Cheesecake Light (e descomplicada) de Morango no Copinho

terça-feira, 09 de novembro de 2010

Esta sobremesa light foi a salvação da lavoura numa fase em que se pretende fazer uma pequena dieta para o verão. Um dia acordei com uma vontade súbita e incontrolável por uma bela cheesecake, mas cheesecake da boa leva manteiga na massa, e leva creme de leite na cobertura, além de uma bela camada de geléia feita na hora com muito açúcar. Não que isso seja ruim, aliás, muito pelo contrário! É maravilhoso, contudo, em fase de dieta uma cheesecake perde seu glamour (ou ao menos fingimos que ela perde) até que resolvi testar uma versão improvisada do que eu imagino ser uma cheesecake light. Em lugar da massa amanteigada apenas bolachas trituradas, em lugar de creme de leite usei o delicioso e versátil creme de ricota Tirolez, somado a de leite condensado light (com 95% menos gordura que o normal), e em lugar de geléia caseira açucarada uma geléia orgânica e diet comprada pronta. Em vez que usar um único recipiente decidi colocar em copinhos pois achei que ficaria melhor comer de colher já que a base era apenas farofa de bolacha e o creme de queijo fica bem mais mole e cremoso do que a cheesecake tradicional que dá pra cortar. Não é que ficou maravilhosa minha cheesecake improvisada?! Foi sucesso total gente! E não é mesmo verdade a história de que é na hora do aperto que surgem as belas idéias? Uma receita fácil, simples e prática. O sucesso foi tanto que vou incluir esta sobremesa na minha ceia de Natal, uma opção light para brindar a chegada do Papai Noel! Se quiser fazer o mesmo garanto que vai fazer bonito!

Cheesecake Light de Morango no Copinho
(rende 4 copinhos de 50g)

Ingredientes:
1 xícara de bolacha tipo maizena triturada
5 colheres de sopa de creme de ricota 
1/3 de lata de leite condensado light
4 colheres de sopa de geléia diet de morango
Morangos frescos para enfeitar

Modo de Preparo: Preencha os fundos dos copinhos com a bolacha triturada e reserve. Em uma tigela misture o creme de ricota e o leite condensado até virar um creme homogêneo. Cubra a bolacha triturada dos copinhos com este creme e leve à geladeira por duas horas. Retire da geladeira antes de servir e cubra o creme da cheesecake com uma colherada de geléia. Enfeite com morangos frescos e sirva bem gelada.
(detalhe da base da cheesecake)
Dica 1: Esta cheesecake foi feita com geléia de morango, mas isso é um mero DETALHE, elas podem ser feitas com a sua fruta preferida da estação (caso prefira usar geléias caseiras) ou sua geléia pronta predileta. Figos, damasco, frutas vermelhas, laranja, mas não se esqueça de enfeitar com um pedaço da fruta fresca, se possível, isso dá um charme na apresentação.

Dica 2: Sirva essa cheesecake com colherzinhas e vá misturando as camadas na hora de comer, é realmente um sonho!



Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

29 Comentários para “Cheesecake Light (e descomplicada) de Morango no Copinho

  1. Fabiana,
    A esse doce eu chamo "cheesecake de colher" e costumo fazer quando a embalagem de creme de queijo está a chegar ao fim do prazo e ainda te conteúdo e costumo juntar iogurte em substituição das natas.
    Beijinhos

  2. Maravilha! E realmente vai ser um arraso no Natal, já que tem cores natalinas hehehehe
    Adorei, estou também numa dieta "pegada" e de vez em quando tem que ser muito forte para não cair em um docinho. Beijos

  3. Fabiana, já faz um tempo que leio seu blog. Leio não, babo, pq aqui não tem muita condição de ficar só na leitura!! he

    Qndo vi essa receita, na mesma hora pensei que eu realmente merecia comer essa cheesecake. E a fiz, de sobremesa surpresa para o namorado, que jantou lá em casa outro dia.

    Só digo uma coisa: lindo. Merece muitos repetecos!!

    AH! tb testei uma receita de vinagrete de cebola que vc deu outro dia, mas sem sucesso. Devo ter esquecido alguma coisa importante!! hehe

    Bjos e continue com essas receitas maravilhosas, tão boas que dá vontade de ir chorar no cantinho!!

    nayarac.

  4. Oi, Fabiana! Amei sua receitinha light, mas gostaria de saber quais substituições eu deveria fazer pra ela ficar tradicional, mais gordinha também! heheheh. Poderia ser Cream Cheese? Creme de leite fresco? Mesmo mais gordinha, gostaria de servi-la em tacinhas individuais.
    Beijão!
    Obrigada,
    Ana
    Beijão!

  5. Fiz essa receita, só que com algumas modificações mas o resultado ficou MARA. Suas receitinhas são tudo de bom,agora to aqui procurando mais uma para por em prática. Da uma passadinha la no meu bloguinho para ver a minha versão dessa receita. Bjin :’*

  6. Pingback: Aprenda a deliciosa receita de Cheesecake Light de Morango | Mundo das dicas

  7. Fabi, acabo de reproduzir a receita e ficou divina!! Que ideia genial!!

    Continuo na campanha para inserir o botão “Imprimir” no site ;)

    Bjs

  8. Pingback: Receitas - Tiabeth.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *