Risotto de Camarão para um (ou uma?)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pois é, é isso mesmo. Como o marido não come camarão nem por decreto quando bate a vontade de cozinhar (e comer obviamente) algo com camarão a receita é sempre para um, ou seja, euzinha aqui. Ontem aconteceu assim, estava doida de vontade de comer um risotto de camarão e determinada a fazer o bendito. Passei no super, comprei os ingredientes e vim pra casa preparar a delícia do dia. Só que tive de fazer 2 risottos, um pra mim e outro pra ele, o dele foi de abobrinha com tomates cereja e ricota defumada apimentada, ficou delicioso também, mas o meu…ah, o meu gente, ficou um espetáculo, desculpem-me a ausência plena de modéstia neste momento, mas acho que eu posso dizer que ficou delicioso aquilo que eu mesma fiz, não posso? Dessa vez eu dei um toque asiático no risotto, acrescentei saquê, gengibre e gergelim preto para finalizar. Só posso dizer uma coisa: the best ever! 
Risotto de Camarão com Toque Asiático
(para 1 pessoa)
 
Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo ou vialone
1 cálice de licor de saquê
10 camarões médios limpos e sem cabeça
10 tomates cereja lavados
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 cm de gengibre descascado e ralado
1 pitada de açafrão da terra em pó (cúrcuma)
sal à gosto
pimenta branca e preta moída à gosto
1 colher de chá de gergelim preto
2 colheres de sopa de salsa fresca picadinha
1 litro de caldo de legumes
 
Modo de Preparo: Aqueça o caldo de legumes em fogo médio e mantenha bem aquecido. Em uma panela (a sua preferida para preparar risottos) aqueça o azeite rapidamente e acrescente a cebola picada. Quando a cebola começar a fritar junte o arroz e frite por 2 minutos, mexendo sempre. Regue com o saquê e aguarde o álcool evaporar. Comece a acrescentar o caldo, concha por concha, mexendo sempre o risotto em fogo médio, até o arroz começar a ficar transparente. Enquanto isso salteie rapidamente os camarões em uma frigideira com 1 fio de óleo de canola, pimenta e sal. Quando o camarão ficar branquinho desligue. Junte o camarão ao risotto quando perceber que está quase pronto (o camarão não pode ficar mais que 5 minutos na panela do risotto, se não passa do ponto). Junte também os tomates cereja e o gengibre ralado. Continue mexendo e acrescentando o caldo de legumes. Quando o arroz estiver al dente desligue o fogo, junte a manteiga e mexa delicadamente o arroz sem encostar a colher na manteiga. Tampe e deixe descansar por alguns segundos. Salpique salsa fresca picadinha, gergelim e sirva com azeite à gosto.
 
P.S.: Eu costumo fazer o risotto com os camarões com a casca pois acho que ela faz com que o risotto fique mais saboroso (tanto é que o caldo de camarão caseiro é feito com as cascas e aparas), e depois retiro a casca no meu prato, com o talher, mas isso é uma “nóia” minha. Se você não quer ter esse trabalho faça o risotto com os camarões já descascados, e quando for fazer esta receita para receber uma visita nem pense em adicionar as cascas, porque já pensou que saia justa para os seus convidados terem que ficar tirando casca dos “bichinhos” na mesa? Pois é…por isso que eu disse: “nóia” minha, não precisam seguir ok? Em vez de jogar as cascas fora junte-as ao caldo do risotto, e elas desprenderão um aroma divino.
 
Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

13 Comentários para “Risotto de Camarão para um (ou uma?)

  1. Aqui em casa meu marido sofre mais do que o seu!
    Eu é que não como camarão, nem frutos do mar!
    Não consigo nem fazer para ele porque não posso nem com o cheiro… eca!!

    Beijo!

  2. Fabiana voçê merece assim um miminho desses, "ele não gosta….não come" rsrsrs como se diz por aqui. Ficou um risotto bem delicioso e suculento e ía fazer minhas delicias também.

    Beijão e bom fim de semana!!!

  3. Simplesmente amo camarão!
    No risoto, na moqueca, salteados no azeite com ervas,com curry…
    Aqui em Vitória, comemos muito a moqueca…que é maravilhosa!
    Seu risoto ficou um espetáculo!
    Bj,
    Marcela.

  4. Fala sério Fabiana, não gostar de camarão tudo bem, mas não gostar "desse" camarão… Brincadeiras à parte, tenho um filho que também não encara essa delícia, fazer o que? Mais nos sobra… Abraços!

  5. Concordo, sem ter visto o outro, digo que esse risoto ficou simplesmente divino! Cada um come o que gosta, mas eu não recusaria um prato desses nem por decreto!

    Bjos,
    Bom fim de semana!

  6. Oi Fabiana!
    Muito legal teu blog… achei por acaso, em algum dos blogs que eu sigo! Hoje mesmo fiz risoto de camarão… o teu parece excelente!
    Parabéns!
    Beijos,
    Heide

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *