Risotto de Maracujá com Filé Mignon em Crosta de Gergelim

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

 

Acho que quem gosta de cozinhar entende bem isso que eu vou dizer agora. A pessoa que ama a arte de cozinhar (sim, porque cozinhar é de fato uma arte) não consegue se limitar apenas ao espaço físico da cozinha e direcionar seus pensamentos para a comida apenas no momento que está cozinhando, mas a comida toma lugar constante em seus pensamentos, em suas conversas, em suas leituras, em seus momentos de lazer, em sua rotina de um modo geral. A pessoa que ama cozinhar não tira a comida da cabeça, ou a cabeça da cozinha. Pensa nisso o dia todo, e mesmo depois de terminar uma refeição já está pensando na próxima, mas vejam, isso não é questão de ser gordo ou magro, como muitas pessoas equivocadamente imaginam, mas é questão de ter amor, paixão e envolvimento com a comida. Assim sendo, como nas férias eu viajei e não pude passar na cozinha o mesmo tempo que a minha cabeça passou pensando em comida, acabei me distanciando um pouco do fogão, e isso me deixou aflita, tão aflita que no caminho da volta eu já havia decidido o que fazer na cozinha naquele mesmo dia. Cheguei ansiosa e com uma incontrolável vontade de cozinhar, afinal de contas eu precisava de alguma forma extravasar tanto pensamento em comida que ficou adiado nesse tempo. E foi exatamente o que eu fiz, convoquei minha irmã e cunhado para jantarem em casa (e eles lamentaram profundamente…hahaha), e fiz um cardápio completo: risotto, carne, saladinha e sobremesa! Ufa, finalmente minha ansiedade havia sido dissipada e tudo havia voltado ao normal, eu, minha cozinha, minhas panelas e minha felicidade estava novamente completa! O resultado são essas receitinhas aqui ó: 

Risotto de Maracujá
(rende 6 porções)
 
Ingredientes:
2 copos de arroz arbóreo
1,5 litro de caldo de legumes fervente
1 cebola pequena picada
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de azeite
1 taça de vinho branco seco de boa qualidade (já disse aqui que quanto melhor o vinho melhor o risotto, lembram-se?)
polpa de 1 maracujá grande
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
pimenta-do-reino moída na hora à gosto
sal à gosto
 
Modo de Preparo: Em uma panela mantenha aquecido o caldo de legumes já fervido em fogo baixo. Na panela que irá fazer o risotto aqueça 1 colher de sopa de manteiga com 1 colher de sopa de azeite e junte a cebola picada. Cozinhe até a cebola ficar transparente. Acrescente o arroz e mexa bem até que os grãos estejam brilhantes. Aí então regue com o vinho branco e aguarde a evaporação do álcool. Reduza a chama do fogão. Acrescente 1 concha de caldo por vez, gradativamente, até que o arroz esteja quase al dente. Nesse ponto acrescente a polpa do maracujá e misture muito bem para que todas as sementinhas se espalhem pelo risotto. Continue mexendo e acrescentando o caldo de legumes, até que o seu risotto atinja o ponto de cozimento desejado (aquele ponto que eu sempre falo: o grão deve estar ainda durinho no centro, mas mole na parte externa), deixando-o bem molhadinho. Assim que o arroz estiver al dente desligue o fogo e ajuste o sal e a pimenta conforme o seu paladar. Acrescente também o queijo parmesão ralado, 1 colher de manteiga e mexa delicadamente o arroz sem que a colher encoste na manteiga. Isso garantirá o brilho do seu risotto. Tampe a panela por 2 minutos. Depois abra, regue com um fiozinho de azeite e sirva com mais queijo parmesão ralado.

 

 
Escalopes de Filé Mignon em Crosta de Gergelim
(rende 6 porções)
 
Ingredientes:
6 escalopes de filé mignon
1 fio de azeite
pimenta-do-reino moída
sal 
1 fio de azeite
2 ramos de alecrim
2 colheres de sopa de vinho branco
1 colher de sopa de gergelim branco
1 colher de sopa de gergelim preto
 
Modo de Preparo: Tempere a carne com o azeite, a pimenta e o sal. Depois os filés em frigideira de ambos os lados até que fiquem ao ponto. Depois regue com o vinho branco, acomode o alecrim sobre a carne, tampe por 2 minutos mantendo o fogo baixo e desligue.Transfira os filés para a travessa de servir, polvilhe os dois tipos de gergelim em cada filé e sirva imediatamente.
 
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi 
 

11 Comentários para “Risotto de Maracujá com Filé Mignon em Crosta de Gergelim

  1. ESSE RISOTO VOU PROVAR ASSIM QUE DER UMA FOLGUINHA!
    ENTENDO BEM O QUE VC DISSE EU ME DISTRAIO NA COZINHA ACHO ÓTIMO COZINHAR FICO HORAS NA COZINHA SOZINHA ,SE Ñ TEM NINGUÉM PARA COMER O QUE ESTOU FAZENDO ,VOU CONGELANDO MAS TENHO QUE FAZER!
    BEIJO

  2. Depoimento: gente isso é um verdadeiro depoimento de quem comeu esta delícia. Qdo a Bibi me chamou para a jantinha fiquei com água na boca, mas qdo ela me falou o cardápio eu logo soltei: "credo, risoto de maracujá? Juro que vou ser sincera se eu não gostar, afinal, vai virar um arroz doce", resultado: comi, apaixonei e ainda levei uma marmitinha pra casa…hahahaha. Na minha cabeça ia ficar doce, mas não ficou, ficou com um sabor indescritível e maravilhoso, RECOMENDO!!!
    Bibi, parabéns por mais esta loucura!!!!

  3. eu amei seu risoto e seu filet!e..entendo muito bem o que você diz…quando a gente se distancia uns dias da cozinha…fica tudo diferente..abriu!o fogão..no começo do ano!com uin show de delicias..bjus..um lindo inicio de ano para você..bjus..li

  4. gente, que bonito um risotto de maracujá.
    certamente farei. eu tenho certa resistencia com essa coisa de 'comidas salgadas' e frutas, mas agora ó, tô aqui quicando de vontade.

    e a sobremesa, qual foi?
    beijo

  5. Fabi, essa história de não tirar comida da cabeça é a mais pura verdade!
    Eu amo risoto, mas nunca fiz.
    Já comprei o arroz apropriado, agora não sei se tento primeiro o de limão ou o de maracujá!
    bjs

  6. É verdade isso… e tem gente que me acha doida e fala que eu penso demais em comida…risos.

    Adorei a combinação do risoto, bem diferente mas parece deliciosa.
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *