As estrelas da ceia – Parte III

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Já mostrei um pouco da decoração da minha ceia de Natal, já mostrei um pouco dos belisquetes e agora chegou a vez de mostrar alguns pratos principais da ceia, aqueles que ficaram sob a minha responsabilidade. Minha avó apenas me pediu para fazer um peixe, e aí eu escolhi o molho, os acompanhamentos e o pedido mais que especial de avó foi devidamente atendido. Ainda tínhamos algumas tortas, carne, massa, saladinha. Tudo simples, mas delicioso.
Farofa de Castanhas Portuguesas Assadas e Azeitonas Pretas 
Ingredientes:
1 kg de farinha de mandioca tipo bijú
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de azeite 
1 e 1/2 xícara de castanhas portuguesas assadas, descascadas e grosseiramente picadas
1 xícara de azeitonas pretas picadas
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
1 cebola pequena picada
sal à gosto
 
Modo de Preparo: 
Deixe as castanhas portuguesas com a casca de molho em água fria por 1 hora. Com a ajuda de uma tesoura de cozinha corte a pontinha das castanhas para que elas se abram no forno e sejam mais fáceis de descascar. Escorra a água das castanhas e leve-as para assar em temperatura baixa por aproximadamente 1 hora e 20 minutos. Acompanhe o processo a cada 20 minutos para que as castanhas não queimem, o tempo de forno vai depender da potência do seu equipamento. Assim que perceber que as castanhas estão assadas retire-as do forno e assim que esfriarem descasque uma a uma, retirando inclusive aquela pele que ela possui por baixo da casca. Pique grosseiramente e reserve. Em uma caçarola aqueça a manteiga e o azeite juntos. Junte a cebola picada e refogue até começar a dourar. Acrescente as castanhas e cozinhe por 3 minutos. Junte a farinha de mandioca e as azeitonas picadas. Mexa até que todos os ingredientes estejam incorporados e desligue. Finalize salpicando a salsa fresca picada sobre a farofa. Dose o sal se achar necessário. 
Badejo ao Molho de Manteiga de Ervas e Castanhas Portuguesas
Ingredientes:
2 kg de filés inteiros de badejo fresco e limpo
1 taça de vinho branco
2 colheres de sopa de manteiga gelada 
4 ramos de alecrim
2 colheres de sopa de azeite
pimenta-do-reino moída à gosto
1 pitada de curry 
flor de sal à gosto
1/2 xícara de castanhas portuguesas picadas
 
Modo de Preparo: Regue os filés de badejo com vinho branco, e tempere com azeite, pimenta, curry e flor de sal. Sobre cada filé de peixe ajeite um ramo de alecrim. Deixe o peixe marinando por 15 minutos, transfira para uma assadeira, deixando espaço em torno do peixe para colocar as castanhas. Regue tudo com o caldo da marinada. Cubra com um pedaço de papel manteiga e leve ao forno alto pré-aquecido por 20 minutos. Depois, retire o papel e asse por mais 5 minutos. 
(a foto está bem ruinzinha, mas o peixe estava bom!)

Arroz com Prosecco e Amêndoas
Ingredientes:
3 copos de arroz branco 
1 copo de prosecco
1 xícara de amêndoas doces inteiras com a pele
1 litro de caldo de galinha
1 litro de água
1 cebola pequena picada
1 fio de azeite
salsa fresca picada à gosto

sal à gosto
 
Modo de Preparo: Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola. Em seguida frite o arroz com as castanhas por 2 minutos, mexendo sempre e acrescente o prosecco. Deixe o álcool evaporar e regue tudo com o caldo de galinha. Complete com a água e cozinhe em fogo alto até o líquido começar a ferver. Ajuste o sal. Assim que ferver reduza o fogo e deixe a panela semi-tampada cozinhando o arroz por aproximadamente 15 minutos. Desligue o arroz, tampe a panela e deixe descansar por 20 minutos, ou até o momento de servir. Enfeite com ramos de alecrim e sirva.

 

E assim foi a minha ceia….fica de idéia pra quem ainda não decidiu o que fazer para a ceia de ano novo.
Fabiana Pinfildi

4 Comentários para “As estrelas da ceia – Parte III

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *