Sorbet de Manga – caseiro

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Estamos em plena época de mangas, então se você quer saber a melhor forma de aproveitar as mangas mais deliciosas da estação apenas descasque-a e vá em frente. Agora, se você quer uma 2ª melhor maneira de aproveitar as mangas tão deliciosas e perfumadas a sugestão está aqui: um belíssimo, geladíssimo e refrescante SORBET de manga (se pronuncia sorbê). Não escrevi errado não, é assim mesmo que se escreve, sorbet. O sorbet é diferente do sorvete comum, e a diferença mais básica é que o sorbet é feito apenas à base da fruta, água e adoçante, enquanto que o sorvete leva leite, gemas de ovos, gordura e muito açúcar. Não me levem à mal, não estou tentando difamar o sorvete, mas apenas convencê-los de que um belo sorbet pode fazer milagres pela sua alimentação mais saudável e ser um verdadeiro prazer da gula tanto quanto o sorvete. Há um tempão eu procurava uma boa receita de sorbet, até que meus livros me socorreram e eu encontrei uma receita linda no livro “The Perfect Scoop”, do David Lebovitz, mas fui obrigada a substituir o rum indicado na receita por prosecco, já que não tinha rum em casa. Ficou delicioso, mas da próxima vez farei com rum porque acredito que dará mais cremosidade ao sorbet, já que o álcool garante a cremosidade na receita. Agora que fiz o meu primeiro sorbet e vi como é fácil não vou parar mais, me aguardem pois muitos sorbets vão rolar por aqui! Vejam só como é fácil:
Sorbet de Manga – do livro The Perfect Scoop
(rende 1 pote de 1 litro)
 
Ingredientes:
1 kg de mangas maduras descascadas e picadas
2/3 de xícara (das de chá) de açúcar (130g)
2/3 de xícara (de chá) de água (160ml)
suco de 1/2 limão tahiti
1 colher de chá de rum (eu troquei por 3 de sopa de prosecco, mas pode ser vinho branco também)
 
Modo de Preparo: Coloque no liquidificador as mangas picadas, a água, o açúcar, o suco de limão e o prosecco. Bata tudo até virar um suco consistente e cremoso. Transfira a mistura para um pote com tampa e leve à geladeira de um dia para o outro (ou 12 horas). Passado o tempo retire o preparo da geladeira e coloque-o na batedeira. Bata na velocidade baixa por 5 minutos, depois vá aumentando até completar o tempo de 15 minutos. Retorne o preparo para o pote com tampa e cubra o sorbet com um pedaço de papel manteiga, isso evita que se formem cristais de gelo no seu sorbet. Deixe congelar por 3 horas aproximadamente. Retire do congelador 20 minutos antes de servir.
 
Bom Apetite e Feliz Verão!!!!
 
Fabiana Pinfildi
 

12 Comentários para “Sorbet de Manga – caseiro

  1. Concordo com você. O melhor jeito de comer manga é pura, madura e geladinha. Minha mãe costuma dizer que manga já é uma sobremesa pronta por natureza.

    Maaaas, quem resiste também a um sorbet…..ou um geladinho de manga para as crianças!?

  2. Você adivinhou meu pensamento! Estava pensando em sorbet de manga esses dias. Pena que minha feira do bairro só acontece às terças, senão faria hoje mesmo. Ficou com uma cor linda seu sorbet!
    beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *