Iscas de Linguado

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Este petisco é um dos mais queridinhos do Brasil, conheço poucas pessoas que não gostam de peixe, mas quem gosta é capaz de comer um pratão dessa isca de linguado, ainda mais se acompanhada de uma cerveja estupidamente gelada. Quem acompanha o blog sabe que eu não sou lá amiga das receitas fritas, que são raras por aqui, mas às vezes eu preciso ceder e sair da minha natural inclinação para a alimentação light quando a minha “mente gordinha” pede, mas ó, não é por qualquer fritura não, não desperdiço caloria com fritura ruim. Fritura boa tem que ser com óleo de boa qualidade (reaproveitar óleo jamais heim gente!) e preparada do jeito certo, se não o que era pra ser apenas calórico torna-se uma verdadeira bomba! Mas então vamos aproveitar que hoje é quinta-feira, o final de semana está aí, e sendo assim porque não programar uma isquinha de peixe para petiscar no #findi?
Isca de Linguado
(para 2 pessoas)
 
Ingredientes:
400g de linguado limpo e cortado em cubos médios (se não encontrar use merluza)
suco de 1 limão
1 colher de sopa de azeite
pimenta-do-reino moída à gosto
sal à gosto
1 dente pequeno de alho esmagado ou triturado
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de amido de milho 
 
Modo de Preparo: Tempere os cubos de peixe com o suco de limão, o alho, a pimenta, o azeite e o sal. Faça uma marinada e leve à geladeira por 2 horas. Depois retire o peixe da geladeira, escorra o caldo da marinada e empane os cubos de peixe na farinha de trigo misturada ao amido de milho e frite em óleo vegetal bem quente. Assim que os cubos de peixe dourarem retire com uma escumadeira, escorra e em seguida seque em papel absorvente (ou papel toalha). Sirva de imediato com limão, molho tártaro ou molho vinagrete. É uma delícia!
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi
 

15 Comentários para “Iscas de Linguado

  1. Também sou como você, Fabiana! Detesto frituras! mas algumas coisas não consigo resistir!
    Ótimo esse linguado!
    Sei que estou muuuito atrasada, mas um ótimo ano pra ti!
    :o)

  2. Eu adoro,

    Não faço fritura em casa, mas pra minha sorte tem um restaurante de peixe em frente aqui do meu trabalho, e quando a vontade aperta, eu peço de lá o surubim em iscas assim fritinho, com cerveja bem gelada não há nada melhor!

    Sabe que voce me deu uma ótima sugestão pro final do expediente?rsss…

    Um abraço, seu peixinho ficou show!

    • Que bom que gostou da receita Ana. Aqui no blog ao todo são menos de 10 receitas de fritura, porque eu também não sou muito apreciadora dela, e em casa não faço quase nunca mesmo.
      Esta receita é uma das poucas que eu gosto e vale muito a pena.
      Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *