Couve-flor Assada à Moda Indiana – É light!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tinha uma couve-flor linda na geladeira e fiquei dias pensando o que fazer com ela, até que me dei conta de que assar as suas flores seria uma opção saudável, light e muito saborosa, dependendo do tempero que eu utilizasse. Assim decidi fazê-las assadas à moda indiana, usando curry, molho de iogurte, lascas de castanha do Brasil e uma pitadinha de tandoori (um tempero indiano de cor laranja vibrante que serve para temperar carnes, aves, peixes e vegetais) que comprei no Mercado Municipal. Gente, vou dizer que a couve-flor assada desta forma ficou divina e uma assadeira só foi pouco pra tanta delícia, se tivesse mais 2 assadeiras comeríamos tudinho, e o melhor: sem peso na consciência por que é light! O nome com o qual eu batizei esta receita deve-se ao fato de que os indianos amam combinar vegetais e molhos de iogurte e o curry não pode faltar na comida deles, de fato eles entendem muito bem do assunto, concordam?
Couve-flor Assada à Moda Indiana
(rende 2 porções)
 
Ingredientes:
1 pé de couve-flor com as flores separadas e lavadas
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de curry
1 pitada de tempero tandoori
1/3 de xícara de chá de leite desnatado
3 colheres de sopa de salsa fresca picada
2 colheres de sopa de molho de soja light (shoyu)
sal à gosto
 
Para o molho de iogurte e curry:
1/2 copo de iogurte desnatado
suco de 1/2 limão tahiti
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal
1 colher de café de curry 
4 castanhas do Brasil em lascas
 
Modo de Preparo: Acomode as flores da couve-flor em uma assadeira e regue com o leite desnatado, o shoyu e o azeite. Polvilhe o curry e o tandoori e finalize com o sal e a salasa fresca picada. Cubra a assadeira com um pedaço de papel manteiga e leve ao forno baixo pré-aquecido em 160º por aproximadamente 30 minutos (os últimos 10 sem o papel manteiga cobrindo). Enquanto isso misture bem todos os ingredientes do molho até se formar um creme homogêneo. Retire a couve-flor do forno, salpique lascas de castanha e sirva com o molho de iogurte e curry.
Bom Apetite!
 
 
ATENÇÃO: Não deixe de participar do sorteio do kit de lançamentos da TIROLEZ, hoje é o último dia pra você participar, as inscrições serão válidas até as 20:00hs de hoje! 
 
 
Fabiana Pinfildi

14 Comentários para “Couve-flor Assada à Moda Indiana – É light!

  1. Adorei a receita! Gosto da combinação curry e creme de leite, mas né, economizar calorias nunca é demais, rs. Vou fazer o molho com iogurte.
    beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *