Ceviche de Salmão

quarta-feira, 02 de fevereiro de 2011

Gente, depois da comilança do final do ano, das férias e da época da mudança em que qualquer pedaço de pizza estava valendo, a vida alimentar precisa voltar aos trilhos, e sem diminuir as calorias isso não será possível. Bom, pra mim reduzir calorias não é sacrifício nenhum porque eu amo devorar saladas, legumes, verduras e peixes. Então, já que não há sacrifício hoje eu sugiro um pratinho light que é uma verdadeira esbórnia alimentar de tão delicioso! É o ceviche (pronuncia-se “cebiche”) de salmão, uma receitinha MARA, que é bem leve, cítrica, refrescante e com pouquíssimas calorias. Quer servir como petisco em uma recepção? Ok, sem problemas. Quer servir como entrada de um jantar? Maravilhoso. Quer pegar um garfo, umas torradinhas e se deliciar comendo na frente da tv? É por sua conta. Estão vendo? Além de bonito e saudável este prato é versátil também. O ceviche é um prato tradicional peruano que sempre mistura um peixe marinado em suco de limão a um vegetal ou fruta. Consiste em deixar o peixe cozinhar no suco de limão e depois temperá-lo com os temperinhos mais deliciosos e frescos que você tiver. Não copiei a receita de lugar nenhum, mas me inspirei em várias que ví por aí e fiz uma na minha própria versão, usando o que eu gosto, você pode mudar se quiser. Anota aí:
Ceviche de Salmão
(rende 1 porção)
 
Ingredientes:
100gramas de salmão fresco e limpo fatiado bem fino (cortei o meu como sashimi)
suco de 2 limões tahiti
1 colher de sopa de azeite extravirgem
1/2 cebola roxa batida na faca (tem que ficar bem miúda)
1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes e filamentos batida na faca
3 colheres de sopa de salsa fresca picada
pimenta-do-reino moída à gosto
flor de sal à gosto (ou sal grosso moído)
1/2 abacate cortado em cubos médios para acompanhar (opcional)
pão sueco para acompanhar (ou outro de sua preferência)
 
Modo de Preparo: Corte as fatias bem finas de salmão ou já peça ao peixeiro que já corte o peixe em sashimi quando for comprar. Disponha as fatias de sashimi em um prato e regue com o suco de limão. Deixe marinando por 3 minutos (o salmão vai ficar levemente esbranquiçado por estar sendo cozido pelo limão). Tempere com azeite, pimenta e flor de sal. Salpique a cebola batida na faca e a pimenta vermelha. Acomode a saladinha de abacate no mesmo prato e tempere com os mesmos temperos do ceviche. Polvilhe salsa fresca por todo o prato e sirva imediatamente acompanhado de salada de folhas verdes, torradas ou pães de sua preferência.
 
Dica: Você pode substituir a saladinha de abacate por pepinos, tomates ou milho verde se preferir, como fazem os peruanos.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi
 

15 Comentários para “Ceviche de Salmão

  1. Tem pouco tempo que conheci o ceviche, não fiz ainda, esse seu foi muito inspirador, facilimo, delicioso e light, to precisando de sugestões assim.

    Bjos

  2. Sandra, pode fazer porque vale mesmo a pena.
    Jotta, o corte dele é mesmo como se fosse um carpaccio, mas o que torna este prato um ceviche é que o peixe é parcialmente cozido pelo suco de limão, então ele fica com um sabor cítrico bem característico. Dá pra fazer com peixe branco também. Aliás, eu já fiz com tilápia e ficou delicioso!

    Beijos,
    Fabi

  3. Fabi quando minha filha morava comigo fazia ceviche quase todos os dia para ela que adora,vendo sua receita deu saudade acho que vou fazer qualquer dia!

  4. Fabi, não tinha visto seu ceviche e hoje postei um que fiz no sábado pela primeira vez.
    Adorei o sabor e a textura que o peixe adquiri com a preparação, com certeza farei muitas vezes por aqui, agora como conheci esta outra opção dá pra variar, com salmão deve ficar ótimo também!
    Bjuss!!!

  5. Nunca havia provado 'peixe cru' como erradamente, supunha…Mas, dsta vez, achei q. deveria acabar c/ esse preconceito meu e…fiz sua receita… Nem poderia imaginar q. gostaria…o gosto não é de peixe cru…é muito suave mesmo.e acrescido de outros ingredientes e temperos… adoreiii !!Agradeço pq me ajudou a superar esse desafio, Parabéns… Vera

  6. Ameixinha, o sabor cítrico é bem pronunciado mesmo, mas é muito harmônico com o salmão. Você vai gostar!

    Rachel, faça mesmo que fica maravilhoso. Eu sempre faço ceviche em casa porque meu marido ama.

    Vera, que honra a minha poder ter te ajudado a superar o desafio de comer este tipo de receita. Comigo na maioria das vezes é assim quando provo algo que acho que não vou gostar acabo descobrindo novos sabores e novos horizontes também, conhecer o novo é bom!

    Beijos,
    Fabi

  7. Eu nunca provei ceviche com salmão, deve ser delicioso, já que eu prefiro o salmão cru, acho menos enjoativo, agora, nota 10 para a presentção, no capricho!!bjs
    Maura

  8. Que perfeição de ceviche Fabiana, dá pra perceber que a cebola foi mesmo bem batida na faca. Você é uma verdadeira chef!
    Que faca você usa para cortar sashimi?
    Abraços, Thiago Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *