Os belisquetes – Minha ceia Parte II

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Os belisquetes ou famosos petiscos não podem faltar em uma reunião como a ceia natalina, então este post é dedicado especialmente para essas delícias, que na minha opinião são um capítulo à parte. Neste ano a parte de alimentação ficou por conta da minha mãe e minha, e o que fizemos foi: Queijo Brie com Geléia de Blueberries, Bandeja de Frutas secas e nozes, Cream Cheese com Geléia de Framboesas e Canapés de Blanquet de Perú com Chutney de Manga e Manjericão.
Queijo Brie com Geléia de Blueberries
 
Ingredientes:
2 peças de queijo brie
1 xícara de chá de blueberries frescas 
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água
 
Modo de Preparo: Em uma panela aqueça o açúcar e a água e mexa em fogo alto até levantar fervura. Reduza o fogo e apure até obter o ponto de calda. Aí então acrescente as blueberries e continue mexendo em fogo baixo até obter uma geléia, retirando com uma escumadeira toda espuma que subir à superfície. Quando atingir o ponto desejado desligue e passe para um recipiente de vidro. Espere a geléia esfriar, regue as peças de queijo brie com a geléia e sirva com torradas.
 
Canapés de Blanquet de Perú com Chutney de Manga e Manjericão
 
Ingredientes:
1 pacote de pão preto cortados em 4 partes (você pode desprezar as cascas se preferir, mas como não gosto de desperdício eu fiz assim bem rústico mesmo com as cascas)
300g de blanquet de perú (ou peito de perú sem o plástico da casca)
100g de chutney de manga pronto (usei companhia das ervas)
folhas de manjericão frescas 
 
Modo de Preparo: Depois de cortar os pães em quadradinhos leve-os ao forno alto pré-aquecido por 5 minutos. Retire do forno, espere esfriar e sobre cada torradinha ajeite 1 fatia de blanquet de perú dobrada 2 vezes (formando um pequeno leque). Acrescente 1 colher de café sobre cada canapé e finalize com uma folhinha de manjericão.
 
Cream Cheese com Geléia de Framboesa
 
Ingredientes:
1 xícara de chá de framboesas frescas
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água
300g de cream cheese
 
 
Modo de Preparo: Em uma panela aqueça o açúcar e a água e mexa em fogo alto até levantar fervura. Reduza o fogo e apure até obter o ponto de calda. Aí então acrescente as framboesas e continue mexendo em fogo baixo até obter uma geléia, retirando com uma escumadeira toda espuma que subir à superfície. Quando atingir o ponto desejado desligue e derrame ainda quente sobre o cream cheese que deve estar acomodado em um recipiente próprio para servir. Sirva com torradas.
 
P.S. Estas geléias eu fiz para serem consumidas no mesmo dia, e por este motivo não adicionei nenhum conservante natural ou pectina, mas se você for fazer para consumir em alguns dias o ideal é usar esses ingredientes, como gotas de limão, vinagre de maçã, etc. 
 
Bandeja de Frutas Secas e Nozes
 
Esta é mais fácil ainda. Pegue uma bela travessa e ajeite sobre ela frutas secas sortidas da sua preferência e nozes ou castanhas. Aqui foram usados damascos, tâmaras, figos secos, nozes e amêndoas doces. Sirva com queijos variados e pães.
 
 
Fabiana Pinfildi

 

12 Comentários para “Os belisquetes – Minha ceia Parte II

  1. Fabi vou ser sincera com vc! A parte que eu mais amo de qualquer evento são os petiscos, os que vc e sua mãe escolheram para a ceia de natal são demais da conta! Amei tudo! Aproveito a oportunidade para desejar que nesse novo ano, Deus abençoe vc e toda sua família, que te ilumine, que proteja e lhe dê muita saúde! Muitas felicidades amiga! Beijos

  2. Olá!
    Que iguarias, lindas e deliciosas.

    Desejo para ti e para os teus.Uma excelente entrada no ano de 2011,com muita saúde, força, amor, paz e alegria,e tudo de bom!

    Bjinhos

  3. Pingback: Figos & Funghis » Canapé Express

  4. Pingback: Sugestão de petiscos para a ceia de Natal | Figos & Funghis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *