Chow Mein de Carne com Vegetais

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Chow Mein é um prato típico chinês. Trata-se de um noodle, aquele macarrão típico das comidinhas orientais meio frito, meio salteado com carnes e legumes. Dizem que o chow mein foi o prato que originou o yakisoba, sendo o chow mein uma criação dos chineses e o yakisoba a versão japonesa da receita, na verdade o que muda entre os dois é que o chow mein é mais para o frito do que para o ensopado, e algumas verduras são diferentes. Bom, mas o que vale aqui é que como eu amo massas em geral, o chow mein (ou o próprio yakisoba) não poderia ficar de fora. Adoro uma comidinha oriental e principalmente os temperos perfumados que eles usam nas receitas. Eu segui os princípios básicos do yakisoba e ficou uma delícia, além de fácil de fazer é bem rápido também.

Receita de Chow Mein de Carne e Vegetais
(rende 4 porções generosas)


Ingredientes:
400g de filé bovino cortado em tiras
250g de macarrão para yakisoba (usei o alfa)
1 cebola grande cortada em pétalas
1 pimentão vermelho sem sementes cortado em tiras
1 bom punhado de vagens
20 flores de brócolis
150g de broto de feijão
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de sake ou vinho branco seco
1 colher (chá) de alho triturado
1 colher (chá) de óleo de gergelim
5 colheres (sopa) de molho de soja
gergelim a gosto


Modo de Preparo: Numa tigela tempere a carne com o alho, o gengibre, o molho de soja e o sake (ou vinho branco seco). Cubra com um pano e deixe descansando por 20 minutos. Aqueça uma panela grande (eu gosto de usar a wok para esses preparos porque ela tem mais espaço no fundo e bordas altas) e coloque o óleo de gergelim. Junte a carne com os seus temperos e frite até selar. Enquanto isso ferva a água para o macarrão e quando a água ferver cozinhe-o por apenas 5 minutos. Voltando à panela da carne junte a cebola, o pimentão e o brócolis. Refogue por 4 minutos e acrescente as vagens e o broto de feijão. Continue mexendo em fogo baixo até os legumes ficarem al dente. Escorra o macarrão e transfira-o para a panela da carne com vegetais. Misture bem para que o macarrão absorva os temperos. Salpique o gergelim sobre o macarrão e sirva bem quente.
Bom Apetite!
 
 
P.S. Repararam que agora o blog tem um pequeno guia de pesos e medidas? Vai lá, dá uma conferida, e se quiser imprima e guarde pra você, assim fica mais fácil acompanhar as receitas sem perigo de errar na medida.
 
Fabiana Pinfildi
 

12 Comentários para “Chow Mein de Carne com Vegetais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *