Vinagrete de Cebola na Cachaça

quinta-feira, 04 de novembro de 2010

Gente, tenho certeza que alguns de vocês já experimentaram vinagrete de cebola, minha mãe faz em casa desde que eu era criança e nós sempre adoramos, é uma receita tradicional, já vi em muitos restaurantes e casas de amigos, mas esses dias eu experimentei o tal vinagrete feito com cachaça no lugar do leite (que é usado na receita para tirar a acidez da cebola) e fiquei completamente fã dessa versão. É inacreditável como não fica cheiro nem gosto de cachaça na receita, mas uma química certamente acontece porque fica realmente delicioso e a cebola fica doce como se nunca tivesse sido ácida na vida. Quem me apresentou esta versão da famosa vinagrete foi minha sogra, que serviu com deliciosas kaftas caseiras feitas na brasa (vou passar a receita depois), e tenho certeza que vai fazer o maior sucesso no seu próximo churrasco também! Vale à pena experimentar. 
Vinagrete de Cebola na Cachaça
 
Ingredientes:
3 cebolas grandes descascadas em fatias finas
1 dose de cachaça ou pinga
1/2 xícara de chá de azeite de oliva (de preferência extra virgem)
3 colheres de sopa de água filtrada
1 colher de chá de orégano desidratado
pimenta-do-reino à gosto
sal à gosto
 
Modo de Preparo: Deixe as fatias de cebola de molho em água fria por 15 minutos. Escorra a água e regue a cebola com a cachaça, acrescente a água, o azeite de oliva, a pimenta e o sal. Misture bem até que esteja temperado ao seu gosto. Finalize com o orégano e sirva com churrasco ou como acompanhamento de uma bela salada verde. 
 
Dica: Se você não gostar ou não puder ingerir nada alcoólico substitua a dose de cachaça por 1/2 xícara de chá de leite, que tem a mesma função de tirar a acidez da cebola e fica delicioso também.
 
Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

11 Comentários para “Vinagrete de Cebola na Cachaça

  1. Apesar de não sermos muito churrasqueiros por aqui, tenho certeza que esse molhinho vai acompanhar muito bem qualquer carne!
    Pra mim foi novidade, muito bem vinda por sinal!

  2. Huumm Fabiana, que delícia amiga! Aqui em casa sempre fazemos um churrasquinho e garanto que da próxima vez eu farei essas cebolas, sempre faço uma salada de cebolas, mas com essas dicas eu não conhecia, já está anotada!
    Obrigada querida!
    Beijos doces!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>