Aperitivo de Bacalhau

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Este petisco é irresistível, para quem gosta de bacalhau é claro. Fiz para o marido que fez aniversário ontem ,então organizei um jantarzinho romântico pra ele no sábado, e como bacalhau é um dos pratos prediletos, o cardápio estava repleto dele. Comecei por este aperitivo fácil e rápido, inspirada em um petisco que experimentamos uma vez em um restaurante, fui pelo feeling, e no fim ficou bem diferente porque eu nunca resisto e na hora acabo fazendo meu próprio tempero. De qualquer forma o marido disse que ficou ainda melhor que o do restaurante (coisas de marido mimado), isso eu não sei, mas sei que ficou uma delícia. Então, se você gosta de bacalhau não deixe de fazer esta receitinha aqui:
Aperitivo de Bacalhau da Fabi 
 
Ingredientes:
300gramas de bacalhau dessalgado (desfiado ou em pedaços)
2 cebolas grandes em fatias bem finas
1 dente de alho esmagado
5 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de leite desnatado
5 azeitonas pretas com caroço
suco de 1 limão
pimenta-do-reino moída à gosto
1 cravo-da-índia
 
Modo de Preparo: Em uma panela aqueça o azeite e refogue toda a cebola até ficar transparente. Junte o dente de alho esmagado, inteiro, e em seguida o bacalhau (se estiver usando bacalhau em iscas, pique-as em cubos pequenos, se estiver usando o bacalhau já desfiado junte-o direto na panela assim que escorrer a última troca de água para dessalgar). Refogue o bacalhau com as cebolas por 3 minutos e então acrescente as azeitonas e o leite. Tampe, deixe cozinhar por mais 3 minutos em fogo baixo e então adicione o suco de limão, a pimenta e o cravo. Mexa por mais 2 minutos e desligue. Sirva com fatias de pão italiano ou pão tipo ciabatta. 
 
Dica: Para dessalgar o bacalhau coloque-o em uma panela e cubra com água. Leve à geladeira com a tampa (isso evitará que sua geladeira fique cheirando a bacalhau) e troque a água a cada 3 horas. Eu costumo trocar umas 5/6 vezes a água, mas tudo depende da quantidade de bacalhau e do seu paladar. O ideal é ir prestando a atenção na água que será escorrida e provar um tantinho (nessa hora não pode ter nojo) pra ver se o sal já está ao seu gosto. Você pode congelar o bacalhau já dessalgado, assim não precisa ter esse trabalho cada vez que quiser usá-lo em alguma receita. Para isso basta embrulhar o bacalhau em plástico filme e depois colocá-lo dentro de um pote com tampa, e que seja resistente ao congelador.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

13 Comentários para “Aperitivo de Bacalhau

  1. Que dica ótima, Fabi! Eu amo bacalhau! Inclusive ontem ganhei lindas postas da minha sogra…pelo menos um pedacinho delas vou reservar para essa dica.

    Beijocas e parabéns!

  2. Parabéns ao seu marido Fabi, atrasado mais de coração! Ficou muito lindo esse aperitivo hein, adorei! Beijos e uma ótima semana!

  3. Fabiana, que delícia este seu blog…servirá de inspiração para o meu, que acabo de iniciar, apesar do pouquíssimo tempo q tenho..
    Parabéns!
    Se quiser visitar e me dar seu apoio…www.receitassaudaveisdacris.blogspot.com
    Cristiane Lucchetti

  4. Fabiana, esta receita me atraiu até aqui, aproveitei e dei uma olhada nas outras receitas com bacalhau. Garota, você manda muito bem com as receitas de bacalhau, meus parabéns.
    Vou testar a Torta Cremosa e o Bacalhau aos dois alhos.
    Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *