Contra filé ao Forno com Cebolas Caramelizadas

quarta-feira, 03 de novembro de 2010

Dia 31 de Outubro foi aniversário do meu pai, e como eu gosto de fazer todos os anos eu preparei o almoço pra ele, e como ele é super carnívoro como a maioria dos homens que eu conheço, fiz um contra filé ao forno que ficou simplesmente maravilhoso, meu pai amou. Para acompanhar um arroz 7 grãos simples e purê de abóbora que eu amo! Receita fácil e com poucas calorias, já que o contra filé é um corte relativamente magro, o segredo de fazer uma carne macia e suculenta no forno é assá-la lentamente em forno com temperatura baixa. Eu aproveitei para usar nesta receita o novo caldo líquido da Maggi que falei aqui na postagem anterior, e achei que deu um sabor especial na carne. Esta receita pode ser uma opção de prato principal para sua ceia de Natal, já que muitas famílias não abrem mão da carne vermelha na ceia.
Contra filé ao forno com Cebolas Caramelizadas
(para 6 pessoas)
 
Ingredientes:
1 peça de 1,2 kg de contra filé com a gordura
3 colheres de sopa de caldo líquido de carne (usei aquele da Maggi)
1/2 xícara de chá de água quente
pimenta-do-reino à gosto
sal à gosto
ramos de alecrim fresco
4 cebolas grandes descascadas e cortadas ao meio
 
Modo de Preparo: Tempere a carne com 4 horas de antecedência com o sal, a pimenta e o caldo de carne. Pré-aqueça o forno a 200º. Disponha a peça do contra filé em uma assadeira com a gordura para baixo e cubra com papel alumínio. Asse por 30 minutos e vire a carne com a gordura para cima. Retorne ao forno, reduza a temperatura do forno para 180º, asse por 2 horas e retire do forno. Arrume as cebolas em torno da carne, espalhe ramos de alecrim fresco por cima da carne e torne novamente ao forno, ainda coberta com o papel alumínio por mais 1 hora, abrindo de vez em quando e regando a carne com o caldo. Quando perceber que a carne está assada retire o papel alumínio e deixe mais 10 minutos no forno médio para dourar. Fatie a carne na mesa. Sirva com arroz e purê de legumes, no meu caso foi de abóbora (1 abóbora japonesa pequena sem casca cozida e espremida, 2 batatas médias sem casca cozidas e espremidas, 2 dentes de alho picadinhos, sal à gosto, salsa fresca picadinha para polvilhar).
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

17 Comentários para “Contra filé ao Forno com Cebolas Caramelizadas

  1. É mesmo né? Homem é tudo carnívoro hehehehe impressionante!
    Adoro carnes com cebola caramelizada! Dá um gosto todo especial.
    Fabi, quero te convidar para a promoção da Mococa lá no blog. Vou entregar um novo kit de produtos, mas desta vez, vai ser na forma de uma competição que vai rolar o mês inteiro. Amanhã começa o desafio! Acesse o Nossa Cozinha para mais detalhes. Se puder divulgar, agradeço! Beijinhos!

  2. Será que fica ruim servir ela depois da Salada de Carpaccio, sem os acompanhamentos? Estou numa dieta e evitando carboidratos ao máximo, então o purê e o arroz teriam que ser evitados…

    • Victor, eu não vejo problema algum nisso. Eu sugiro que você prepare a salada de carpaccio com mais variedade de folhas verdes para deixá-la mais rica e interessante já que vai cortar os acompanhamentos ;)
      Abraços!

  3. Estou amando seu blog. Lendo aos poucos e já fiz o risotto de gorgonzola com pêras e o role de frango caprese. Sucesso absoluto aqui em casa!
    Agora vou tentar esta receita.
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *