Conserva de Berinjela Express

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Esta conserva de berinjelas é deliciosa e muito rápida de fazer. Existem muitas versões para antepastos ou conservas de berinjela, minha mãe é especialista em fazer estas delícias mas dessa vez ela inventou de fazer esta versão aqui, feita no forno de microondas. Eu como uma boa amante das berinjelas achei a receita maravilhosa, principalmente pela rapidez e praticidade, ideal para quando você vai receber amigos em casa e não tem muito tempo para preparar os petiscos. Por isso acredite, ela é express mesmo!
Conserva de Berinjela Express
 
Ingredientes:
3 berinjelas grandes descascadas e raladas na parte grossa do ralador
1 pimentão vermelho sem sementes, cortado em tirinhas
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara de azeitonas verdes sem caroço picadas
1/2 xícara de nozes picadas
1 punhado de salsa fresca picada
1 punhado de manjericão fresco picado
1 pitada de orégano
2 colheres de sopa de vinagre branco
8 colheres de sopa de azeite extravirgem
sal à gosto
 
Modo de Preparo: Acomode a berinjela ralada em um refratário e cubra com papel filme (ou filme plástico). Leve ao microondas em potência máxima por 8 minutos. Retire a berinjela do forno e deixe descansando até esfriar. Assim que estiver fria misture a berinjela com as azeitonas, as nozes, a cebola, o alho e o pimentão vermelho picadinho. Tempere com o vinagre, o azeite, as ervas, a pimenta e o sal e misture tudo muito bem. Passe a conserva para um recipiente com tampa e leve à geladeira até o momento de servir. Esta conserva pode ficar armazenada em geladeira por até 15 dias. Sirva com pães e torradas.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

18 Comentários para “Conserva de Berinjela Express

  1. Parece deliciosa e sendo receita da mãe melhor ainda, tem um aspecto bem apelativo, obrigado por partilhares a receita, beijos e uma optima semana!!

  2. Adorei a dica! amo berinjela, de todas as formas! mas tenho umas dúvidas: posso substituir a nozes por outra coisa? ou simplesmente ignorá-la? É mt essencial para esta receita? É que aqui onde moro nozes custa os olhos da cara, ou melhor, a cabeça inteira! Não dá não…
    Bjs, LÚ

  3. Quéroul, eu juro que pode sim colocar papel filme no microondas, não há problema algum, pode confiar.

    Lú, você pode simplesmente ignorar as nozes ou se quiser substitua por castanhas (aquelas que eram do Pará e agora são do Brasil…rsrsr). Fica delicioso de qualquer jeito.

    Beijos,
    Fabi

  4. Será que é possivel fazer com abobrinha?
    Estou morando na Coréia do Sul, e você não faz idéia de como as beringelas são pequenas e caras aqui. Cerca de 500gr me beringela custa quase R$10,00

  5. Oi Vivian, dá pra fazer com abobrinha sim, também fica delicioso.
    Menina, como você mora longe hein!? Eu imagino como deve ser difícil encontrar legumes de qualidade com bom preço por aí. A solução é procurar alternativas e substituir alguns ingredientes.

    Beijos,
    Fabi

  6. Pingback: Petiscos fáceis para o Carnaval | Figos & Funghis

  7. Oieeee…eu aqui de novo..hehehe…..fiz essa berinjela….e ela ficou uma delíciaaaa…todo mundo adorou e é claro ngn acreditou q foi eu q fiz…kkkkkkkk….Só tenho algumas dúvidas….eu não coloquei nozes (pq não gosto mto..rs), não sei se isso pode ter influenciado, mas logo q eu misturei tudo achei q a berinjela estava com um gosto mto forte…ácido…é normal?? Depois de um tempo na geladeira, ficou bom….e outra coisa…o meu não ficou assim “embebido” no azeite….tem q colocar mais azeite??? Tô viciada no seu blog!! Bjinhos ;)

    • ahahahha, você é engraçada :)
      Então, logo que você faz ela fica mais ácida sim, mas algumas horas depois ela já fica com o sabor que tem que ficar. Eu sempre gosto de cobrir com azeite depois de pronta, e aí guardo na geladeira. Acredito que a questão das nozes não tenha nada a ver com o sabor ácido, ele vem mesmo do vinagre da conserva.
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>