O melhor molho de iogurte para saladas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Gente, o título da postagem é porque para mim este é de fato o melhor molho de iogurte que há para ser servido com salada ou outras comidinhas deliciosas. Em casa a única receita de molho de iogurte que entra na cozinha é esta, resultado de algumas experiências anteriores, com o tempo só fui aprimorando e acrescentando uma pitadinha disso, outra daquilo….É um molho facílimo de preparar, super versátil, aromático e delicioso, é claro! Eu estou querendo dizer que é um molho “super MARA” pra você servir com aquela salada cheia de folhas verdes lindas e com algumas frutinhas (há quem goste) caso ainda não tenha decidido o molho para servir com a salada na sua Ceia de Natal. O iogurte combina muito bem com uma salada somente de folhas, com frutas vermelhas ou com frango desfiado. Na minha opinião só não combina com as saladas que levam frutas em calda. Ah, e já ia me esquecendo de dizer que este molho fica divino com kibe assado e com arroz com lentilhas. E olha como a apresentação fica linda!
Molho de Iogurte para Saladas
(rende 300ml de molho)
 
Ingredientes:
1 copo de iogurte natural desnatado 
1/2 xícara de hortelã fresca picada
3 colheres de sopa de molho pronto de tahine* (ou 1 colher de chá de pasta tahine)
suco de 1 limão tahiti
1 pitada de pimenta-do-reino
sal à gosto
1 fio de azeite para finalizar (opcional)
 
Modo de Preparo: Em uma tigela misture o iogurte com metade das folhas de hortelã picadas, a pimenta, o molho de tahine, o sal e o suco de limão. Misture bem até se tornar um creme liso e homogêneo. Por fim transfira o molho para o recipiente que será levado à mesa e salpique as folhas de hortelã restantes sobre o molho, sem misturar. Regue com um fio de azeite e sirva.
 
*Tahine:  O tahine é uma pasta feita com sementes de gergelim que é muito utilizada na culinária árabe. É uma pasta bem concentrada de sabor forte, portanto deve ser usada com cautela. É vendida em latas em empórios árabes ou em grandes redes de supermercados.
Já o MOLHO de tahine é vendido pronto, tem o sabor bem suave e o preço é bem acessível. Também serve para acompanhar esfihas, kibe, falafel e outros petiscos da culinária árabe. Este molho é facilmente encontrado em supermercados ou lanchonetes de comida árabe. Eu gosto de comprar o molho de tahine da marca Istambul.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

24 Comentários para “O melhor molho de iogurte para saladas

  1. Oi linda
    Votei na tua enquete e a farofa nao pode faltar na minha ceia, embora desde que estou na Itália tem faltado, pois nao encontro farinha aqui – snif, snif…
    Amei esse molho.
    Desejo a você e a tua familia um abençoado Natal
    Um grande abraço
    Léia

  2. Quem mais aprecia o tahine aqui em casa sou eu, mas costumo usar misturado com missô sobre tofu acebolado ou no preparo de outros pratos. Com iogurte nunca usei, mas deve ficar bom.
    bjs.

  3. Hmmmm…
    Parece ser muito bom msm!!
    Meu Deus do Céu!!!!rs…

    Fabi, Feliz Natal e um 2011 maravilhoso!!! Cada vez mais feliz!!! e cheia de coisas boas!!!

    Beijokas!!

  4. Fabi eu adoro esse molho!!! muito bom mesmo. As vezes faço uma variação dele usando mostarda ao invés de tahine, fica uma delicia tambem.

    bjos, um feliz natal e um ano cheio de muita luz!!

  5. Humm.. acabei de fazer esse molho de iogurte e ele tbm se tornou meu favorito! Adorei! Por essas e outras que sempre compensa ter iogurte caseiro em casa, mesmo que sobre no final da semana… beijo!

  6. Pingback: Petisco light | Figos & Funghis

  7. Parece ser muito bom mesmo. Aliás, a cozinha árabe é muito apetitosa. Só uma dúvida. O molho pronto de Tahine a que vc se refere é o mesmo do molho de gergelim, que no supermercado muitas vezes é vendido como ‘Gergeline’ Desde já, grato pela atenção

    • Oi Pedro, o tahine é a pura pasta de gergelim mesmo, vendida em latas grandes e com o nome TAHINE escrito na frente. Nunca vi como “gergeline”, e na verdade é uma pasta bem consistente mesmo, não tem a mesma consistência de molho, pois não é líquida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>