Comidinha Mini – Pennete Gratinado ao Creme de Gorgonzola

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Se você não pretende servir um jantar ou ceia completa na noite de Natal uma opção são as “comidinhas”, ou finger food como alguns preferem chamar. Você pode servir os seus convidados a noite toda com comidinhas servidas no palito, no copinho, na tigelinha, tudo em versão mini. Além desse tipo de jantar ser mais descontraído e moderno acaba sendo mais leve pois as pessoas vão comendo devagar, degustando cada coisinha e sem a necessidade de sentarem-se à mesa para jantar. Finger Food é servido assim, as mini porções vão passando ou ficam disponibilizadas em uma mesa ou buffet e os convidados vão se servindo conforme o desejo. O ideal é servir finger food fria e quente, começando pelas receitas frias e depois migrando para as quentes. E é aí que entra a receita de hoje, um mini penne (ou pennete) gratinado com creme de queijo gorgonzola em mini ramequins próprios para finger food. A apresentação fica uma graça, e esta receita é tão gostosa que não vai fazer feio no seu jantar de natal com toda certeza, e isso vale para servir assim como finger food ou entre o cardápio do jantar mais formal, afinal de contas há quem nunca dispense uma boa massinha não é mesmo?!
Pennete Gratinado ao Molho de Gorgonzola
(8 mini porções ou 4 porções normais)
 
Ingredientes:
400g de massa grano duro em tamanho mini (penne/ farfalle/ conchiglie)
1 dente de alho amassado
150g de queijo gorgonzola picado
2 copos de leite 
1 caixinha de creme de leite sem o soro
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de farinha de trigo
pimenta-do-reino moída à gosto
sal à gosto
100g de queijo parmesão ralado para gratinar
 
Modo de Preparo: Cozinhe a massa normalmente até que esteja al dente. Enquanto isso derreta a manteiga em fogo baixo e junte o azeite. Refogue o alho até começar a dourar. Acrescente a farinha de trigo, o leite, e mexa sem parar até começar a ferver e engrossar. Junte o queijo gorgonzola e a pimenta. Se necessário ajuste o sal. Pré-aqueça o forno em 200º. Desligue o molho de gorgonzola e acrescente o creme de leite, mexendo bem até incorporar. Escorra a massa já cozida e distribua em ramequins individuais. Regue com o molho gorgonzola e cubra com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar e quando perceber que a superfície está começando a dourar desligue e sirva de imediato.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

17 Comentários para “Comidinha Mini – Pennete Gratinado ao Creme de Gorgonzola

  1. Eu acho que fica bem delicado servir assim nos minis, eu até já pensei em comprar umas tigelinhas, para umas poucas pessoas, senão fica muito trabalhoso, eu acho. Fui em um batizado assim eram várias tigelinhas com vários tipos de comidinhas bem gostosas, e a sua receita me parece deliciosa!!bjs
    Maura

  2. Oi Paulinha! É Mara sim… hahaha.

    Meninas, que bom que gostaram da idéia pra ceia, acho que as Finger Food são uma tendência cada vez mais forte.

    Beijos,
    Fabi

  3. Adorei seu blog,suas receitas..ado0ro0 cozinhar e tenho certeza q vou utilizar essas receitas…gostaria que vc tb seguisse meu blog..bjo0s ;)

  4. Adorei seu blog,suas receitas..ado0ro0 cozinhar e tenho certeza q vou utilizar essas receitas…gostaria que vc tb seguisse meu blog..bjo0s ;)

  5. Adorei seu blog,suas receitas..ado0ro0 cozinhar e tenho certeza q vou utilizar essas receitas…gostaria que vc tb seguisse meu blog..bjo0s ;)

  6. Pingback: #Dia do Macarrão!!! | Figos & Funghis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *