Barquinhas Vegetarianas de Berinjela Gratinada

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Esta receita é simplesmente divina, como costuma brincar meu cunhado: “pense numa coisa boa, mas pense”. É a minha versão vegetariana e light das tradicionais barquinhas de berinjela com recheio de carne moída e cobertas com queijo. Receita que toda mãe faz e nos ensina quando ainda estamos descobrindo o prazer pela cozinha, isso quer dizer que é fácil viu gente, pode fazer que eu garanto que vão querer repetir. Ninguém diz que não é carne de verdade, a proteína de soja fica com a mesma textura e o creme do recheio fica bem temperadinho, vale à pena tentar, e se você é daqueles que ainda torce o nariz quando ouve falar de carne de soja ou proteína de soja se dê uma chance de conhecer este ingrediente tão versátil na cozinha.
Barquinhas Vegetarianas de Berinjela
(rende 6 barquinhas)
 
Ingredientes:
3 mini berinjelas orgânicas (se não encontrar faça com a comum mesmo)
1 xícara de proteína de soja texturizada granulada hidratada em água quente e escorrida
1 cebola pequena picada
1 tomate grande picadinho com as sementes
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara de tomates pelados
2 colheres de sopa de requeijão light
3 colheres de sopa de salsa fresca picada
1 colher de sopa de caldo de carne líquido (usei aquele da Maggi) (se não tiver use um cubo de caldo)
1 colher de sopa de óleo de girassol
pimenta-do-reino moída à gosto
1 xícara de queijo branco fresco ralado grosso
1 fio de azeite 
 
Modo de Preparo: Lave as berinjelas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Com a ajuda de uma faca sem ponta retire cuidadosamente a polpa mais central da berinjela (deixando um pouco nas bordas para dar sustentação às barquinhas) sem rasgar sua casca. Reserve as berinjelas. Enquanto isso pique a polpa que foi retirada da berinjela e refogue com a cebola e o alho no óleo de girassol. Quando estiver quase cozida acrescente a proteína de soja já hidratada, o caldo de carne, o tomate picado e o tomate pelado. Reduza o fogo e mexa até que o tomate fique bem macio e o caldo comece a secar. Junte o requeijão, a salsa fresca, a pimenta, o sal e desligue. Recheie todas as berinjelas com a mistura e cubra com porções de queijo branco ralado. Leve ao forno pré-aquecido em 180º por 20 minutos. Regue com 1 fio de azeite e sirva acompanhado de arroz integral ou salada.
 
Substituições light utilizadas nesta receita: Proteína de soja em substituição à carne vermelha, requeijão light em substituição ao creme de leite, queijo branco ralado em lugar do queijo amarelo (prato ou parmesão)
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

22 Comentários para “Barquinhas Vegetarianas de Berinjela Gratinada

  1. Fabi
    Assumiu total essa onda light…aqui em casa estamos tentando, adorei a dica, vou testar…
    Pior é o finde chegando, sempre corta o rítmo!
    bjs

  2. Oi Fabi,

    Admito que sou uma dessas pessoas…rsss…não torço meu nariz, pelo contrário, até tenho vontade de experimentar, mas nunca tive oportunidade…quem sabe com essa receitinha tão gostosa não possa iniciar na cozinha natural?
    é sempre uma boa idéia, e acho que nunca é tarde não é?

    Obrigada pela partilha,
    Um abraço,
    Renata

  3. Hummmm "dilícia" esta eu adorei, é bem fácil mesmo (é das minhas…rsrsrs). Bibi, com esta mesma receita dá pra usar abobrinha ao invés da beringela??? (mas sem a soja né!!?? Parece que abobrinha não combina com carne nem com soja, ou é impressão minha?). Bjosssss
    pensei na coisa boa….hahaha

  4. Fabiana, já comentei aqui que amei seu blog, depois q conheci, e até divulguei no meu facebook, rsrs…agora estou impressionada, descobri alguém q tb é apaixonada por berinjela como eu!
    Bjo!

  5. Realmente sou um fracasso na cozinha…rsrsrs, fiz uma receita bem parecida ontém, mas com carne moída, mas as barquinhas (as berinjelas) ficaram duras ou meio cruas, sei-lá, e olha que quase deixei queimar no forno…rsrsrs. O que eu fiz de errado??? snif. Beijocasssss

  6. Jú, não fica triste não.

    Você deve ter colocado as berinjelas no forno com a temperatura muito alta, então o recheio ficou pronto antes das berinjelas. Outra coisa, o ideal para esta receita é usar berinjelas pequenas e médias, as berinjelas grandes demoram mais para assar.

    Não desista, cozinhar é um ato de amor e logo logo você vai conseguir ter sucesso na cozinha, garanto!

    Beijos,
    Fabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *