Meu bolo de Carne Moída com Berinjela

quinta-feira, 09 de dezembro de 2010

Este bolo de carne moída com berinjela me acompanha desde a infância e acabou virando uma receita de família, minha avó faz, minha mãe faz, minhas tias fazem, e há alguns anos atrás eu também passei a fazê-la. É uma receita simples mas com gosto de comida de mãe, com gosto de comida da nossa casa, bem fácil de preparar e deliciosa como prato principal acompanhando um arroz branco simples e uma salada verde. Acho que muitas pessoas que gostam de cozinhar já devem conhecer uma receita parecida com esta, mas eis aqui a minha versão do tradicional bolo de carne moída com berinjela:
Bolo de Carne Moída com Berinjela
(rende 8 porções)
 
Ingredientes:
1kg de carne moída magra
3 berinjelas grandes 
1/2 xícara de chá de farinha de rosca
1 ovo inteiro
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
salsinha fresca picada à gosto
pimenta branca moída à gosto
sal à gosto
azeite quanto baste
queijo parmesão ralado para gratinar
 
 
Modo de Preparo: Asse as berinjelas com a casca em forno pré-aquecido na temperatura média por 30 minutos. Enquanto isso refogue a cebola em um fio de azeite e quando estiver dourando junte o alho e a carne moída. Cozinhe por 5 minutos em fogo médio, tempere com sal e pimenta e desligue. Retire as berinjelas do forno, espere esfriar e retire a casca. Amasse a polpa das berinjelas e misture à carne moída refogada. Acrescente a farinha de rosca, o ovo e misture bem. Quando a massa de carne estiver bem homogênea junte a salsinha picada, a pimenta, mais um fio de azeite e passe para um refratário ou assadeira untada e cubra com o queijo ralado. Leve para gratinar em temperatura média por 20 minutos e sirva com arroz branco e salada. Não deixe de provar esta receita com uma boa pimenta, se você gostar, é claro!
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

9 Comentários para “Meu bolo de Carne Moída com Berinjela

  1. Muito apetitoso seu bolo de carne Fabi!! Berinjela e carne moída combinam super bem!! Já fiz um parecido que saiu em uma revista, mas era em camadas: uma carne, outra de berinjela grelhada e uma de tomates. Também ficou ótimo!
    bjs
    Passa lá no blog que está rolando promoção

  2. Parece bem delicioso e suculento, acredita que nunca fiz? Ah mas um dia destes vou experimentar, obrigado por partilhar esta receita deliciosa, parabéns. Beijos e bom resto de semana.

  3. Fabi,
    Adorei essa receita, ela parece ser bem pratica.
    Pois vendo a foto, pensei que tivesse que fazer camadas, etc…
    Sem falar que a mistura deve ficar deliciosa.
    beijos

  4. Nossa, eu tb faco quase sempre meu bolo de carne com pure de beringela, praticamente igual ao seu, só que eu misturo a polpa amassada a carne crua e asso no formo. Fica super gostoso mesmo, hiper macio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *