Pavê de Natal com tudo que lembra o natal!

sexta-feira, 03 de dezembro de 2010

A idéia de fazer este pavê veio de um pavê de natal que eu comia quando era criança na minha confeitaria preferida, mas aí em um certo ano, do nada, a confeitaria parou de confeccionar os meus pavês preferidos, que tristeza. Aí passei para os de nozes, apenas nozes, mas que me lembravam muito do outro. Já fiz pavê de nozes antes, mas nunca me veio a idéia de tentar reproduzir “aquele” pavê de natal, até que esses dias me lembrei dele e resolvi testar uma receita bem antiga de uma revista da década de 90 que minha avó me deu. Acabei mudando bastante a receita, mas achei que ficou delicioso, minha sobremesa da ceia já está definida com certeza. Este pavê é especial, ele leva tudo o que nos remete a coisinhas que comemos sempre no Natal, nozes, avelãs, cerejas….É bem fácil de fazer, não tem várias etapas e não é demorado para preparar, além de ter uma apresentação bem bonitinha. Segue a receita então se você também quiser testar para incluir no seu natal:
Pavê de Natal
(para um pavê pequeno)
 
Ingredientes:
Para o creme:
1 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite
1/2 lata de leite
1 colher de sopa de maizena
1 gema de ovo grande peneirada (para sair o cheiro forte de ovo)
4 colheres de sopa de nozes picadas (usei pecã)
 
Para a montagem:
15 bolachas de maizena
100g de damascos picados
100g de nozes picadas
50g de avelãs inteiras
100g de uvas passas 
cerejas para enfeitar (se não tiver frescas use cereja em calda)
Modo de Preparo: Em uma panela anti aderente leve todos os ingredientes do creme ao fogo baixo e mexa sem parar até ferver (isso mesmo, até o creme de leite). Assim que ferver desligue e espere esfriar para então bater o creme vigorosamente com a ajuda de um fouet ou garfo – isso faz com que o creme fique mais leve e mais brilhante – até perceber que o creme está mais leve. Monte o pavê intercalando camadas de creme, bolachas, frutas e nozes, até finalizar com frutas e nozes. Enfeite com cerejas frescas e leve à geladeira por ao menos 12 horas. Sirva gelado.
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

12 Comentários para “Pavê de Natal com tudo que lembra o natal!

  1. Puxa, ficou divino…visual super bonito e caprichado, e com a carinha de Natal…ótima idéia pra sobremesa da ceia, gostei!!!As cerejas em cima deram um super charme, parabéns!

  2. Muito lindo o seu pavê! Vou fazer neste Natal, mas vou mudar uma coisinha… como não gosto de nozes, vou tentar com castanha do Pará. Depois conto como ficou. Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *