Bonecos de Gengibre para o Natal

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A maioria de vocês já deve ter ouvido falar sobre esses bonequinhos de gengibre, ou os famosos “Gingerbread Men”. É tradição nos Estados Unidos as pessoas fazerem esses biscoitos aromáticos de gengibre para o natal, e elas os enfeitam, fazem furos e penduram em suas árvores natalinas, fica uma fofura! Eu queria fazer os meus desde o Natal do ano passado pois nesta época do ano muitos sites americanos mostram os seus “gingermen” e eu ficava morrendo de vontade de provar.
Além disso havia ganhado lindas forminhas de motivos natalinos da minha mãe, mas acabei desistindo achando que dariam muito trabalho. Mas neste final de semana que passou vi pela segunda vez o programa de receitas natalinas da Nigella e decidi que faria os bonequinhos desta vez, e fiz! Ficaram realmente deliciosos, o perfume que sai do forno é inebriante, os biscoitos ficam com consistência de cookies e são bem fáceis de fazer. Segue uma receita do site Panelinha que achei a mais simples de todas, e mudei pouca coisa: em lugar do glacê usei chocolate branco derretido para desenhar nos biscoitos, e confeitos coloridos. Com certeza vou repetir algumas vezes até o natal e encher minha árvore dessas belezinhas, e agora aqui em casa todo ano vai ter “Gingerbread Men”. Veja como é fácil:


Ingredientes

100 g de manteiga 
1 xícara (chá) de açúcar mascavo 
4 colheres (sopa) de mel 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo 
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio 
1 ovo batido
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar
 
Modo de Preparo
1. Numa panela, junte a manteiga, o açúcar mascavo, o mel e leve ao fogo baixo. Mexa com umacolher até obter uma calda.
2. Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem com uma colher e acrescente a calda derretida e o ovo batido. Mexa até obter uma massa uniforme.
3. Embrulhe a massa em filme. Não se preocupe com a consistência, pois a princípio a massa fica muito mole. Leve à geladeira por no mínimo 12 horas.
4. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
5. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com 0,5 cm de espessura. Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se preferir, use a boca de um copo para fazer biscoitos redondos.
6. Unte duas ou mais assadeiras grandes com manteiga e polvilhe com farinha. Distribua os biscoitos nas assadeiras, deixando uma margem de 2 cm entre eles. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 10 minutos.
7. Retire do forno e deixe esfriar. Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula. Se quiser, enfeite os biscoitos com glacê, veja a receita na página seguinte. Conserve num recipiente fechado, em local seco e arejado.
 
Obs: Para enfeitar os bonecos em lugar do glacê usei 50g de chocolate branco derretido no microondas em potência máxima durante 1 minuto. Depois usei um palito de madeira para desenhar nos bonecos.
 
               (use cortadores de formatos diversos, se não tiver use a borda de um copo)
(faça um furo nos biscoitos ainda crus para depois pendurá-los)
(use a imaginação para enfeitar seus bonecos como quiser, se tiver crianças em casa peça ajuda à eles)
(passe um cordão ou fita pelo buraco feito antes de assar e pendure-os na sua árvore ou decoração natalina)
(as árvores e estrelas também ficam uma graça)

Espero que gostem! Caso tenham dúvidas é só me perguntar, ok?


Bom Apetite!


Fabiana Pinfildi

24 Comentários para “Bonecos de Gengibre para o Natal

  1. Hummm vim pelo cheirinho….
    Passei para dar um oi e pedir sua ajuda… precisamos escolher a vencedora da história de natal lá no blog, vc não quer votar??
    Beijinho e obrigada,
    Ana

  2. Oi Fabiana

    Eu tbm peguei essa receita ótima no panelinha e meu último post foi exatamente sobre esses biscoitos. Os meus fiz em formato de estrelas e fiz o glacê que é bem fácil.

    Bj

  3. Que bom que gostaram gente, eu recomendo mesmo que façam porque além de lindos são perfumados e deliciosos!
    Caliê,vou passar lá no seu blog pra ver, mas a receita é ótima mesmo!
    Dani, posta sim que eu quero ver, na hora de enfeitar me faltaram algumas idéias, e com certeza vou repetir várias vezes ainda.
    Beijos!

  4. Seus biscoitos estão lindos. Todos os anos também penso em fazer, mas com a correria de final de no, acabo não fazendo! Obrigada pela receita. Bj

  5. Oi, amei a receita, muito simples. Estou esperando para chegar o natal para poder fazer para minha família. Não acho esse gengibre em pó. Alguma dica para achar? Moro em sampa e não acho em lugar nenhum. Dá para fazer em casa mesmo? Beijos!

  6. Gostava de fazer esta receita para a véspera de natal, mas não sei quantos bonecos dá uma dose. Pf o mais rapidamente digam-me para eu fazer suficientes a tempo. BJS MFT

  7. Pingback: E o Natal bate na porta :) | Figos & Funghis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *