2 EM 1 – Trouxinhas de Frango Recheadas com Azeitonas e um Novo Arroz com Lentilhas na minha vida!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Era pra ser apenas um filé de frango grelhado com algum legume, mas aí estava me sobrando energia e vontade de cozinhar então decidi rechear os filés de frango com deliciosas azeitonas pretas e fazer trouxinhas, mas tinha de ser algo leve, já que durante a semana procuramos manter uma alimentação saudável em casa. No fim a idéia de improviso acabou se tornando um incrível jantar, acompanhado do melhor arroz com lentilhas que eu mesma produzi um dia, é incrível como algumas combinações nos surpreendem para melhor, no caso um arroz sete grãos integrais que entrou no lugar do tradicional arroz longo no preparo do arroz com lentilhas. Enfim gente, uma refeição maravilhosa, completa, delicada e saudável. Quer coisa melhor? Acabei decidindo que este arroz com lentilhas vai fazer parte da minha ceia de natal (e talvez de ano novo também), mas aí com cebolas fritinhas por cima, como se deve! E o frango que assei no vinho do porto com tomatinhos cereja orgânicos acabou ficando puro glamour, capaz de fazer bonito na ceia de natal. Então fica hoje uma sugestão light para a ceia, espero que gostem!
Trouxinhas de Frango Recheadas com Azeitonas Pretas Assadas ao Vinho do Porto
(rende 8 porções)
 
Ingredientes:
8 filés de peito de frango limpo
1 xícara de tomates cereja picados
1 xícara de azeitonas pretas sem caroço picadas
5 dentes de alho inteiros com a casca
2 dentes de alho fatiados
1 cálice (licor) de vinho do porto 
azeite extra virgem
pimenta-do-reino moída à gosto
sal à gosto
2 colheres de sopa de molho de soja light (shoyu)
4 colheres de sopa de salsa fresca picada
 
Modo de Preparo: Bata bem os filés de frango com o auxílio de um martelo de carne até que fiquem bem finos. Tempere-os com um fio de azeite, pimenta e sal. Recheie cada filé com 2 colheres de sopa de azeitonas picadas. Enrole os filés com cuidado, mantendo as azeitonas dentro deles. Prenda com palitos de madeira e acomode-os em uma assadeira anti aderente. Cubra com as trouxinhas com o alho fatiado e depois com os tomates picados. Regue com o vinho do porto, o molho de soja, salpique a salsa fresca picada e junte os dentes de alho inteiros, cubra a assadeira com papel alumínio ou papel manteiga e leve ao forno baixo pré-aquecido por 30 minutos. Após esse tempo retire o papel alumínio e aumente a temperatura do forno (se o seu forno tiver dourador use-o nesta etapa). Deixe por mais 15 minutos e sirva com vagens cozidas no vapor e temperadas com azeite e flor de sal.
 
Arroz Sete Grãos Integrais com Lentilhas e Especiarias 
(rende 4 porções)
 
Ingredientes:
1 xícara de chá de arroz sete grãos integrais
1 e 1/2 xícara de chá de lentilhas secas
4 xícaras de caldo de galinha 
1 colher de chá de curry em pó
1 pitada de canela em pó
1 pitada de pimenta síria moída
2 dentes de alho picados
sal à gosto
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de salsa fresca picada 
 
Modo de Preparo: Ferva o caldo de galinha e junte o arroz, as lentilhas, o alho picado e as especiarias. Reduza o fogo e cozinhe com a panela semi tampada por 20 minutos, se precisar de mais água acrescente mais uma xícara de caldo ou água fervente (teste o sal antes). Assim que as lentilhas estiverem cozidas desligue e sirva com salsa fresca picada e 1 fio de azeite.  Gente, vale à pena experimentar essa receita, achei muito mais gostosa do que com o arroz comum.
 
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi
 

8 Comentários para “2 EM 1 – Trouxinhas de Frango Recheadas com Azeitonas e um Novo Arroz com Lentilhas na minha vida!

  1. Arroz com lentilhas? Nunca provei…e fiquei bem tentada a testar com essa sua receita! Ficou com ar tão bom, que me deixou aqui salivando e contando os minutos para a hora de almoço! Um beijinho :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *