Bruschettas de Salmão Defumado e Cogumelos

segunda-feira, 08 de novembro de 2010

Neste final de semana estive no hortifruti perto da minha casa e não resisti quando encontrei lindos cogumelos  salmão, aqueles cor de rosa lindos e grandes, conhecem? O preço estava ótimo, aliás o preço de todos os cogumelos estão muito bons este mês, bem mais barato que champignons em conserva, bem frescos e saborosos. Trouxe também cogumelos paris que são bem baratos por lá (R$ 2,00 por 200g). O marido pediu pra fazer bruschettas, que são o lanchinho preferido dele à noite. Me lembrei de um pacotinho de salmão defumado que tinha no freezer, misturei mais algumas coisinhas e o resultado foram lindas bruschettas exóticas, muito perfumadas e saborosas, das melhores que já fiz! Os cogumelos salmão possuem sua “anatomia” por assim dizer, parecida com a do cogumelo shimeji, porém maior que este. Quando assados ganham uma cor alaranjada quase indo para o amarelo, são lindos e de sabor bem sutil. Eu considero esta bruschetta um lanche light pois cogumelos não são calóricos, o salmão defumado é proteína e eu usei apenas queijo branco e creme de ricota que são super levinhos e com poucas calorias. Então se você estiver de dieta vai sem medo, mas reduza ao máximo a quantidade de azeite. 
 
Outra coisa, eu achei que estas bruschettas ficaram tão GLAM que pode ser uma opção super bacana para você fazer de entrada na sua ceia de natal, tenho certeza que vai surpreender seus convidados.
 
Bruschettas de Salmão Defumado e Cogumelos
(rende 8 bruschettas grandes)
 
Ingredientes:
8 fatias de pão australiano (ou outro de sua preferência)
4 colheres de sopa de creme de ricota tirolez
8 fatias de queijo branco magro
1/2 xícara de cogumelos paris fatiados
1/2 xícara de cogumelos salmão separados por pétalas
1/2 xícara de salmão defumado picado
4 colheres de sopa de molho shoyu
azeite extra virgem quanto baste (um fio de azeite em cada bruschetta)
 
Modo de Preparo: Disponha as fatias de pão em assadeiras e passe 1/2 colher de sopa de creme de ricota em cada uma delas. Cubra com uma fatia de queijo branco e depois salpique cogumelos dos dois tipos (reserve alguns cogumelos crus para enfeitar as bruschettas prontas), regue com o molho shoyu, o azeite e leve ao forno pré-aquecido em temperatura baixa (180º) por 15 minutos. Abra o forno, salpique o salmão defumado sobre as bruschettas e torne ao forno por mais 3 minutos. Retire do forno, enfeite com os cogumelos crus e sirva com salada verde.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

13 Comentários para “Bruschettas de Salmão Defumado e Cogumelos

  1. Ficaram lindas!
    Adoro suas sugetsões, são finas, delicadas, deliciosas e práticas.
    Fiz o mousse de limão siciliano que peguei por aqui, depois vê a foto lá no blog!
    bjs

  2. Não conhecia esses cogumelos cor de salmão até vê-los na semana passada no supermercado, quando fui comprar cogumelos pro fim de semana. Como já tinha visualizado o que ia fazer, e por nunca ter provado destes antes, não levei-os.
    Mas pelo visto vacilei, né mesmo?! rsrs..
    Bjinhus.

  3. Obrigada meninas, fico feliz que tenham gostado, o sabor realmente vale muito à pena, elas ficam lindinhas mesmo porque parecem mais um jardim do que comida.
    Beijos,
    Fabi

  4. Aqui em Porto Alegre está o contrário, os cogumelos estão feios e mais caros ultimamente :(
    Acho lindo esta cogumelo salmão, estas bruschettas ficaram um charme e devem estar muito gostosas… Acompanhadas de um espumante gelado, hum…. Fiquei salivando! Boa idéia, quando eu achar este cogumelo com um preço bom, vou fazer esta receitinha! Beijo, Ju

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *