Mini Quiche de Alho Poró

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Eu amo tortas, tortas de todos os tipos, sabores, formas e gêneros. Gosto das doces e também das salgadas, mas as quiches são mesmo as minhas queridinhas. Desta vez eu fiz de alho poró, uma das preferidas do marido. A massa e o recheio usei aqueles que uso sempre, daquela mesma receita que já publiquei AQUI. É uma receita bem fácil, prática e sem segredos. Eu gosto de fazer tudo na versão mini, como nas fotos, mas você pode fazer a mesma receita em forma maior, lembrando sempre de usar uma forma de aro removível.
Mini Quiche de Alho Poró
(rende 4 porções)
Ingredientes:
Massa básica
2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
125g de manteiga sem sal gelada e picada
1/2 xícara de água gelada
Recheio base
4 ovos
1 xícara de chá de creme de leite
150g de queijo gruyere ralado grosso (se não tiver pode substituir por queijo prato)
1 pitada de pimenta moída na hora
1 pitada de sal
Recheio personalizado
1 xícara de alho poró picado bem miúdo
3 colheres de sopa de cebolinha picada bem miúda
3 colheres de sopa de salsinha fresca picada
50g de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de requeijão cremoso
Modo de Preparo: Misture a farinha, o sal e a manteiga em uma tigela e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente a água gelada aos poucos até deixar a massa lisa. Forme uma bola com a massa, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 15 minutos. Abra a massa em uma superfície enfarinhada até que fique bem fina (se sobrar massa, reserve para outra receita – pra mim sempre sobra um pouco pois gosto bem fina). Depois de aberta, acomode a massa em uma forma de aro removível (ou em 4 forminhas pequenas) e asse em forno baixo (180º) por 10 minutos (apenas a massa), antes de cobrí-la com o recheio. Assim que a massa pré-assada sair do forno cubra com o recheio e leve ao forno novamente por mais 15 minutos em temperatura média (220º).  Sirva imediatamente ou embale e congele por até 1 mês. Quando for descongelar use o forno de microondas, assando as mini quiches por 5 minutos em potência máxima.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

26 Comentários para “Mini Quiche de Alho Poró

  1. Linda Fabi, sem dúvida nenhuma esse recheio de quiche é um dos melhores que existe! Amei a versão mini, são lindas e práticas de comer! Bjokas

  2. Fabiana…de todas as quiches, a de alho poró é minha favorita, aliás adoro tudo que use alho poró…rs!
    Estão de babar as suas minis!
    Bjuss!!!

  3. Tortas e quiches tbém entram nos meus pratos preferidos.. com uma saladinha pra acompanhar, fica perfeito! :)
    A sua ficou linda e de alho poró deve ter ficado mto gostosa!

    Beijos, Glau

  4. Adorei a receita! Adoro alho poró! Alias, hoje comi uma salada incrível no restaurante perto do escritório… Alho poró, champignons, cebola e fundo alcachofra picado, temperado com azeite, sal e só!! Mto mara!!! Fiquei doidinha pra fazer em casa!
    Beijocas

  5. Tenho que experimentar essa massa de quiche Fabiana. Parece simples e fácil de acertar. O recheio é fantástico. O alho-poró tem um sabor maravilhoso. Abraços!

  6. Fabi! Saudade de ti guria, faz tempo que não passo aqui! Essas mini quiches estão super delicadas, amo a leveza do alho poró. Beijo grande e bom findi. Ju

  7. Fabi, nunca preparei quiches, mas adooooro! Essa sua receitinha me animou. Deve ter ficado tudo de bom. Com queijo gruyere, então! É o meu favorito. Adorei.

      • Raquel, uma alternativa seria assá-la em uma forma redonda e depois de pronta virá-la em um prato, como se faz com bolos porque a massa é uma massa que não costuma grudar no fundo. Eu só esperaria esfriar um pouco para fazer isso pois o recheio quente pode se desfazer quando você for virar a quiche no prato. Tente comprar uma forma removível que vai facilitar sua vida e você poderá usá-la em muitas receitas diferentes.
        Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *