Galette de Cebola

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Galette é o termo genérico utilizado para denominar tortas na França, mas o que diferencia uma galette de uma outra torta qualquer é o fato de que a galette não precisa ter uma forma correta de ser preparada, ela não precisa ser perfeita esteticamente, já que a graça dela é mesmo ser rústica. Eu costumo chamar de galettes as tortinhas que faço deixando o recheio exposto no centro da torta e fechando apenas as laterais. Essa receita que vou passar pra vocês agora é de uma muito massa fácil e deliciosa que minha sogra me ensinou a fazer, para aqueles dias em que você quer comer torta mas não está disposta a perder horas na cozinha, me entende né? Dessa vez eu fiz com recheio de cebola (o melhor de todos, vai por mim), mas poderia ser de qualquer outro legume, e pode ser doce também, basta substituir o sal da receita por açúcar, usando o recheio que você mais gostar. Praticidade é tudo nessa vida gente!
Galette de Cebola
(rende 2 galettes pequenas)
 
Ingredientes:
Para a massa
1 xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de óleo de girassol ou canola
1/3 de xícara de água fria
1 colher (café) de sal
 
Para o recheio
2 cebolas grandes fatiadas
3 colheres de sopa de azeite
sal à gosto
pimentas moídas à gosto
 
Modo de Preparo: Em uma tigela misture a água com o óleo e o sal. Bata com um fouet até formar um líquido branco, aí então acrescente a farinha aos poucos, sem parar de mexer para formar a bola de massa. Transfira a massa para a bancada de trabalho, amasse e mexa na massa até formar uma bola firme e amarelinha. Quando perceber que a massa está homogênea coloque-a de volta na tigela e polvilhe com farinha de trigo. Deixe descansar por pelo menos 40 minutos a 1 hora. Enquanto isso prepare o recheio: aqueça o azeite numa frigideira e doure a cebola nele até o ponto que mais gostar, tempere com sal e pimenta e reserve. Só não deixe a cebola derreter muito porque ela ainda vai passar pelo forno junto com a massa. Quando a massa estiver descansada abra com um rolo até deixar a massa redonda e bem fina. Coloque o recheio de cebolas no centro e feche as bordas da massa deixando o centro descoberto (faça isso dobrando e apertando cada dobra da massa na dobra seguinte). Faça uma torta grande ou divida a massa em duas partes e faça duas pequenas. Eu usei duas formas de fundo removível (de 13cm de diâmetro cada) e fiz duas tortinhas pequenas. 
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

16 Comentários para “Galette de Cebola

  1. Fabi, eu adoro o formato das galettes, apesar de nunca ter feito. Já vi de legumes, de frutas e essa agora de cebola.. Deve ser bom demais! A sua está linda!

    Beijos!

  2. Nossa Fabiana, deve ser mesmo deliciosa esta tortinha, me deu vontade de fazer hoje mesmo, tenho tudo na geladeira! Obrigada e ótimo final de semana.
    Fátima

  3. Fabi,ja fiz algumas vezes essa receita e amei!!! inclusive fiz hoje….rsrsrs….posso substituir o oleo por azeite?? na versao integral tb posso substituir por azeite?? Obrigada!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *