Cogumelos Portobelo Recheados

segunda-feira, 03 de janeiro de 2011

Encontrei cogumelos Portobelo enormes e lindos no hortifruti e não resisti, comprei para fazê-los da melhor forma que conheço: recheados e gratinados. Os cogumelos portobelo são como cogumelos de paris na aparência, só que gigantes. São grandes o suficiente para serem virados para baixo e suportarem um recheio em seu chapéu. Dessa vez eu fiz com recheio de farofa e ricota com ervas. É bem rápido de preparar e não tem nenhum segredo. Ficaram bem gostosos e macios. Comidinha leve e vegetariana para dias em que não estamos a fim de comilança.

Cogumelos Portobelo Recheados

(para 4 cogumelos)

Ingredientes:
4 cogumelos portobelo limpos e sem as hastes 
4 colheres de sopa de farinha de mandioca
4 colheres de sopa de ricota ralada
2 colheres de sopa de ervas frescas picadas (salsa, cebolinha, manjericão)
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de molho shoyu
sal à gosto

Modo de Preparo: Limpe os cogumelos apenas com um pincel ou escova de cozinha, sem lavá-los. Depois apare as hastes dos cogumelos bem rente à cavidade central (como na foto). Reserve. Misture a farinha de mandioca com o azeite, o shoyu, as ervas e junte a ricota ralada. Misture bem até formar uma bonita farofa. Ajuste o sal e recheie cada cogumelo com uma porção da farofa, ajeitando a farofa dentro da cavidade do cogumelo. Passe os cogumelos para uma assadeira levemente untada com azeite e leve para assar em forno baixo (180º) por 15 minutos ou até perceber que os cogumelos estão escurecidos e o recheio gratinado. Sirva com salada.

Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

11 Comentários para “Cogumelos Portobelo Recheados

  1. Aqui eu só acho no Oba hortifruti, e ainda assim com bastante dificuldade. Vejo tantas receitas lindas com ele! Essa está com uma cara ótima! Esse ano vou tentar comer menos carne, vou buscar várias receitinhas por aqui!!!
    Boa semana!

  2. Fabi. Nunca tinha visto cogumelos recehados, afinal já são tão pequenos…

    Gostei muito de seu blog…
    Falando nisso, você não quer participar da blogagem coletiva que estou divulgando no meu blog? O assunto é "Férias de Verão" e tem como ideia publicar ideias simples para esse período de descanso. Então por que não postar receitas simplificadas ou receitas em família (para que as crianças tb pudessem ajudar na cozinha)?
    Bjs
    Deborah

    http://www.delicias1001.com.br

  3. Oi Fabi! Desejo um 2011 repleto de coisas boas pra ti!
    Amo cogumelos de todos os jeitos, recheado é um dos meus preparos preferidos. Aqui em Porto Alegre os cogumelos andam em baixa nas feiras e supermercados… Estão caros e escassos, é uma pena, pois se dependesse de mim, comia todos os dias! Beijão, Ju

  4. Olá pessoal, para quem acha dificil encontrar Porto bello em Belo Horizonte, eu tenho uma ótima notícia para vocês. Eu vendo cogumelos, tenho porto bello, shitake, shimeji e champignon de Paris. quem interesar pode entrar em contato comigoo (31)8615-0390. Cogumeloo é saúde e não engorda!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *