Fraldinha que desmancha!

terça-feira, 01 de fevereiro de 2011

Pensem numa carne DELÍCIA, que pode ser apenas desfiada com um garfo e que desmancha na boca, e que ainda por cima tem um caldinho suculento para molhar o arroz feito na hora. Pois é, esta foto não chega nem perto de conseguir demonstrar pra vocês a maravilha que é esta receita. É bem simples de fazer, não tem segredo mesmo, mas torna o seu almoço muito, mas muito mais feliz! Adoro fazer carne assim, apenas vou variando os cortes e as combinações de temperos. Abaixo segue a receita da forma como a fiz, seguindo aquele princípio básico de colocar a peça inteira da carne na panela de pressão, cobrir com cerveja preta, temperinhos e fogo! 
Fraldinha na Panela de Pressão com Cerveja e Champignon
(serve bem 2 pessoas)
Ingredientes:
1 peça de fraldinha (corte bovino) já limpa com 800g aproximadamente
1 garrafa de 500ml de cerveja preta 
2 cebolas grandes cortadas em pétalas
2 dentes de alho amassados
1 potinho de caldo de carne (aquele famoso) – ou 2 xícaras de caldo caseiro
1 xícara de chá de água
pimenta-do-reino moída à gosto
1 colher de sopa de óleo de canola
1 xícara de chá de champignon em fatias
salsa fresca picada à gosto
 
Modo de Preparo: Tempere a carne ainda crua apenas com pimenta moída. Em seguida aqueça o óleo de canola em uma panela de pressão que comporte a carne inteira dentro. Coloque a carne na panela e sele de todos os lados (isto quer dizer: até que se forme aquela película esbranquiçada em torno da carne). Quando perceber que a carne está selada (o que evita que desprenda muito líquido e perca a maciez) cubra a carne com a cerveja preta, o potinho de caldo (que equivale a 2 cubos ou 2 xícaras de caldo caseiro suave), a água , a cebola e os dentes de alho. Tampe a panela e deixe ferver em fogo alto. Assim que a panela começar a “chiar” conte 20 minutos e reduza o fogo. Deixe cozinhando em fogo baixo por mais 40 minutos e desligue. Aguarde toda a pressão da panela sair e então abra a panela, transfira a carne para um prato, acenda o fogo novamente e junte os champignons no caldo que ficou da carne. Reduza o fogo e mexa em fogo baixo até engrossar (aproximadamente 3 minutos). Se precisar pingue mais um pouco de água para chegar na consistência desejada. Cubra a carne com o molho, salpique salsa fresca picada e sirva.
 
Observações importantes: 
1) Com relação ao caldo de potinho, que é industrializado, eu gosto de utilizá-lo para preparar carnes pois acho que ele tem um sabor muito bom e apesar de ser bem salgado (por ser concentrado) quando preparado da forma acima ele fica diluído no molho e fica com a medida ideal de sal. Por isso não acrescente sal na sua receita se estiver utilizando este caldo industrializado. 
 
2) Se estiver usando caldo caseiro que é mais suave e menos salgado, e que já é utilizado na forma líquida, talvez você não precise da xícara de água adicional, apenas o caldo somado à cerveja será o responsável pelo molho que vai cozinhar a carne.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

32 Comentários para “Fraldinha que desmancha!

  1. Nossa,realmente é de dar água na boca,vou fazer essa receita,meu marido não bebe nadinha de álcool,mas ele nem precisa saber né,que vai a cervejinha,rsrsrs
    Bjs.

  2. Ah, Fabi…
    Eu sempre digo, que aqui no seu blog, eu fico mais tentada com os seus comentários, do que com a foto.
    Só de você descrever o prato, fiquei morrendo de vontade de experimentar.
    beijos

  3. Nossa!!!
    Certeza que vou fazer esta receita qualquer dia!
    Obrigada por compartilhar seus dotes conosco!!!
    Linkei você lá na minha cozinha!!!
    Um beijo!!

  4. Ola!

    Sou vegetariana, entao nao entendo nadinha de carne. Porem eu queria preparar algo pro meu namorado (que adora carne) e acabei chegando aqui. So que eu confundi o nome da carne e comprei maminha… Rsrsr..Fiz assim mesmo! Como nao experimento, segui a risca a receita e segundo o meu namorado estava PERFEITA.

    Obrigada!!!
    Bjos

  5. OI, TD BEM?
    Acompanho seu blog faz pouco tempo, mas não resisti e fiz essa receita hoje, é simplesmente maravilhosa, super fácil e deliciosa, parabéns

    Bjus

  6. Já fiz 2 vezes esta receita e ficou MARAVILHOSA!!!
    Já fiz uma vez com creme de cebola e molho de tomate, mas achei q o molho ficou muito forte! Prefiro mil vezes a tua receita!

  7. Já fiz 2 vezes esta receita e ficou MARAVILHOSA!!!
    Já fiz uma vez com creme de cebola e molho de tomate, mas achei q o molho ficou muito forte! Prefiro mil vezes a tua receita!!!!

  8. Ontem comprei duas peças de fraldinha. Uma de quase 800 g. Não deu outra. Fácil e delicioso. Em 3 pessoas em casa comemos tudo no almoço e janta. Obrigada por compartilhar.

  9. Ficou deliciosa. Engrossei o caldo (fiz com 2 cervejas pretas de lata) com creme de aspargos. Aquele tipo sopa de saquinho. Vou repetir com outras carnes. Nem o cachorro comeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *