Haupia ou Pudim de Coco com Calda de Frutas Vermelhas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Haupia é uma famosa receita de sobremesa havaiana à base de leite de coco. Esta sobremesa é muito parecida com o nosso manjar de coco, só que mais leve, já que muitas vezes é feita com o leite extraído naturalmente do coco, e não com os de garrafinha, industrializados. Quando estive no Hawaii em lua-de-mel experimentei a haupia e amei, amei tanto que trouxe saquinhos de haupia para acrescentar água apenas e levar ao fogo para engrossar. Esses dias fiz o meu último saquinho de haupia (que é delicioso por sinal, nem parece preparo semi-pronto), mas quis testar uma receita original sem o preparo comprado pronto e fiz a haupia como se deve. Fiz também uma caldinha express de frutas vermelhas para acompanhar. Então daqui em diante posso fazer haupia na minha casa para matar minha vontade, usando uma receita legítima de haupia havaiana, que deixo também aqui pra vocês, é muito fácil de fazer, utiliza poucos ingredientes e o sabor fica igual às que eu comia por lá. Sobremesa rápida e deliciosa para receber uma visitinha de última hora.
Haupia Havaiana com Calda de Frutas Vermelhas
receita de haupia extraída do site gohawaii.com (rende 6 porções)
 
Ingredientes:
2 xícaras de leite de coco
1 xícara de leite integral
6 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de amido de milho
1/4 de colher de chá de extrato ou essência de baunilha (opcional – eu prefiro sem)
 
Modo de Preparo: Coloque uma xícara de leite de coco em uma panela pequena. Junte o açúcar e o amido de milho, mexendo sem parar em fogo médio até engrossar. Se quiser acrescentar a baunilha este é o momento. Assim que a mistura começar a engrossar adicione o leite de coco restante e o leite integral e mexa por mais 4 minutos para ficar bem cremoso (a consistência é parecida com mingau). Retire a haupia do fogo e despeja-a sobre uma assadeira retangular e baixa para que depois de fria seja cortada em quadradinhos, ou distribua por ramequins individuais se quiser deixar mais charmoso.
Para a calda de frutas vermelhas:
Ingredientes:
10 amoras pretas grandes
20 framboesas
4 colheres de sopa de açúcar (usei açúcar baunilhado)
1/4 de xícara (chá) de água
 
Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes da calda em um refratário redondo e fundo. Leve ao microondas em potência máxima por 3 minutos, retire e mexa bem. Leve novamente ao microondas por mais 2 minutos, espere esfriar e utilize como desejar sobre pudins, bolos, tortas ou sorvetes. 
Bom Apetite!
 
 
Fabiana Pinfildi

13 Comentários para “Haupia ou Pudim de Coco com Calda de Frutas Vermelhas

  1. Receita muito interessante Fabiana. Como é bom sentir o prazer com que você divide seus conhecimentos com os outros, bacana mesmo! Nunca tinha ouvido falar esse nome "haupia", nome estranho para algo tão simples e saboroso. Abraços!

  2. Que sobremesa mais gulosa Fabi, uma tentação mesmo e não fiquei indiferente mesmo, vou fazer um dia destes para impressionar aqui o maridinho hehehe, obrigado pela partilha.

    Beijos e boa semana!!

  3. Sensacional garota, você manda muito bem como diz meu filho adolescente! Parabéns, que o seu talento seja sempre reconhecido. As fotos estão de chorar de tão lindas!

  4. Parece delicioso Fabi!! É incrível como o coco conbina com outras frutas! Como não gosto de ameixas adoro fazer o manjar com calda de manga inspirado na cozinha tailandesa, ou maracujá. Também fica ótimo.
    bjs

  5. Jotta, o prazer é todo meu querido, fico feliz que goste!
    Sandrinha, seja bem vinda! Agradeço pelos elogios.
    Andréa, combina mesmo, mas pra mim a combinação com as frutas vermelhas é a melhor, nasceram um para o outro…hahaha
    Aninha, este conjunto de ramequins eu comprei na Camicado, mas já faz algum tempo.
    Maura, dizem que comer começa primeiro pelos olhos né amiga? hahaha

    Beijos!

  6. Receita fantástica e apresentação PERFEITA!!!! Estou encantada com seu blog, já virei fã de carteirinha!!!! Adoro pratos que saiam do óbvio e sejam diferentes de tudo o que já vi. Parabéns pelo talento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *