Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro Mole

segunda-feira, 28 de março de 2011

Eu amo bolo de cenoura, é um dos meus preferidos. Me lembro que na infância minha mãe fazia muito em casa, hoje quando vamos visitá-la sempre encontramos algum bolo pronto nos aguardando, e de vez em quando é um delicioso bolo de cenoura. Desta vez eu não usei a receita da mamy não, usei uma receita deliciosa que vi no blog da Glau, o Quitandoca. Eu amei esse bolo porque é muito rápido e fácil de preparar, trabalho quase zero. Fiz pequenas alterações na receita, substituindo o açúcar comum por açúcar baunilhado, reduzindo um pouco a quantidade de farinha e de cobertura fiz um brigadeiro bem molengo, uma delícia! E em homenagem à Glau que adora fotografar os pratos na frente da sua “Fifi”, eu aproveitei a receita pra tirar a foto do “bolão” na frente da minha lousa da cozinha.
 
Bolo de Cenoura da Glau
(rende 1 bolo enorme em forma de bolo inglês)
 
Ingredientes:
2 cenouras grandes (usei já descascadas e raladas)
2 e 1/2 xícara de farinha de trigo (usei apenas 2)
2 xícaras de açúcar (usei baunilhado)
4 ovos inteiros
1 xícara de chá de óleo (usei de girassol, 3/4 de xícara)
1 colher de sopa de fermento em pó
 
Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 180º. Bata no liquidificador as cenouras com os ovos, o açúcar e o óleo até formar uma massa lisa e homogênea. Passe a mistura para uma tigela e manualmente misture a farinha de trigo e o fermento até que estejam totalmente integrados à massa. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno por 40 minutos, ou até que passe no teste do palito. Deixe o bolo esfriar no forno e depois cubra com um brigadeiro bem mole, feito da forma como está acostumado a fazer. (eu usei aquela receitinha básica: 1 lata de leite condensado + 2 colheres de sopa de cacau em pó + 1 colher de sopa de manteiga, mexendo sempre em fogo baixo até o ponto de brigadeiro, depois de desligada a panela acrescente 3 colheres de sopa de creme de leite e mexa bem, assim ele ficará bem mole e cremoso, ideal para cobertura de bolos).
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

12 Comentários para “Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro Mole

  1. Fabi,
    Também adoro bolo de cenoura!
    Geralmente faço a mesma receita e gosto de variar na cobertura…as vezes, uma receita de brigadeiro….mas a minha preferida é aquela que fica uma crostinha durinha…hummmmm, chego a ficar com agua na boca.
    beijos

  2. Eu tb amo bolo de cenoura com a cobertura de chocolate claro e ja tem um bom tempo q nao como um.

    O seu ficou apetitoso..

    Bjs

    Andreia Braga

  3. Pingback: 36 blogs para acompanhar da cozinha (casa e comida) | recepedia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *