Torta Cremosa de Batata e Atum – sem massa

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Gente, esta tortinha aí da foto é tudo de bom! Resultado da minha experiência impulsionada por preguiça + pressa + praticidade. É daquelas receitinhas que todo mundo gosta quando aparece por aqui, muito rápida, saborosa e tão fácil que até seu marido pode aprender a fazer (isso se ele não for um bom gourmet ainda). E ó, além de todos esses predicados a torta ainda é light porque não tem massa e as únicas calorias ficam por conta da batata (amado carboidrato!) e do “cheirinho” de azeite. Fica mesmo MARA porque o creminho desce e fica parecido com recheio de quiche, e as batatas ficam lindas, douradas e gratinadas sobre a torta como se fosse uma “tampa”. Então vamos lá conhecer essa belezura:
Torta Cremosa de Batata e Atum – sem massa
(rende 6 porções)
 
Ingredientes:
2 batatas grandes descascadas e fatiadas (fatias de 0,5 cm aproximadamente)
1 lata de atum sólido ao natural 
2 cebolas pequenas descascadas e fatiadas finamente
3/4 de xícara de leite desnatado
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 ovo
10 azeitonas pretas 
3 colheres de sopa de salsa fresca picadinha
4 colheres de sopa de farinha de pão (usei uma pronta chamada “bread crumbs”)
azeite quanto baste (não exagere)
pimenta à gosto
sal à gosto
 
Montagem da torta:
Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 200°. Enquanto isso unte um refratário com 1 fiozinho de azeite e faça a primeira camada de batatas. Regue com mais um fiozinho de azeite e cubra as batatas com as cebolas fatiadas. Espalhe as azeitonas e tempere tudo com pimenta, sal e salsinha. Agora distribua o atum sobre as cebolas já temperadas. Cubra com mais uma camada de batatas fatiadas. Reserve. Bata numa tigela o ovo com a farinha e o leite (pode colocar uma pitada de sal se quiser) até formar um líquido parecido com massa de panqueca. Despeje este líquido sobre a torta montada e cubra com papel alumínio. Leve para assar durante 20 minutos. Depois retire o papel alumínio, salpique mais salsa picada, polvilhe a farinha de pão e gratine por mais 10 minutos no dourador ou se não tiver dourador reduza a temperatura do seu forno para 180º. Sirva com uma gostosa saladinha.

Bread Crumbs ou Farinha de Pão:

Curiosidade: A farinha de pão teve origem na Itália. As famílias menos endinheiradas usavam-na em substituição ao queijo parmesão que era muito caro na época. Fica uma delícia se você colocar uma farinha de pão tostadinha no azeite sobre massas ou assim para gratinar. É mais light que o queijo parmesão e pode ser uma opção para quando você não tiver o queijo em casa. Em alguns lugares encontra-se a farinha de pão já pronta e temperada para vender, mas você pode fazer a sua em casa processando o pão já seco e endurecido em um processador.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

20 Comentários para “Torta Cremosa de Batata e Atum – sem massa

  1. Deliciosa mesmo Fabiana, adorei os ingredientes que são do meu agrado e de todos aqui em casa e bem fácil de fazer. Tem um aspecto bem gostoso…
    Obrigado pela partilha, beijão!!

  2. Fabi que delicia!!!
    super útil nessa fase de reeducação alimentar!!
    Adorei a ideia!!!! Vou trabalhar depois nas variações.. hhahahahaha…
    Bjos!!!!!

    Ahhhh.. minhas receitas de sanduba estão sendo testadas!! rs

  3. Aqui está uma magnifica refeição lá para casa. Só vou ter de substituir o atum, mas sem problema.
    Gostei de conhecer a farinha de pão. Nunca vi por aqui.
    Mas julgo ser um género de pão ralado.
    Beijinhos,
    Rute

  4. Muito boa a receita, testei no mesmo dia.
    O único problema é que a batata ficou um pouco crua, da pr´xima vez acho que vou dar uma cozinhada rápida antes…

  5. Realmente uma combinação muito saborosa… mas minha batata ficou um pouco dura, mesmo deixando mais tempo no forno do que pede a receita. Da próxima vez vou cozinhar um pouco antes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *