Manteiga Aromática

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

É tão fácil fazer manteiga aromática em casa que você vai querer fazer sempre para ter à mão quando for fazer uma receita com um toque especial. Manteigas aromáticas vão bem com risottos, com carnes, com aves e até com peixes e vegetais. Fica uma delícia também se você usar um pedacinho dela em uma carne de churrasco depois de pronta, como a maminha ou a fraldinha, ela se derrete sobre a carne dando um aroma e sabor muito especial. Aqui eu vou mostrar como se faz uma manteiga aromática usando alecrim, mas você pode fazer com outros tipos de ervas, mix de ervas, mix de pimentas, açafrão, curry, azeitonas picadas, funghi seco picado, ou outro ingrediente que desejar.
Manteiga Aromática
 
Ingredientes:
150 gramas de manteiga (de preferência sem sal)
70 gramas de alecrim (ou outro ingrediente)
1 pedaço de 25cm x 25cm de filme plástico
 
Modo de Preparo: Deixe a manteiga amolecer em temperatura ambiente. Separe as folhas de alecrim do ramo e depois pique, deixando algumas folhas inteiras. Misture o alecrim à manteiga amolecida e ajeite no centro do filme plástico. Feche o filme plástico como se fosse um bombom, enrolando e mantendo a manteiga no centro. Aperte as pontas do papel filme apertando a manteiga para o centro, para que fique bem comprimida. Torça as laterais bem junto da manteiga e leve à geladeira. Você pode deixar a manteiga na geladeira por 15 dias. Quando for usar apenas corte um pedaço e volte o restante para a geladeira.
 
Esta é uma forma de ter sempre a mão uma boa manteiga com um toque especial que vai dar toda a diferença na sua receita, pode apostar.
 
 
Fabiana Pinfildi

14 Comentários para “Manteiga Aromática

  1. Gostaria de sugerir uma receita pra vc experimentar fazer, comi em um restaurante mas nao achei receita na internet e acho a cara do blog: macarrão com camarão e shimeji! delicia! beijo, Irene

  2. Sintonia gastronômica amiga!!!
    E olha que eu ia fazer com tomilho ou alecrim, só não fiz porque estava chovendo e minhas ervinhas ficam do lado de fora da casa kkkk….

    Bjs

  3. Oi Irene, obrigada pela sugestão. Esta combinação é mesmo uma delícia. Vou fazer assim que der e coloco a receita aqui.

    Ana, pode ser salsinha, manjericão, sálvia, dill, curry em pó, açafrão, pimenta. Assim como sugeri no post. De qualquer jeito fica bom e tem várias utilidades.

    Tati, quando vi nossas publicações praticamente simultâneas morri de rir…eu usei essa manteiga pra fazer o risotto de maracujá e ela amoleceu na pia, esqueci dela. Aí então aproveitei e fiz uma aromatizada com alecrim que eu adoro.

    Beijos,
    Fabi

  4. Pois não é interessante isso? Duas receitas idênticas postadas praticamente ao mesmo tempo. Se combinassem não dava certo… Ótima ideia! Abraços Fabiana!

  5. oieee
    Adorei encontrar aqui e no panelaterapia a mesma receita, são blogs que amo, sigo diariamente e me inspiram em minhas aventuras amadoras pela cozinha!!!
    Não descartei a possibilidade de nos encontrarmos. Conhece Vinhedo? É próximo de onde mora?
    Cheguei hj, vou colocar as coisas em ordem e depois já volta a trabalhar, mas vamos ver se isso acontece, temos o ano inteiro para colocar isso em prática!
    bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *