O bolo fica divino!! Fica bem leve, e não fica seco, o sabor maravilhoso! E eu que amo doces e bolos, é uma ótima alternativa para comer doce de uma forma um pouco mais saudável!

    Obrigada pela receita!

  9. Parabeens!
    Este bolo ficou incriveel.
    Ainda acrescentei um pouco de leite, pq fiz pela primeira vez e achei q ia ficar um pouco duro, mas me enganei… Não sobrou nem para os cachorros.
    Fiz um de chocolate, sem açucar e coloquei coco na massa e a cobertura fiz sem açucar tbm, com leite desnatado, maizena e chocolate dos padres. Uma deliciiia ;D

  10. Quero parabenizar pela excelente receita!! A tempos eu procurava uma receita de bolo de maça mais light…
    Então quando achei a sua eu fiz algumas adaptações e ficou MARAVILHOSO… maior sucesso aqui em casa, segue receita p quem tiver interesse em fazer:
    4 maças
    1 xíc. farinha de trigo integral
    1 xíc. aveia em flocos grossos
    2 xíc. aveia em flocos finoss
    1 xíc. açucar mascavo
    1 colher sopa de canela em pó
    meia xíc. de óleo (eu uso o de canola)
    2 ovos inteiros
    um pouco de leite desnatado para misturar (para a massa ficar mais macia)
    1 colher rasa de sopa de fermento

    Misture todas as farinhas, após os líquidos, só então corte em quadradinhos bem pequennos as maças e misture a massa, pode colocar um pouco de leite para ajudar na mistura… por último acrescente o fermento e misture suavemente. A forma é untada com manteiga e polvilhada com canela em pó.
    Segue parâmentros do meu forno: 10min. em temp. 220graus e mais 17min, em
    180graus (para ficar bem molhadinho) se preferir mais sequinho deixar 20min. quando baixar p 180graus.
    Quem quiser o bolo mais molhado deve enficar uma faca no meio no final dos 27min. se a faca sair um pouco suja está pronto…
    ACREDITEMMM…fica uma delícia…

  11. Fabi, que bolo fabuloso. Divino.
    Quando está assando, já começa a sentir o cheiro da canela com maçã.
    Ótima consistência, nem seco nem molhado.
    Ah, usei apenas farinha de trigo integral, por que eu só uso ela, inclusive fiz o bolo de cenoura da Glau com farinha de trigo integral e ficou ótimo, até meu marido que não gosta de cenoura, gostou. Rss
    E usei açúcar intermediário entre o mascavo e o branco.
    Eu uso quase tudo integral, pão, arroz, só ainda não comprei macarrão integral. Rsss
    Eu tava com vontade de fazer bolo de banana hoje, vim aqui no site para pesquisar, ai achei esse de maçã e desistir do bolo de banana. E fiz bem, bolo muito bom.

  12. Fiz o bolo, mas fiz algumas substituições, não coloquei o açúcar mascavo, pq não tinha, coloquei o orgânico, mas diminui a quantidade, adicionei nozes tbm, pq acho que combina, só não aconselho a polvilhar a forma, pq ficou muito doce, a textura ficou parecendo uma “areia de praia”, tipo esfarelando, tirando isso ficou ótimo e com o sabor maravilhoso!

    • Luana, que bom que mesmo com as suas substituições o bolo tenha ficado saboroso. Esta receita fica com uma textura perfeita, não fica esfarelando não, talvez isto se deva às substituições que você fez, mas o que importa é o sabor, se você disse que ficou gostoso então tá ótimo ;)
      Bjo

  13. Eu fiz esse bolo e achei genial. Agora queria saber se posso substituir aqueles ingredientes que contem glútem, por exemplo as farinhas e aveia.
    Pensei em usar farinha de arroz, 2 xícaras e em vez de aveia colocar quinoa em flocos.
    Vou testar e te digo se ficou gostoso.
    Parabens.

    • Oi Eloi, obrigada! Eu acho que vai dar certo sim fazer a versão sem glúten. Você também pode usar farinha de grão-de-bico, de linhaça e os flocos de quinua como mencionou. Se fizer venha me contar depois o que achou ok?
      Beijo!

  14. Oie.
    Acabei de fazer seu bolo. Não tinha maçã e substituí por 6 bananas prata. Não ficou muito suculento, mas tb não ficou seco. Acho que a maçã deve deixar mais suculento ou a banana tinha que estar mais madurinha. Como quis mesmo fazer pq estava encantada com a receita, usei a banana que tinha em casa mesmo.
    O bolo está perfumando minha casa toda, o aspecto tá incrível, o sabor está delicioso. Amei!
    Dá próxima vez, tento com as maçãs.
    Obrigada.
    Bjs, Bruna.

    • Oi Bruna, que bom que gostou do resultado. Este bolo não fica muito molhadinho mesmo por causa da farinha integral, mas ele fica ótimo com bananas sim :)
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *