Carne Assada com Molho de Castanhas Portuguesas Glaceadas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Gente, não importa tudo o que eu diga sobre esta carne acho que não conseguirei traduzir a delícia que ela é! Desde o ano passado que eu tinha vontade de testar colocar castanhas portuguesas como molho de carne assada mas até agora não tinha tido oportunidade. Dessa vez deu certo, tinha um pedaço limpinho de lagarto na geladeira e algumas castanhas portuguesas já cozidas e descascadas. Pra mim não pode faltar castanha portuguesa no Natal, são muito gostosas e é delicioso esperar o ano todo para comê-las. O único inconveniente é que são caras, aliás, caríssimas dependendo de onde se compre. Aqui em Sampa o melhor preço é no Mercado Municipal Central, onde compra-se por peso. Quanto às castanhas você pode cozinhá-las em água e sal na panela de pressão por 40 minutos e depois descascar e armazenar em geladeira por até 3 dias. Assadas também ficam deliciosas! Se quer fazer uma carne assada na sua ceia e ainda não tinha decidido que receita usar eu sugiro que faça um teste com esse molho que é mesmo muito saboroso. O lagarto é uma carne de bom preço e é magra, mas se preferir você também poderá usar alcatra, maminha ou filé mignon. Perceba que a carne fica bonita com este molho, bem cor de vinho por fora e marrom clara por dentro, e fica muito suculenta também.
Carne Assada com Molho de Castanhas Portuguesas
(para 4 pessoas)
 
Ingredientes:
1 peça de 1kg de carne magra (usei lagarto)
1 e 1/2 litro de caldo concentrado de carne 
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 taça de vinho tinto seco
pimenta-do-reino moída à gosto
sal à gosto
1 fio de azeite
1 colher de sopa de óleo de girassol
5 dentes de alho com a casca
2 xícaras de castanhas portuguesas cozidas e descascadas 
1 xícara de água (somente se necessário)
 
Modo de Preparo: Faça cortes na carne e tempere com sal e pimenta. Bezunte de azeite. Em uma panela de pressão frite a peça de lagarto em óleo de todos os lados para selar a carne. Após selar de todos os lados cubra com o caldo de carne, o vinho tinto e o açúcar mascavo. Adicione os dentes de alho e tampe a panela de pressão. Cozinhe em fogo baixo por 40 minutos e desligue. Depois de tirar toda a pressão da panela e passe a carne para um refratário de vidro. Cubra a carne com o molho reduzido que restará na panela e se precisar regue tudo com uma xícara de chá de água. Distribua as castanhas portuguesas já cozida em torno da carne e feche o refratário com papel alumínio. Leve para assar em forno moderado e pré-aquecido em 200º por 30 minutos, ou até que o caldo tenha reduzido novamente. Fatie a carne e sirva em seguida com arroz e salada.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

20 Comentários para “Carne Assada com Molho de Castanhas Portuguesas Glaceadas

  1. Oi Fabiana! Delícia de carne! Ah se eu tivesse visto essa postagem antes… Compramos umas castanhas portuguesas em Porto Alegre e não sabíamos com fazer. Fizemos mas não ficaram legais. Que pena! Abraços!

  2. Fabi, essa carne ficou show!!! Acho que tenho uma ligeira idéia da delícia dela…mas vou precisar fazer sim, só pra comprovar…Meu Deus, que vontade!!!

    Adoro castanhas, mas aqui tbm custam uma pequena fortuna…mas acho que vale o sacrifício, né? Pelo menos no Natal!!!

    Obrigada, acho que essa é a receita de carne que mais me chamou a atenção na blogsfera, parabéns!

  3. Deve ter ficado super bom… engraçado que não sou muito fã de castanhas, mas como faço parte de uma família portuguesa, tem sempre no Natal..rsss
    Beijocas

  4. Gente, este molho realmente ficou com um sabor indescritível. O lagarto, dependendo do molho, fica um pouco ressecado, mas com este molho foi a combinação perfeita. Ele ficou muito saboroso e banhado no molho!!! Parabéns Bibi!!! bjosss

  5. Fabi minha boca encheu de água! Que carne liiiiinnndddaaaa… Amei, receita anotada, vou ver se encontro as castanhas portuguesas, não é fácil morar no interior! Bjokas

  6. Oi Fabi, menina é arriscado eu comer a castanha e esquecer a carne rsrsrs, adorei esse molho e vou notar a ideia, quem sabe ainda faço prá testar, bjs
    Maura

  7. Tem realmente um aspecto fantástico e delicioso, adoro essa combinação da carne com o aduçicado da castanha, parabéns. Beijinhos e boa semana!

  8. Eu estou com um monte de castanhas portuguesas e não sabia o que preparar com elas… Amei a receita porém fiquei na duvida qt ao “1 e 1/2 litro de caldo concentrado de carne”… Aqui em Curitiba não lembro de ter visto algo do genero… O que seria?

    • Anne, é um caldo mais difícil mesmo de encontrar, eu mesma nunca mais achei. Acho que eram importados e pararam de trazer :(
      Mas use o caldo de carne comum dissolvido em água que o resultado fica igual.
      Beijos

  9. Minha sogra era espanhola e todos os anos fazia lagarto com castanhas, um prato nao muito comum entre os brasileiros, principalmente pelo preço das castanhas, certo? Morria de saudades desse prato, mas nao tinha a receita. Hoje comprei castanhas e resolvi fazer com carne. Santo Google me trouxe ate voce. Grata! Amanha vai ter carne com castanhas aqui em casa! Depois te conto como ficou!

    • Oi Sonia, que delícia de história! Eu fico muito feliz do Santo Google ter trazido você até aqui para achar a receita que tanto queria :)
      Eu também acho que carne com castanhas fica incrível, mas de fato as castanhas por aqui tem um preço um tanto salgado, se bem que na semana passada eu comprei por um preço ótimo, isso geralmente acontece depois que passam as festas.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *