Bolinhos de Arroz com Abobrinha Assados (e light!)

quarta-feira, 01 de dezembro de 2010

 
Tenho mania em querer adaptar toda receita de fritura para fazer no forno, pois não sou muito amiga das frituras, e isso não poderia deixar de acontecer com os deliciosos bolinhos de arroz, uma das únicas exceções pra mim em matéria de fritura. Já tinha feito algumas outras vezes os bolinhos de arroz assados, mas nunca tinham ficado tão bons! Não sei se é por conta da abobrinha – que sempre entra de um jeito ou de outro nas minhas receitas – , ou se por conta dos temperinhos (que cada vez invento de usar um diferente), mas sei que as forminhas para assá-los, ah, essas sim fazem toda a diferença. Dessa vez assei em forminhas de silicone e é impressionante como os bolinhos assaram bonitinhos, dourados e crocantes por fora e macios por dentro (além de não grudarem na forma), como se tivessem sido feitos da forma tradicional. Bom, será que com tanta propaganda eu consigo convencer vocês de que bolinhos de arroz assados podem ser tão bons quanto os fritos? Esses bolinhos servidos com uma cerveja absurdamente gelada (calma, ainda estamos na quarta…) é o que há de bom, acreditem!
Bolinhos de Arroz com Abobrinha Assados
(rende 12 bolinhos)
 
Ingredientes:
6 colheres de sopa (generosas) de arroz já cozido
1 abobrinha italiana ralada na parte maior do ralador
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
2 ovos inteiros
2 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 pitada de fermento químico em pó
1 colher de sopa de azeite
salsa fresca picadinha
pimenta branca moída à gosto 
2 colheres de sopa de molho shoyu
1 pitada de sal
 
Modo de Preparo: Misture bem o arroz, a abobrinha, a cebola, o alho. Bata ligeiramente os ovos com um garfo e derrame sobre a mistura de arroz. Continue misturando até os ovos incorporarem na massa. Polvilhe a farinha de trigo e o fermento. Tempere com pimenta, sal, shoyu e azeite. Novamente misture todos os ingredientes e divida a mistura para forminhas individuais (pode usar forminhas de empada que também funciona). Se for utilizar forminhas de silicone não precisa untar. Leve ao forno médio pré-aquecido em 240º por 25 minutos e desligue. Sirva com um bom molho de pimenta!
 
 
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

11 Comentários para “Bolinhos de Arroz com Abobrinha Assados (e light!)

  1. Fabi, me convencer a usar o forno é muito mais facil do que usar forminhas de empadas de silicone, mas fique tranquila, já estou convencida, adorei a dica. adoro bolinho de arroz e sou amante de abobrinhas e legumes em geral.ficaram lindos. bjs

  2. Sabe que a única fritura que tenho vontade de comer é bolinho de arroz? ou bolinho de batata ralada que minha faz, cheio de cheirinho verde? … nunca tentei fazer no forno…vc me deixou animada! Pena que não tenho abobrinha agora, se
    não faria agora pro almoço essa receita!! Amei!
    Bjoos

  3. Frô, eu adoro bolinho de arroz e de vez em qaundo coloco atum, fica uma delícia pra acompanhar a cervejinha, mas com abobrinha e assados eu ainda preciso experimentar. ;oD

    Xerinhos
    paty

  4. Humm que delicia! Adoro bolinho de arroz.

    Fabiana, essa receita tinha sido perfeita para participar no Desafio de Culinária Reciclada do Delicias & Talentos. Um projecto para consciencializar toda a blogosfera da importância de aproveitar as sobras na Cozinha (neste caso sobras de arroz).

    Já sabe das regras? Pode adaptar este artigo aqui ao passatempo. Ou então participar com mais criatividade ainda até dia 11 DEZ.

    Como é? Sente-se inspirada e desafiada? Passe aqui se quiser:

    http://deliciasetalentos.blogspot.com/2010/11/desafio-de-culinaria-reciclada.html

    Beijinhos.

  5. Fiz a receita incluindo , ralei cenoura, misturei a massa, untei uma forma e enfarinhei…e por cima coloquei alguns pedaços de linguiça ficou uma delicia….

  6. Pingback: Bolinhos de Arroz com Abobrinha Assados | Fit & Recipes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *